Como citar a Bncc nas referências Bibliograficas?

Perguntado por: mramos . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

A forma geral para citar o documento do Ministério da Educação nas referências bibliográficas é assim: BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular.

SÃO PAULO (Estado). Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Currículo Paulista, SEDUC/Undime SP. São Paulo: SEDUC/SP, 2019.

(2021). 1. ed. São Paulo: Instityto Ayrton Senna, 2021.

Em 20 de dezembro de 2017 a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi homologada pelo ministro da Educação, Mendonça Filho. Acesse a PORTARIA: Acesse aqui. Em abril de 2017, o MEC entregou a versão final da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ao Conselho Nacional de Educação (CNE).

Depois de um longo processo de debates, seminários, consulta pública, leituras críticas e relatórios iniciado em 2013, o Ministério da Educação (MEC) apresentou na manhã desta quinta-feira (6/4) a terceira e última versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A referência bibliográfica é um conjunto de elementos, que, juntos, identificam documentos impressos ou digitais, detalhando como e onde encontrá-los. Por exemplo, em trabalhos acadêmicos, existe uma pesquisa bibliográfica para o embasamento teórico do pesquisador.

Referência de artigo e/ou matéria de site em ABNT

  1. com autor: SOBRENOME, Nome. Título da matéria. Nome do site, ano. Disponível em: <URL>. Acesso em: dia, mês e ano.
  2. sem autor: TÍTULO da matéria. Nome do site, ano. Disponível em: <URL>. Acesso em: dia, mês e ano.

Citações até 3 linhas devem vir entre aspas, seguidas do nome do autor, data e página. Com mais de três linhas, devem vir com recuo de 4 cm na margem esquerda, corpo menor (fonte10), espaço simples e sem aspas, também seguidas do nome do autor, data e página.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. BRASIL.

Jornal online – Exemplos:
FOLHA DE SÃO PAULO. São Paulo: Grupo Folha, [1921?]-. Diário. Disponível em: < http://www.folha.uol.com.br/ >.

No caso de citações que vieram de trabalhos acadêmicos as referências devem começar pelo sobrenome do autor (caso haja mais de um, colocar em ordem alfabética), título, ano e total de folhas. Exemplo: SILVA, M. ABNT sem pesadelo.

SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título da revista (abreviado ou não) Local, volume, número, páginas iniciais e finais, mês e ano.

Para fazer a citação, vá novamente na aba Referências e clique em “Inserir Citação” após sua citação propriamente escrita. E se você tiver baixado um arquivo em pdf, mas não tem mais acesso ao link para referenciar como fonte de citação? Neste caso terá de citá-los como tese, dissertação ou monografia.

No dia 6 de abril de 2017, a proposta da BNCC, Base Nacional Comum Curricular, foi entregue pelo Ministério da Educação ao Conselho Nacional de Educação.

É aprovada a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que em seu Artigo 26, regulamenta uma base nacional comum para a Educação Básica.