Como classificar as frases sintaticamente?

Perguntado por: afernandes . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.1 / 5 13 votos

— Classificar as palavras sintaticamente significa conhecer a função que elas exercem na frase e isso tem a ver com a relação que têm umas com as outras. Veja: (1) «O moço abraçou o pai quando o encontrou.» Na frase acima, os dois primeiros 'o'(s) antecedem, respectivamente, os substantivos 'moço' e 'pai'.

Como fazer a análise sintática
Após encontrar o verbo, deve-se classificar o sujeito e procurar por complementos para, depois, localizar os predicativos que podem estar ou não presentes no contexto. Por fim, depois de encontrar o verbo, sujeito e complementos, deve-se procurar os adjuntos adverbiais ou nominais.

A sintaxe é o ramo da linguística que trata sobre a relação das palavras entre si, dentro de uma oração. É quem determina se um termo é essencial para a construção de sentido e também qual a associação entre uma palavra e outra.

Sintaxe é a parte da gramática que estuda a organização dos termos em um período. Esse pode ser simples, quando há um só verbo. Por exemplo: Nise da Silveira foi uma renomada psiquiatra brasileira. Também pode ser composto, quando há mais de um verbo.

Trata-se das relações estabelecidas entre as palavras que definem as estruturas possíveis na sintaxe das línguas. Veja o exemplo: Ana comprou um carro novo mês passado. - Ana: agente da ação expressa pelo verbo 'comprar';

Os termos essenciais são dois: sujeito e predicado.

As regras sintáticas, por sua vez, especificam as seqüências de símbolos que constituem estruturas sintáticas válidas, e são verificadas através de uma varredura (parsing) da representação interna do programa fonte. Estas regras permitem, por exemplo, o reconhecimento de expressões e comandos.

Vocativos são termos isolados da oração que cumprem função de chamar a atenção do interlocutor ou colocá-lo em evidência no discurso. Por estarem isolados no enunciado, não exercem função de sujeito e nem de predicado, aparecendo separados do restante da oração por alguma pontuação, que normalmente é a vírgula.

O objeto indireto necessita de uma preposição para concluir o sentido de um verbo transitivo. O objeto direto pode usar preposição para completar o sentido de um verbo transitivo de forma facultativa. Isso acontece para que não tenha ambiguidades ou por questões linguísticas.

Classificação do sujeito
Um sujeito determinado pode ser simples, composto ou oculto. Exemplo: A menina escreve bem. Sujeito: A menina. Sujeito indeterminado - é o sujeito que não é identificado na oração.

De acordo com a gramática portuguesa, esses termos são divididos em: Termos essenciais da oração: sujeito e o predicado da oração; Termos integrantes da oração: termos que integram e complementam o sentido da oração; Termos acessórios da oração: adjunto adverbial, o adjunto adnominal e o aposto.

Sintaxe é a parte da gramática que estuda as regras e relações das palavras dentro da frase ou de um período. Analisa a disposição das palavras nas frases, das frases nas orações e destas nas sentenças. A sintaxe não deve ser confundida com a morfologia, pois a última se dedica a entender a estrutura das palavras.

A palavra “que” pode exercer diferentes funções sintáticas no enunciado, como conjunção, pronome, substantivo, advérbio, preposição, interjeição ou partícula de realce.

Frase, oração e período são três conceitos essenciais da sintaxe.

O sujeito é o termo de uma frase que sofre uma determinada ação. O predicado é todo termo da frase que faz referência ao sujeito. Uma oração completa é formada por sujeito e predicado. Os sujeitos podem ser classificados em determinados (simples, composto ou oculto).

Conheça as características da análise sintática e morfológica. Na Língua Portuguesa, as palavras podem ser analisadas isoladamente ou dentro da oração. A análise que considera somente a palavra é chamada de análise morfológica, e a que analisa a palavra relacionada a outras dentro da oração é a sintática.

Semântica Sincrônica é aquela que estuda o significado das palavras no momento atual. É a semântica descritiva que tem relação com a evolução da língua. Semântica Diacrônica é aquela que estuda o significado das palavras em um determinado espaço. É a semântica histórica que tem relação com um tempo passado.

Morfologia: conjunção
Palavra que conecta dois termos da mesma oração que exercem a mesma função sintática ou de duas orações diferentes, estabelecendo relação de sentido entre elas. Exemplos em negrito: Ela gritou quando viu a barata. Hoje vai ser sanduíche ou pizza.

A sintaxe visa a determinar quais combinações de palavras são bem formadas em determinada língua. Já a Semântica investiga as propriedades do significado bem como o estudo do significado das expressões das línguas naturais.

A função sintática possui os seguintes elemento: sujeito, predicado, predicativo, objetos, complemento nominal, agente da passiva, adjunto adnominal, adjunto adverbial, vocativo e aposto. A análise sintática estuda a função e a relação de cada elemento da sentença.

As orações são uma unidade sintática que contém, ao menos, um verbo ou uma locução verbal. Costumam ser formadas por sujeito e predicado, mas algumas não apresentam sujeito, sendo formadas apenas pelo predicado.