Como cobras demonstram carinho?

Perguntado por: eferrari . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.9 / 5 6 votos

Se você quiser ter um vínculo emocional com um animal de estimação, uma cobra não é o que você precisa. Elas não expressam sentimentos, como é o caso dos gatos ou cães, e os estudos têm comprovado que elas não mostram nenhum afeto por quem cuida delas e as alimenta.

Para fazer com que ela se sinta confortável em sua presença, tudo que você precisa é permitir que ela se familiarize com sua presença e seja manuseada com frequência. Quanto mais tempo você passar ao lado do bichinho, mais ele vai relaxar e gostará de ser pego nas mãos!

Cobra Falsa Coral

Cobra Falsa Coral
A mais popular e mais calma delas é a subespécie hondurensis. Bastante arisca enquanto jovens, tendem a se acalmar com a idade e com aumento de confiança com o dono. Não atacam prontamente, porém, são mais reativas do que outras espécies.

A visão das cobras também é formada por células cones e bastonetes, mas, diferentemente dos seres humanos, elas só enxergam as tonalidades azuis e verdes.

As cobras, os coelhos e os cavalos, por exemplo, se comunicam preferencialmente pelo toque. Já as formigas e as abelhas podem se comunicar pelo toque, pelo cheiro e também pelos movimentos.

Elas costumam comer desde pequenos animais, como ratos, lacraias, aranhas e sapos, até bichos de médio e grande porte, por exemplo, as aves e mamíferos, como as capivaras. Essa é, inclusive, uma das curiosidades amplamente conhecidas sobre as cobras.

Ao contrário de cães, gatos e pássaros, que podem causar alergias por causa de seus pelos ou penas, as cobras não são conhecidas por causarem alergias. Elas não têm cheiro e você não tem que dar banho nelas.

As cobras são predadores que gostam de ficar escondidos de tocaia, ou seja, elas caçam em lugares escuros. Sendo assim, o acúmulo de tralhas no quintal é basicamente um convite para cobras, dando a elas vários esconderijos legais.

Encantar serpentes é a prática de hipnotizar serpentes apenas tocando um instrumento musical, geralmente de sopro, como uma flauta, por exemplo.

De acordo com a lenda, uma pessoa vai ao veterinário após estranhar um comportamento atípico de sua serpente de estimação : ela havia parado de se alimentar e todas as noites se esticava ao lado do dono. Na lenda, o veterinário afirma que certamente a cobra estaria planejando se alimentar do próprio dono!

Pessoa de má índole e/ou de mau gênio.

Jararacuçu (Bothrops jararacussu)
Na língua tupi-guarani, "jarara" significa “o bote da cobra”, e "uçu” ou “ussu" grande, longo. Assim, jararacuçu lembra a longa distância que a cobra pode atingir ao dar o bote. A espécie é considerada muito perigosa, pois sua picada pode injetar uma grande quantidade de veneno.

O Urutu Cruzeiro (Bothrops alternatus) é uma espécie peçonhenta de viperídeos muito agressiva. Seu bote é muito rápido e o Urutu pode dar vários botes em sequência, o que pode dar a sensação de perseguição para quem tem o desprazer de receber investidas deste bicho.

Inland Taipan

A cobra Taipan Comum é subdividida em duas subespécies: a Taipan Costeira da Austrália e a Taipan de Papua que é nativa da costa sul de Papua, na Nova Guiné. A espécie Inland Taipan é considerada a cobra mais venenosa do mundo.

A cobra é vista como símbolo da sabedoria, entretanto, ela pode representar os dois lados da sabedoria. Assim, como aprendemos a ver o mundo de forma mais simples, a partir da dicotomia, a sabedoria também pode ser usada para o bem e o mal. A cobra então pode representar manipulação ou perspicácia.

(pop.) indivíduo de mau olhado.

Ao movimentar a língua de um lado para o outro elas conseguem captar o cheiro de suas presas, além de indivíduos da mesma espécie, como uma forma de comunicação entre eles, principalmente para a atração sexual.

A cobra Hognose é um animal que também emite um tipo de assobio e chega a inflar o pescoço como uma naja. Ela raramente morde e costuma atacar por meio de “cabeçadas”.