Como introvertidos demonstram amor?

Perguntado por: usantana . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.4 / 5 2 votos

A pessoa introvertida sente prazer compartilhando momentos de solidão com seu companheiro. Colocam toda a sua atenção e energia nessa pessoa. De forma semelhante, são mágicos arquitetos na hora de se conectar com nossas emoções mais profundas, edificando um compromisso firme e autêntico.

A pessoa introvertida costuma também ser muito reflexiva, ou seja, alguém que tem o hábito de refletir profundamente sobre os assuntos e as questões que lhe interessam. A pessoa introvertida costuma fazer auto-análises, observar as suas reações diante de acontecimentos e repensar suas atitudes.

Para muitos introvertidos(como eu) ou tímidos, fazer amigos requer disposição e ação deliberada. Não se trata de forçar a natureza ou as circunstâncias. Trata-se apenas de estar aberto e consciente do seu papel como facilitador para criar as relações que você deseja e que são importantes para sua vida.

Os introvertidos tendem a se dispersar e não participar das conversas e atividades em grupo por não se sentirem tão à vontade. No entanto, você pode incluir seu namorado tímido fazendo uma pergunta diretamente para ele, de modo que ele tenha espaço para falar e se sinta lembrado e incluído na conversa.

“Não há apenas um jeito de ser introvertido”, diz Cheek. Segundo ele existem quatro tipos de introversão: social, reflexivo, ansioso e contido.

Eles conhecem a si mesmos
Há algo a ser dito sobre pessoas que são seguras em quem elas são. Introvertidos sabem o que eles gostam e não gostam. Eles estão profundamente conectados com seus valores e sabem o que eles querem da vida. Essa auto-confiança forte os torna mais atraentes, sofisticados, e desejáveis.

Uma conversa casual com outra pessoa pode dar aos introvertidos oportunidade de mostrar sua alta capacidade de escuta e ainda proporcionar uma conexão mais sólida. Para isso, serve chamar alguém para um café, ou qualquer tipo de atividade que promova interação particular.

Incentive o introvertido a falar
Veja como ela está perguntando o que tem feito ou como tem se sentido. Faça perguntas abertas para oferecer a oportunidade de que falem livremente. Em vez de perguntar "está tudo bem?", por exemplo, pergunte "como foi o seu dia?" ou "o que você tem feito ultimamente?"

Mudar de introvertido para extrovertido pode ser extremamente difícil (ou até impossível), mas há coisas que os especialistas acreditam que você pode fazer para fazer mudanças reais e duradouras em aspectos de sua personalidade.

Tanto introvertidos como extrovertidos podem ser tímidos, muito embora a segunda hipótese seja menos comum. Embora uma pessoa tímida possa preferir não estar sozinha, o desconforto ou receio gerado em torno da interação social leva-a a evitar ou minimizar a socialização.

"A timidez está ligada ao medo, enquanto que a introversão é apenas uma preferência por ficar só, não implica nervosismo ou ansiedade", diz ela.

O introvertido
Segundo a especialista, uma pessoa introvertida é alguém que tem uma preferência por ficar sozinha. “O indivíduo acaba tendo uma disposição maior para atividades solitárias, como ler livros, por exemplo. E isso não é porque ele tem algum problema em estar com outras pessoas ou tenha medo de socializar.

Sim, é possível uma pessoa ficar mais introvertida após um trauma e vai depender também de como ela e as pessoas que estão à sua falta vão lidar com a situação.

INFJ – Introvertido, Intuitivo, Sentimental, Julgador
Esta é a mais rara das 16 personalidades. O tipo INFJ é bastante perspicaz sobre as necessidades, motivações e preocupações das pessoas e costumam encontrar valor nos relacionamentos com os outros.

Os indivíduos do Tipo Sensação Introvertida carregam em si a intensidade da sensação subjetiva. Possuem uma tendência recuar do mundo exterior e seus dilemas. Há uma separação entre a consciência e o corpo físico. Demosntram intensa dificuldade de compreender a si próprios.

ISTJ

O ISTJ pode ser visto(a) com freqüência como uma pessoa que parece ser fria, pois os outros não conseguem ver sua sensibilidade, que normalmente é introvertida.

O psicólogo alemão, Hans Eysenck, pesquisou o cérebro de um introvertido e descobriu que os introvertidos têm uma excitação cortical naturalmente alta, o que significa que sua capacidade de processar informações por segundo é maior do que a média extrovertida.

Os introvertidos tendem a ser mais calmos e reservados. Ao mesmo tempo, eles buscam a solidão e preferem a introspecção a socializar. No entanto, a introversão é um espectro. Todos os nossos traços de personalidade se enquadram em um espectro.