Como colocar data é vocativo?

Perguntado por: erocha . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 15 votos

Nas cartas, é necessário escrever, na primeira linha do texto, o momento e o local em que o remetente (aquele que envia a carta) está quando escreve. Por exemplo: “São Paulo, 07 de abril de 2019”. Prezada professora Maria, Perceba, “Prezada professora Maria” é o vocativo dessa carta.

Há três possibilidades de uso do vocativo em ofícios e cartas comerciais no aspecto da pontuação: Prezado Senhor, [com vírgula] Prezado Senhor: [com dois-pontos] Prezado Senhor [sem nada: versão moderna, mais limpa e econômica]. Naturalmente, em correspondência de cunho particular, dita a regra quem escreve.

Na grafia de datas em um documento, o conteúdo deve constar da seguinte forma: a) composição: local e data do documento; b) informação de local: nome da cidade onde foi expedido o documento, seguido de vírgula.

Exemplos de vocativos

  • Professora, queremos saber as notas. ...
  • Não diga dessa forma, Manuela! ...
  • Oh, meu amor, isso não se faz. ...
  • Veja, meu querido, que lindo lugar. ...
  • Nesse momento, Luiz Paulo, deixe a luz acesa. ...
  • Tivemos azar, amiga, de ninguém nos encontrar. ...
  • Amanhã será, Dona Elisa, dia da festa (verbo e complemento)

Nas cartas, é necessário escrever, na primeira linha do texto, o momento e o local em que o remetente (aquele que envia a carta) está quando escreve. Por exemplo: “São Paulo, 07 de abril de 2019”. Prezada professora Maria, Perceba, “Prezada professora Maria” é o vocativo dessa carta.

Para inserir a data atual, pressione Ctrl+; (ponto-e-vírgula). Para inserir a hora atual, pressione Ctrl+Shift+; (ponto-e-vírgula). Para inserir a data e hora atuais, pressione Ctrl+; (ponto-e-vírgula), depois pressione Espaço e então Ctrl+Shift+; (ponto-e-vírgula).

Inserir a data de hoje

  1. Na guia Inserir, no grupo Texto, clique em Data e Hora.
  2. Na caixa de diálogo Data e hora, selecione o formato que deseja e clique em OK. A data é inserida como texto.

Ao escrever datas inteiramente por meio de números, porém, a padronização internacional atual recomenda o uso de sempre dez dígitos – dois para dia e dois para o mês (mesmo no caso de números menores que dez) e quatro algarismos para o ano: 14/09/2017, etc. Em textos, use da seguinte forma: 7 de fevereiro de 2012.

A função do vocativo é chamar ou interpelar o elemento a que se está dirigindo. É marcado por sinal de pontuação e admite anteposição de interjeição de chamamento. Exemplos: Não pare agora...

Caso o vocativo apareça no meio da oração, ele será tratado como um aposto, ou seja, entre virgulas. Na hipótese do vocativo ao final da sentença, ele será precedido pela vírgula: Parabéns, querido!

Carta ao reitor da universidade
Basicamente, Prezado Senhor ou Prezados Senhores e outros simples já bastam. Veja exemplos de outros vocativos, típicos de diálogos, narrativas, crônicas e romances: Ei, irmão, porque você ainda não veio? (Ei é interjeição, irmão é vocativo)

Partes do ofício
Número do ofício, local e data: o número fica à esquerda enquanto o local e data ficam no centro-direita.

Vocativos são termos isolados da oração que cumprem função de chamar a atenção do interlocutor ou colocá-lo em evidência no discurso. Por estarem isolados no enunciado, não exercem função de sujeito e nem de predicado, aparecendo separados do restante da oração por alguma pontuação, que normalmente é a vírgula.

Em infográficos, tabelas, créditos de imagens, crawl ou textos de agenda, pode-se usar a data de forma abreviada: 7/2/12. Nesse caso, separe os números por barra e não use zero antes de números: 07/02/12. Com as palavras dia e este e antes dos dias da semana, a preposição é facultativa.

Vocativo é um termo da oração – palavra ou expressão, que põe em destaque a pessoa ou coisa a quem se dirige a palavra. Vem sempre separado por vírgula. Vocativo é um termo isolado dentro da oração, ou seja, não faz parte nem do sujeito nem do predicado.

Para diferenciar o sujeito do vocativo, algumas questões precisam ser observadas, mas a principal delas é realmente entender a função sintática que cada um exerce. De forma bem simplificada, o sujeito pode ser entendido como quem pratica a ação verbal, enquanto o vocativo serve como termo de chamamento.

Ele pode ser um nome ou pronome e tem a função de identificar quem está sendo chamado. Por exemplo, na frase "Ana, você pode me ajudar?", a palavra "Ana" é o vocativo, pois se dirige diretamente a essa pessoa. Já na frase "Meninos, venham cá!", a palavra "Meninos" é o vocativo, pois chama um grupo de pessoas.

Essa forma de expressão é reproduzida, na língua escrita, por meio de sinais de pontuação. Assim, o vocativo é obrigatoriamente acompanhado de uma pausa: curta, através do recurso da vírgula; longa, através do recurso da exclamação ou das reticências.

Arraste a alça de preenchimento ao longo das células adjacentes que você deseja preencher com datas sequenciais. no canto inferior direito da célula, mantenha pressionado e arraste para preencher o restante da série. Alças de preenchimento podem ser arrastadas para cima, para baixo ou em toda uma planilha.