Como colocar o bebê para dormir no calor?

Perguntado por: nleiria . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
4.9 / 5 8 votos

O certo é nunca deixar o ar direto na criança. Para dormir, deixar o mínimo de roupa possível, uma fralda e uma camisetinha de algodão branca, bem fina. O importante é deixar o peito protegido, mas pode deixar a criança bem pelada, porque eles sentem o mesmo calor que a gente”, diz a médica.

No calor, o bebê deve usar tecidos leves e de fibras naturais. De preferência, algodão. Esses tecidos também são confortáveis, o que já acalma o bebê. Evite roupas de fibras sintéticas, pois elas retêm o calor e incomodam o bebê, e chapéus ou bonés com elástico, que podem atrapalhar a circulação do sangue.

Para fazer com que as dormidas sejam mais tranquilas, os pais podem colocar no quarto do bebê um ventilador voltado para a parede para refrescar o ambiente. O uso de ar-condicionado também é permitido desde que tenha uma boa manutenção de filtro. Outra orientação é dar mais banhos bem frescos ao longo do dia.

E a resposta é sim! Os papais podem sim, utilizar um ventilador no quarto das crianças, desde que com uma distância apropriada para o seu filho e sempre direcionado para a parede ou para cima, evitando que o vento vá direto para eles.

A gente sabe que a vida do bebê dentro da barriga da mãe é a maior mordomia. O neném não sente frio, nem fome, não precisa tomar banho, não tem que trocar fralda e nada de trabalho. No entanto, se engana quem acredita que ele está ali de férias, só aproveitando a folga. Nada disso.

A pediatra afirma que o calor pode deixar os bebês com irritabilidade e, se não der para evitar a rua nos horários mais quentes, é preciso proteger a criança. “Deve passar protetor solar em crianças acima dos seis meses.

Recém-nascidos se desidratam com muita facilidade. Por isso, nos dias mais quentes é importante ter uma atenção especial com a hidratação dos pequenos. Altas temperaturas e ambientes com pouca circulação de ar podem fazer com que os bebês transpirem mais e percam mais líquidos, o que pode levar à desidratação.

Muitos pais e mães costumam deixar os pequenos só de fralda. No caso do recém-nascido, no entanto, essa prática não é recomendada. “Eles perdem calor com muita facilidade e podem passar frio ou até sofrer uma hipotermia”, alerta Nathália. Por isso, vista nele uma camisetinha ou body fresquinho de algodão.

Um bebê é considerado recém-nascido do seu nascimento até os 28 dias de vida. Depois desse período já pode ser designado como apenas bebê ou lactente.

Pode deixar bebê de 2 meses só de fralda? É melhor evitar deixar o recém-nascido apenas de fraldas porque eles perdem calor corporal com facilidade, consequentemente, passam frio e hipotermia, em casos graves. Por isso, coloque pelo menos um body de manga e perna curta.

Esta é uma dúvida comum entre muitas mamães e a resposta varia. Caso seu bebê seja um recém-nascido a orientação é não deixar o bebê dormir só de fralda e vestir o bebê com uma roupinha leve. Isto porque os bebês recém-nascidos perdem calor com maior facilidade e podem passar frio e até sofrer uma hipotermia.

Para saber se o bebê está com frio ou calor, deve-se:

  1. Frio: sentir a temperatura na barriga, no peito e nas costas do bebê e verificar se a pele está fria. ...
  2. Calor: sentir a temperatura na barriga, no peito e nas costas do bebê e verificar se a pele, incluindo a do pescoço, está úmida e o bebê suado.

Posso deixar o bebê em um ambiente com ventilador ligado? Ter um ambiente ventilado é sempre uma boa para os pequenos, já que o local fica mais fresco e agradável para eles. Portanto, você pode sim deixar seu bebê em um lugar que tenha ventiladores ligados.

Existem crianças que transpiram bastante durante o sono, ainda que a sua temperatura esteja normal e não estejam vestidas com muita roupa. A sudorese noturna infantil pode surgir por diversos motivos e, apesar de nem sempre ser preocupante, em alguns casos pode ser indício de alguma doença em curso.

Segundo ela, as mãos merecem destaque, já que “os vírus e as bactérias presentes no nariz, na boca e na garganta da maioria das infecções podem facilmente se deslocar para as mãos (ao tossir, espirrar e assoar o nariz), que passam a carregar os agentes infecciosos e podem transmiti-los para outras pessoas ou até mesmo ...

Todas as roupas de bebê, paninhos de boca, babadores, luvas, meias, gorros, mantas, lençóis e toalhas, mesmo que pareçam limpos e fofinhos ao ser comprados, precisam de higienização adequada para eliminar a presença de ácaros, fungos e bactérias.

O bebé deve tomar banho todos os dias e a hora ideal para o fazer é ao final do dia. Isto porque o banho tem normalmente um efeito calmante e é a altura do dia em que é mais provável estarem presentes a mãe e o pai. Se, pelo contrário, o banho tem um efeito excitante no seu bebé, prefira fazê-lo durante a manhã.

As pessoas ficam muito preocupadas em saber caso o bebê tome algum vento, se ele pode ficar doente. Mas o que acontece é que o vento por si só, não causa nenhuma infecção no bebê.