Porque faz muito calor em manaus?

Perguntado por: . Última atualização: 14 de maio de 2023
/ 5 votos

Localizado ao norte do Brasil, o estado do Amazonas é cortado pela linha do Equador, apresentando o Clima Equatorial quente e úmido, pois sofre influência da grande bacia hidrográfica, da evapotranspiração da floresta e da zona de Convergência Intertropical, que satura de umidade no ar, causando muitas chuvas.

A convecção na região Amazônica é um importante mecanismo de aquecimento da atmosfera tropical e suas variações, em termos de intensidade e posição, possue um papel importante na determinação do tempo e clima desta região. A liberação de calor durante a época chuvosa é tipicamente de 2,5 K.

Situada em uma área de baixa latitude e inserida no bioma amazônico, o clima observado em Manaus é do tipo Equatorial quente e úmido. É caracterizado pelos elevados índices de umidade relativa do ar e temperaturas altas durante todo o ano, inclusive no inverno.

Sim, você não leu errado: também há neve na região. Além disso, de toda a cobertura vegetal da Amazônia, 15% já foram devastados —uma área comparável ao tamanho do Chile.

Nos últimos 30 anos (de janeiro de 1991 até 31 de dezembro de 2020), o recorde de temperatura máxima registrada na estação meteorológica do Inmet foi de 39°C, no dia 21 de agosto de 2015.

O primeiro fator importante acerca do clima da região Norte refere-se às baixas latitudes. A proximidade com a linha do Equador faz com que essa área receba grande quantidade de radiação solar, tornando-se bastante quente (as médias anuais são acima dos 25 ºC).

As temperaturas máximas variam entre 33°C nos meses mais quentes (Setembro e Outubro) e 30°C nos meses mais frios (Janeiro e Abril).

Típico da floresta amazônica, este tipo de clima é caracterizado com altas temperaturas, umidade muito alta e chuva torrenciais. E por isso em Manaus existem duas estações bem definidas. O verão, que vai de junho a novembro, são os meses mais quentes e secos, com temperaturas em torno dos 38°C.

II - A Amazônia concentra grande quantidade de calor, contribuindo para ativar a circulação atmosférica. III - A crescente poluição das águas fluviais da Amazônia, sobretudo nas áreas de garimpo de ouro, contribui para a diminuição de piscosidade dos rios.

Climatologicamente, o mês de março é mais chuvoso do que o mês de fevereiro, sendo 320,9 mm a média histórica para março.

As mudanças climáticas antropogênicas estão associadas às atividades humanas com o aumento da emissão de gases de efeito estufa, de queimadas, com o desmatamento, a formação de ilhas urbanas de calor, etc.

Alto índice de pobreza, falta de planejamento, expansão de áreas insalubres para moradia, mobilidade urbana ineficiente e um sistema público de saúde sucateado formam um contexto urbano marcado por condições precárias e carência de políticas públicas significativas.

Mínima de 8,4ºC em Manaus
Segundo Ribeiro, a mais baixa temperatura do ar registrada na cidade ocorreu em 1991 - quando a mínima alcançou 8,4ºC. "É bem provável que tenha sido causado por uma frente fria que atingiu Manaus, o que é considerado raro", explicou.

O nome lembra a tribo indígena dos Manaós, que habitavam a região onde hoje é Manaus antes de serem extintos por conta da civilização portuguesa, e seu significado é “mãe dos deuses”.

1 - Corumbá (MS)
O título de cidade mais quente do Brasil fica para a cidade de Corumbá, no Mato Grosso do Sul.

Foi o que aconteceu com a cidade mais ao Sul do Amazonas, Boca do Acre, que registrou as temperaturas mais baixas do ano no estado.

A estação chuvosa (verão) ocorre de dezembro a maio e reflete no nível do rios, fazendo-o ficar supercheios e formando os igapós. O nível chega a variar cerca de 15 metros entre cheia e seca, por isso as construções são adaptadas às mudanças - fato muito interessante de observar.

Os bairros Chapada, Dom Pedro e Alvorada, na Zona Centro-Oeste de Manaus, são “ilhas de calor” no município por terem uma temperatura maior que a de regiões próximas.

Manaus/AM - Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Lábrea é o município mais quente do Amazonas, voltando a registrar temperaturas acima de 38ºC.