Como consertar garrafa de acrilico rachada?

Perguntado por: ialbuquerque . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 17 votos

A maioria dos tipos de plástico não precisa de temperaturas extremas para ficar maleável o suficiente para consertar uma rachadura. Deixe a peça de molho em água quente para que ele fique mole e reconecte as beiradas da rachadura.

Use um ferro de solda para consertar rachaduras maiores no plástico. Essa ferramenta é bem simples de usar e pode resolver seus problemas rapidamente. O ferro vai liberar calor direcionado, derretendo apenas as beiradas da rachadura, de forma que você consiga conectá-las sem derreter ou deformar o restante do plástico.

A soldagem plástica é um método de fabricação e recuperação utilizado na fundição de peças de plástico. É um processo que funciona com o aquecimento de determinadas partes ou pontos das peças.

A cola instantânea ou Super Bonder como também é conhecida, é ótima para trabalhos manuais rápidos, como conserto de peças e artesanatos com acrílico.

A cola instantânea não adere em plásticos à base de polietileno, polipropileno, silicone e resinas antiaderentes.

O produto pode ser utilizado em colagens e reparos de variados materiais, como madeira, vidro, couro, borracha, alumínio, ferro, cobre, prata, ouro, latão, mármore, porcelana, fibras naturais e alguns tipos de plástico.

Em casos superficiais, as rachaduras podem ser corrigidas com o uso de materiais específicos, como tintas emborrachadas, fita tela de fibra de vidro, curativos para parede, sela-trincas e massa acrílica.

Em casos de rachaduras maiores é preciso abrir um pouco mais a fenda, encaixar uma tela de aço (semelhante às usadas em galinheiros) e cobrir com massa de areia lavada com cimento. Nestes casos, a tela deve ficar abaixo do nível da parede para que o acabamento fique bem nivelado.

Para consertar vidro, escolha uma cola de vidro especializada. Para a maioria dos reparos em vidro, o Loctite Durepoxi Líquido é a escolha certa. A cola para vidro da Loctite é um adesivo transparente de secagem rápida e alta resistência, e foi especialmente desenvolvida para peças que exigem acabamento transparente.

Normalmente, quando se fala em tipos de solda os 3 tipos mais conhecidos são: eletrodo revestido, TIG e MIG/MAG.

O plástico ABS (acrilonitrila butadieno estireno) se destaca por sua alta resistência a impactos violentos, razão pela qual é muito utilizado a nível industrial. Para colar esse tipo de plástico, as colas UV e de ciano acrilato são ideais, pois melhoram a durabilidade da aderência.

- Em resumo, o Fluxo de Solda Líquido trata-se de uma substância líquida com comportamento ácido que serve para eliminar a camada de óxido de cobre existente sobre o objeto a ser soldado, facilitando o serviço do técnico profissional.

As chapas em acrílico podem ser coladas de maneira simples, mas é muito importante que a colagem seja feita corretamente, com o preparo ideal do material. Para a boa aderência da cola na peça, a superfície do acrílico deve estar livre de gordura, adesivos ou filme de proteção.

A super bonder é perfeita para fazer consertos em acrílico, policarbonato, poliestireno (exceto isopor) e policloreto de vinila (PVC).

Os adesivos mais comuns para acrílico são aqueles à base de solventes encontrados em lojas de materiais de construção. A cola deve vir com garrafa aplicadora e uma agulha. Basta encher cerca de 75% da garrafa utilizando um funil. Ao terminar de encher a garrafa, aperte-a de leve para liberar o ar de dentro dela.

A cola produzida pela Caulobacter tem uma força de adesão de 68 newtons por milímetro quadrado (N/mm2), enquanto as melhores "supercolas" disponíveis comercialmente quebram-se quando sujeitas a forças de no máximo 28 N/mm2.

A cola de resorcinol é a mais forte das três, indicada para trabalhos mais pesados em madeira ou PDF que ficarão ao ar livre. Depois vem a cola amarela e a mais simples é a cola de resina plástica.

Pode ser trabalho debaixo de água, não cola tecidos e resiste até 80ºC.

Pode ser utilizado em diversos materiais como: metal, madeira, vidro, cerâmica, cimento, mármore e plásticos.