Como conservar o feijão cozido na geladeira?

Perguntado por: eazambuja . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

Para isso, coloque os grãos em um saco plástico bem fechado e guarde na gaveta localizada na parte inferior da geladeira. Ao guardar o feijão cozido na geladeira, é importante lembrar que ele dura, no máximo, 5 dias.

Espere o feijão pronto esfriar e guarde em potes plásticos bem fechados ou embalados à vácuo, coloque em um freezer, nunca na geladeira, pois ela não atinge a temperatura baixa necessária para esse procedimento.

O feijão cozido deve sempre ser congelado sem nenhum tempero, nem mesmo sal. Assim, os grãos não perdem textura e o sabor não é modificado quando volta à panela. Na hora de descongelar, o feijão pode ir direto do freezer para a panela: faça o refogado, junte o alimento e mexa de tempos em tempos até aquecer e encorpar.

Aqui vai a boa notícia: se estivermos falando de feijão cozido, ele pode ficar congelado de dois a três meses que não trará nenhum tipo de problema para o consumo. Porém, não há necessidade de preparar quantidades que durem tanto tempo assim.

A TAL ESPUMA DO FEIJÃO
Você já reparou que depois de um tempo de molho o feijão libera uma espuma? Segundo Christian, isso acontece porque os grãos estão eliminando os fitatos. Por esse motivo, a água precisa ser trocada de tempos em tempos, e não usada no cozimento do feijão, como muita gente faz.

Congelar feijão já temperado
Também é possível congelar o feijão já temperado, mas a única dica aqui é tomar cuidado com o tempero, pois o congelamento vai acentuar o sabor.

O ideal é deixar o feijão e as demais leguminosas pelo menos 12 horas na água. Esse tempo pode se estender até 48h, mas, caso você deixe por um período maior, é importante lembrar de trocar a água com uma certa frequência.

Sem tempero (quase) sempre
Existem dois jeitos de você congelar o feijão: temperado e sem tempero nenhum. A segunda opção é sempre a mais indicada. Além de durar mais no congelador, o feijão ficará com um gosto, uma textura e um cheiro muito mais fresquinho ao ser descongelado.

O que se percebeu é que o feijão que escurece tem perda de compostos fenólicos, principalmente o kaempferol. Eles e outros compostos se degradam formando compostos pigmentados que dão a coloração escura ao grão. No grão que não escurece esses compostos não se reduzem como nos demais.

Para quem tem mais pressa, a melhor forma de descongelar o feijão é colocando-o direto na panela com um pouco de água. Como está pronto só vai precisar aquecer bem. Você pode guardar o feijão cozido, mas sem tempero, e temperar apenas quando for esquentar, assim, fica com sabor mais fresquinho.

No caso do feijão, por exemplo, você só precisa pré-cozinhar os grãos na panela de pressão (deixe no fogo em um período de 30 a 40 minutos) e, depois, é só esperar esfriar, colocar num pote de plástico e botar para congelar.

3 meses

Importante: deixe esfriar antes de guardar e não se esqueça de anotar a data na tampa - o feijão dura até 3 meses no freezer. Para descongelar, se você tem o hábito de se programar, é só deixar na geladeira da noite para o dia.

Geladeira. A geladeira pode ser utilizada para armazenar feijão, sem risco de que o alimento estrague ou mofe, por exemplo. Para isso, coloque os grãos em um saco plástico bem fechado e guarde na gaveta localizada na parte inferior da geladeira.

Se for esquentar feijão ou sopa, coloque um pouco de água antes de colocá-los no micro-ondas. Pause o aquecimento, misture os alimentos e volte a aquecer. Antes de servir, deixe a comida no micro-ondas por cerca de 2 minutos. Assim, o calor vai ser distribuído de forma mais equilibrada.

Comida descongelada pode voltar ao freezer? Congelar alimentos aumenta a vida útil deles e desacelera a proliferação de micro-organismos, mas, ao contrário do que muitos acreditam, a baixa temperatura não esteriliza os produtos - e, por isso, retornar ao congelador o que já foi descongelado oferece riscos à saúde.

Por que o feijão azedou? O feijão pode ficar azedo quando não há os devidos cuidados de armazenamento. Ou seja, quando ele é armazenado em condições inadequadas, como em um ambiente úmido ou quente demais e não foi fervido adequadamente.

O que colocar em uma marmita congelada? São muitos os alimentos que podem ser inclusos em uma marmita congelada: arroz, feijão, macarrão, legumes, carnes, entre outros.

2) Arroz e feijão
Você pode congelar por até três meses o arroz já cozido, em potes tampados ou sacos plásticos sem o ar. Não adicione muito sal, porque o tempero se acentua durante o congelamento.

Logo após esse tempo, é muito importante descartar essa água do remolho. Entre essas substâncias eliminadas com a água, estão a rafinose e a estaquiose, tipos de oligossacarídeos que causam desconforto intestinal ao serem fermentados no intestino e que provocam gases.