Como consultar CTe pela nota fiscal?

Perguntado por: aluz . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 19 votos

Como consultar uma NF-e ou CT-e no Portal Nacional da Sefaz?

  1. Acesse o Portal da Sefaz: NF-e: http://www.nfe.fazenda.gov.br. ...
  2. Clique na opção de Consulta Completa: ...
  3. Informe a Chave de Acesso da NF-e ou CT-e, o código que aparece na imagem e clique em Continuar:
  4. Serão exibido todos os Dados da NF-e ou CT-e:

No portal da Secretaria da Fazenda (Sefaz) é possível consultar e obter o número da Chave de Acesso de uma Nota específica.

Como fazer o download do XML (NF-e ou CT-e) no Portal Nacional da Sefaz?

  1. Instale o seu certificado digital no navegador de internet.
  2. Acesse o Portal Nacional da Sefaz: NF-e: http://www.nfe.fazenda.gov.br. CT-e: http://www.cte.fazenda.gov.br/
  3. Acessando o primeiro endereço, vá em: Consultar NF-e Completa.

Ao contrário da nota fiscal que abrange uma ampla variedade de empresas, o CTe só é obrigatório para negócios que trabalham com o transporte rodoviário, dutoviário, aéreo, ferroviário e aquaviário.

Quem emite CTe precisa emitir Nota Fiscal? Conforme já foi falado, o CTe deve ser emitido sempre que houver uma prestação de serviço de transporte de cargas realizada entre municípios ou entre estados da federação.

Como consultar CTe de forma rápida e segura

  1. Acesse sua conta na ConexãoNF-e.
  2. Clique na aba “CTe Recebidos” em “consulta”
  3. Todos os CTes emitidos contra a sua empresa irão aparecer por ordem de chegada.
  4. Para acessar todos os detalhes, basta clicar no número do documento.

Com consultar e baixar o XML do CT-e no Portal Nacional da SEFAZ? Acesse o site do Portal Nacional do CT-e. Na própria página inicial, localize o campo “Serviços mais acessados” e clique em “Consultar CT-e”. Insira a chave de acesso do CT-e e clique na opção “não sou um robô”.

Guia completo para emitir CTe

  1. Solicitar credenciamento na Sefaz. ...
  2. Obter certificado digital. ...
  3. Ter um sistema emissor. ...
  4. Ter acesso à internet. ...
  5. Configurar a transportadora no sistema. ...
  6. Importar XML de NFe para emitir o CTe. ...
  7. Preencher os dados no documento. ...
  8. Gerar o DACTe.

Onde fica o DANFE na nota fiscal? Como se tratam de documentos distintos, o DANFE não fica presente na nota fiscal. O Documento Auxiliar é uma versão simplificada da nota fiscal, apresentando alguns dos dados que estarão descritos de forma detalhada na NF-e.

Veja como fazer o download de XML pelo site da SEFAZ:

  1. Acesse o Portal Nacional da NFe;
  2. Selecione "Consultar NFe completa";
  3. Digite a chave de acesso da nota fiscal;
  4. Resolva o captcha e clique em "continuar";
  5. Após carregar as informações, insira o certificado digital e faça o download de XML;

O XML CTe é um arquivo de texto usado pela SEFAZ (Secretaria de Fazenda) que tem como finalidade fazer uma interação com o SEFAZ e com softwares responsáveis pela emissão de notas fiscais. O XML é uma linguagem, chamada Extensible Markup Language.

Se você deseja fazer download do arquivo XML do CTE e gerar o DACTe, selecione a opção “CTe”. Se for para baixar o XML da Nota Fiscal e gerar o DANFe, selecione “NFe”. Feito isso, digite a chave de acesso no campo destacado abaixo e clique em “adicionar”.

Como baixar a Nota Fiscal em XML

  1. Consulte a nota. Acesse a página do Fsist e digite a Chave de Acesso; em seguida, clique em “Consultar Nota”; você será redirecionado para o Portal da Fazenda para validar o captcha;
  2. Baixe o arquivo. Clique em “Download XML sem certificado” e conclua a operação.

No tocante ao recolhimento do imposto, a responsabilidade pelo recolhimento do ICMS recai à transportadora contratante, cujo valor deve ser destacado nos CTes por ela emitido.

O CTe é para transporte intermunicipal e interestadual. A NFSe é para o transporte dentro do município do contribuinte.

No frete modelo FOB o responsável pelo pagamento e pelos riscos do frete é o Destinatário, então neste caso o Tomador do CTe será o Destinatário. Como o Tomador do CTe será sempre o remetente ou o destinatário, possui os mesmos direitos sobre o download dos arquivos conforme citamos acima.

Posso utilizar a mesma nota fiscal para emissão de dois CTes em períodos diferentes? Tecnicamente é possível fazer a emissão de mais de um CTe utilizando as mesmas notas fiscais vinculadas em um outro CTe, pois, a própria SEFAZ não bloqueia ou rejeita este tipo de operação.

O novo documento para transporte de carga NÃO substitui a emissão de CTe e MDFe. Portanto, sim, ainda é necessário emitir esses registros. Isso porque o DT-e foi criado para fins logísticos e não para fins tributários.

Existe o prazo de 60 dias para a emissão do CTe de anulação após a emissão original.

acesse o site conexaonfe.com.br e inicie um teste grátis; insira o certificado digital; as notas fiscais emitidas contra seu CNPJ irão aparecer; na própria tela é possível verificar todas as informações da NFe, como valor, destinatário, data e hora de emissão, entre outros.

A Chave de Acesso do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) deverá possuir uma sequência de 44 caracteres numéricos representados pelos seguintes campos: Código da UF do emitente, Ano e Mês de emissão, Modelo, Série, Número do CT-e, Forma de emissão, Código Numérico e Dígito Verificador.