Como contabilizar despesas com reformas?

Perguntado por: amonteiro . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
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Normalmente a reforma demanda algum tempo para terminar e os gastos durante a reforma, deverão ser contabilizados na conta de “Construções” ou “Reformas em Andamento” e ao termino do projeto, deverá ser transferido para conta de imobilizado correspondente, momento, em que inicia-se a depreciação econômica e fiscal bem ...

O primeiro controle realizado pela contabilidade na construtora é o de orçamento. O que foi previsto como referencial dos gastos deve ser comparado ao realizado. A melhor forma de fazer isso está na comparação entre relatórios. Somente assim a construtora descobre os pontos fora da curva em sua trajetória.

Conforme mencionado na introdução deste Roteiro de Procedimentos, na conta "Construções em Andamento (AI)" serão registrados todos os gastos relativos à construção, tais como: serviços tomados, materiais, mão-de-obra, encargos sociais, entre outros.

Os custos na prestação de serviços envolvem todos os gastos que a empresa tem ao executar algo para um cliente, isso inclui custo fixo e variável. Como exemplo, temos os custos com matérias-primas, manutenção de equipamentos, despesas de água e luz, entre outros.

As despesas administrativas são aquelas que não estão relacionadas diretamente à produção da empresa, ou seja, com o produto/serviço que ela oferece ao cliente final. De outra forma, esses gastos estão relacionados ao back-office do negócio.

As despesas podem ser classificadas como fixa e variável: Despesa Fixa: gastos que tendem a ser constantes, como a conta de água, por exemplo. Despesa Variável: gastos que variam mensalmente como a despesa financeira.

Como fazer uma planilha de gastos

  1. 1 – Adicionar os meses do ano. Se você não está acostumado com esse tipo de ferramenta, uma boa opção é começar por uma planilha de gastos mensais. ...
  2. 2 – Elenque as suas despesas. ...
  3. 3 – Mapeie os seus gastos. ...
  4. 4 – Some e compare. ...
  5. 5 – Estabeleça metas.

As benfeitorias realizadas no imóvel, bem como o valor total gasto, devem ser informadas na descrição do imóvel na declaração de “Bens e direitos”. O valor gasto com a reforma deve ser somado ao valor declarado em “Situação em 31/12/2020”. A soma deve ser informada em “Situação em 31/12/2021”.

Tipos de Benfeitorias: Necessárias, Úteis e Voluptuárias.

Portanto, a benfeitoria é um ativo imobilizado, quando de seu estado original (início da locação, arrendamento ou comodato), a melhoria, ampliação ou reforma, exista a expectativa de vida útil superior a 1 ano, e da empresa ter benefícios econômicos em decorrência da sua utilização e o custo do ativo possa ser medido ...

De acordo com o Regulamento do Imposto de Renda – RIR/99, no art. 301, os custos das benfeitorias em imóveis de terceiros serão registrados como ativo imobilizado, para que seja amortizado ou depreciado.

Então, confira este passo a passo:

  1. 1 – Entenda a natureza jurídica e regime tributário da empresa. ...
  2. 2 – Observe as obrigações legais. ...
  3. 3 – Registre os dados e os mantenha organizados. ...
  4. 4 – Tire o máximo proveito da Contabilidade.

se o imóvel for destinado a venda, deve ser transferido p/o estoque, na conta "imóveis p/venda", quando realizar sua venda (quer a vista ou a prazo) o mesmo se dará por valor de mercado, entrará p/empresa como receita e o gasto total da construção será levado a custo no resultado.

A taxa de evolução de obra custa, em média, 2% sobre o valor da casa ou apartamento e é cobrada ainda na fase de edificação. Por que ela é cobrada? A taxa ajuda a custear as cifras das obras e também serve para amortizar o saldo final do preço do imóvel.

Na conta imobilizado em andamento, são classificados todos os gastos com materiais, mão-de-obra direta e indireta e outros gastos que a empresa incorrer na construção e instalação, até o momento em que os bens entram em operação, quando são reclassificados para as contas específicas do grupo Imobilizado em Operação.

A classificação contábil
A conta de Ajustes de Exercícios Anteriores deve estar representada no Passivo Não Circulante e poderá receber tanto lançamentos a débito quanto a crédito, resumindo, ela será sempre a contrapartida da conta a ser ajustada.

Continue a leitura e confira:

  • 1 – Custos diretos. ...
  • 2 – Custos indiretos. ...
  • 3 – Custos fixos. ...
  • 4 – Custos variáveis.

De modo geral, os custos e despesas podem ser classificados em fixos ou variáveis.

  1. Custos ou despesas fixas: gastos que não variam com o volume produzido ou vendido.
  2. Custos ou despesas variáveis: gastos que variam em função do volume produzido ou vendido.

O principal conceito de receitas são os recursos provenientes da venda de mercadorias ou de uma prestação de serviços. As despesas, por sua vez, são todos os gastos que uma empresa precisa ter para obter uma receita. Alguns exemplos de despesas são os salários, a conta de água, luz, telefone, os impostos e etc.

Pode-se dizer que existem dois tipos principais de prestação de serviços:

  • Prestadores de Serviços Fixos: possuem um escritório, sala ou sede, e fornecem serviços específicos. ...
  • Prestadores de Serviços contratados: são profissionais ou empresas que prestam serviços de acordo com um contrato de serviço firmado.