Como cortar a unha com fungos?

Perguntado por: ajesus . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.6 / 5 5 votos

As infecções fúngicas podem deixar as unhas do pé grossas e duras. Para cortá-las com facilidade, melhor amolecê-las primeiro. Encha uma bacia ou uma banheira com água morna e deixe as unhas de molho por 10 minutos antes de cortar.

A duração do tratamento completo para eliminar micose de unha varia em média de seis meses a um ano, pois depende do crescimento das unhas, que é um processo lento. É fundamental que a pessoa não abandone o tratamento no meio, pois o problema pode recorrer.

Deixe as unhas de molho na água morna por 10 minutos.
As infecções fúngicas podem deixar as unhas do pé grossas e duras. Para cortá-las com facilidade, melhor amolecê-las primeiro. Encha uma bacia ou uma banheira com água morna e deixe as unhas de molho por 10 minutos antes de cortar.

Aplique Loceryl® esmalte nas áreas afetadas e deixe secar por 10 minutos. Em seguida, aplique uma camada de esmalte colorido para disfarçar a micose e deixar você mais confiante.

A micose de unha, conhecida como onicomicose, é causada principalmente por dermatófitos, os mesmos fungos responsáveis pelo frieira ou pé de atleta. O fungo da unha do pé é o mais difícil de curar de todas as infecções por fungos. Há muitas causas diferentes de infecção de micose de unha.

Quais os primeiros sinais? “Inicialmente, são pequenos descolamentos da unha, ou mudança de sua coloração, tornando-se esbranquiçada, amarelada ou, em alguns casos, até amarronzada ou enegrecida, dependendo do tipo de fungo. Com o tempo, pode haver também um espessamento, ela fica grosseira e chega até a se deformar.

As unhas quando acometidas por fungos, quase sempre se apresentam ocas; Porém outras situações podem gerar este acometimento, como por exemplo a manipulação constante das unhas. Procure um PODOLOGISTA , marque sua consulta.

Apesar de ser uma forma de contágio incomum, a onicomicose pode ser transmitida de uma pessoa para outra pelo contato direto. O mais frequente, porém, é a infecção ser transmitida pelo uso de objetos pessoais contaminados, como pentes, escovas de cabelos, lixas, cortadores, tesouras e alicates de unhas.

A dipirona não funciona para tratar a micose de unha. A única forma realmente eficaz e definitiva de tratar micose na unha é com o uso de medicamentos antifúngicos, que devem ser indicados e orientados por um dermatologista.

Solução caseira com vinagre de maçã
O vinagre de maçã é bom tanto para as unhas dos pés quanto para as unhas das mãos, uma vez que as propriedades alcalinas contribuem na regularização do pH da pele. Faça uma mistura do vinagre com água e deixe as mãos ou pés submersos por volta de 20 minutos.

O cloridrato de terbinafina é um medicamento com atividade antifúngica, que é atualmente o tratamento mais eficaz contra a micose das unhas (onicomicose). Apesar de ser habitualmente prescrito para pacientes com onicomicose, a terbinafina também é eficaz contra outras formas de micose da pele.

Os remédios caseiros são muito populares para tratar o fungo das unhas.
...
Os seguintes remédios caseiros são frequentemente usados contra fungos nas unhas:

  1. Vinagre de cidra de maçã
  2. Óleo de árvore de chá
  3. Suco de limão.
  4. Bicarbonato de sódio.

Água oxigenada na micose
Se o problema estiver nas unhas, dilua em uma bacia com água oxigenada e água nas mesmas proporções e mergulhe os pés ou as mãos afetadas pela micose. Deixe agir por 30 minutos e faça esse processo todos os dias até eliminar a micose por completo.

Prepare uma solução de vinagre e água (meio copo de cada) em um balde, e mergulhe os pés entre dez a quinze minutos. Quando finalizar, seque bem os pés. O processo pode ser feito diariamente, uma a duas vezes por dia. Dica: Você pode cortar suas unhas antes de fazer o uso do vinagre.

Segundo o especialista, cremes, pomadas e loções não são úteis para o tratamento das unhas, pois não atingem bem o local onde está o fungo. Muito menos tratamentos alternativos como passar “Pinho Sol”, gasolina ou creolina.

Os fungos seres eucariontes e uni ou pluricelulares. Esses seres podem ser macroscópicos ou microscópicos e fazem parte do Reino Fungi. As bactérias são seres procariontes e unicelulares. Por não possuírem um núcleo celular bem definido, são considerados organismos simples e fazem parte do Reino Monera.

Micoses de unhas são causadas por fungos identificáveis por meio de exames laboratoriais. Unhas esbranquiçadas, amareladas ou negras, frágeis e quebradiças, com espessura aumentada e mau cheiro vão muito além de problemas estéticos.

Arrancar uma unha não resolve o problema da micose, pois o fungo se aloja abaixo da unha, na área chamada de leito ungueal. Portanto, retirar a unha, simplesmente, não leva à cura e não é uma modalidade de tratamento. O único tratamento possível para uma micose instalada é utilizar medicamentos antifúngicos.

O mais correto é procurar um especialista para fazer uma avaliação e esse corte para que seja feito corretamente. Pois cortar de forma errada pode acarretar outras problemas.

Você pode ir em um Podologo para que ele corte a parte descolada e aguardar o crescimento normal da unha. O problema de não remover essa parte que está descolada, é que você pode sofrer outro trauma nessa área solta e perder a parte da unha que ainda está colada.

Banho de bicarbonato de sódio e vinagre
O banho com vinagre é importante, pois o vinagre de maçã é uma solução levemente ácida, que possui um pH um pouco mais ácido do que a pele humana saudável. A maioria dos fungos que causam a micose de unha precisa de um ambiente alcalino para crescer.