Como imobilizar um cachorro para cortar unha?

Perguntado por: anogueira . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.8 / 5 14 votos

Antes de tudo, habitue o animal ao toque de suas mãos. Manipule as patas do seu pet, mova os dedos dele e depois ensaie encostar um objeto não ameaçador nas unhas dele. Você pode combinar o ritual com uma recompensa positiva, como um bom petisco, um carinho ou elogios, para que ele aceite melhor o seu toque.

O barulho da unha sendo cortada assusta o cão, sobretudo se ele já passou pelo trauma de termos lesionado o nervo acidentalmente no corte. Ele pode sangrar bastante, além de provocar dor intensa. Muitos cães não gostam ou não estão acostumados a terem suas patas sendo contidas por muito tempo.

Duas opções sempre muito bem-vindas são os chás de camomila e o de valeriana. Respectivamente, um serve para situações de estresse leve a moderado; o outro, para momentos críticos, que requereriam, muitas vezes, intervenção farmacológica.

Pegue uma revista qualquer, na falta serve até um carderno do jornal. Apoie a pata do cão fechando as bordas do papel com cuidado, segure enquanto um ajudante passa uma fita crepe ou esparadrapo em volta, contornando o papel em um ou dois pontos, apenas para manter o papel enrolado.

O recomendado é cortar a unha do pet a cada 15 dias. Por isso, além de ser uma forma de manter a higiene canina sempre em dia, é mais benéfico financeiramente comprar um cortador de unha de cachorro do que levar o animal ao pet shop. Normalmente, o procedimento custa entre R$20 e R$30.

Se as unhas já fazem um tique-tique cada vez que o cão caminha, é hora de cortá-las. Para quem se pergunta se pode cortar unha de cachorro, o ideal é que o corte seja feito uma vez por semana ou, no máximo, a cada 15 dias, evitando que as unhas cresçam a ponto de prejudicar a saúde do amigo de quatro patas.

Use uma tala médica de preferência, mas uma régua ou uma espátula devem servir (higienize os itens primeiro) para cobrir a área inteira da fratura; o ideal é cobrir a pata inteira do animal. Fixe a tala na perna com uma faixa de curativo e micropore.

Se não cortamos as unhas elas acabam interferindo na “pisada” do animal e então causam deformidades posturais, perda de equilíbrio e muitas vezes quedas por escorregar no chão (perdem o contato das almofadinhas).

Se as unhas dos cães forem cortadas demais, vai atingir os nervos que ficam ali e isso vai causar muita dor no animal. Além de doer também pode sangrar bastante e o cachorro vai se lembrar disso.

Afinal, é possível dar Dramin para o cachorro dormir na viagem? Alguns remédios para tratamento de sintomas em seres humanos também podem ser administrados em cachorros, como é o caso do Dramin. Utilizado em casos de náusea e vômitos, o Dramin para cachorro dormir atua no sistema nervoso central, inibindo o mal-estar.

Início de ação a partir de 12 a 24 horas.

Afinal, faz mal dar maracujá para cachorro? Embora não seja comprovadamente tóxico para o peludo, o maracujá pode fazer mal para o pet quando ingerido em grande quantidade. Assim, se estiver pensando em preparar um suco de maracujá para cachorro, é melhor reconsiderar a ideia.

Pegue os dois objetos firmes e retos (preferencialmente, dois pedaços de papelão), uma fita de medição, um rolo de esparadrapo e uma tesoura. Coloque a tala. Posicione uma tala em cima do dedo e a outra, por baixo. Enrole duas ou três camadas de esparadrapo na ponta do dedo.

Mas, para quem já sabe a forma de aplicar a bandagem, existem dois pontos que merecem a sua atenção:

  1. não coloque a bandagem em contato direto com o ferimento. Antes de aplicar a bandagem, cubra a ferida com uma gaze.
  2. não pressione demais a bandagem. Aperte o suficiente para garantir que o sangue circule normalmente.