Como cortar o fio do aparelho dentário em casa?

Perguntado por: abarbosa . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 15 votos

Se o fio ortodôntico se quebrar e ficar alguma ponta machucando, você pode usar um cortador de unhas ou alicate pequeno para (com muito cuidado) cortar a pontinha. Se fizer isso, procure logo seu ortodontista, pois o aparelho ortodôntico perde o efeito se estiver quebrado.

Quando um ortodontista precisa encontrar um novo horário para um paciente que teve um bráquete de aparelho solto, isso significa que utilizará do valor de sua hora clínica, o qual envolve o custo de energia, água, secretária, limpeza, esterilização, impostos, instrumentais, aluguel ou financiamento e etc

Olá. Geralmente não é colocado, mas se o dente estiver em posição errada ou atrapalhando alguma movimentação dentária o ortodontista tende a instalar o aparelho nele também.

No mercado existem produtos como a cera ortodôntica ou protetores em gel, que vão ajudar no combate as feridas. Ao aplicar esse tipo de produto no local, são formadas “barreiras” que protegem a boca, impedindo machucados, como é o caso da cera, ou aliviando dores e atuando na cicatrização, no caso do gel.

Pois bem, agora você já sabe que colocar aparelho ortodôntico, em cima e embaixo, não dói nada e nem demanda muito tempo da agenda do paciente. Além disso, já conhece bem quais são as etapas do tratamento dental, desde o diagnóstico à contenção.

TikTok. olha não é recomendado você fazer isso. inclusive é altamente prejudicial para sua saúde.

Os profissionais usam uma espécie de cola, chamada de resina odontológica, que é específica para colagem de bráquetes. De acordo com Marcos, muitos especialista acabam utilizando a mesma resina de restaurações.

“Se você notar que essa restauração está muito áspera, com excesso e até pegando no fio dental, pode ser sinal de que houve algum problema no polimento do dente e será necessário retornar ao dentista responsável para a correção”, aconselha.

Se o fio ortodôntico se quebrar e ficar alguma ponta machucando, você pode usar um cortador de unhas ou alicate pequeno para (com muito cuidado) cortar a pontinha. Se fizer isso, procure logo seu ortodontista, pois o aparelho ortodôntico perde o efeito se estiver quebrado.

Como dito anteriormente, o valor varia de acordo com o consultório. Normalmente o valor cobrado fica entre R$ 200,00 e R$ 400,00, onde dificilmente você pagará um valor maior que esse, principalmente se considerado o aparelho ortodôntico convencional.

Ficar um ou dois dias com o bráquete solto não é tão grave! Apenas certifique-se de solucionar este problema com o auxílio do seu dentista assim que puder.

Especialistas indicam as correções a partir dos 7 anos – quando as crianças apresentam a chamada dentição mista (dentes de leite e dentes permanentes) – mas em alguns casos isso pode mudar. Por isso a avaliação de um profissional é essencial para definir o planejamento adequado.

Não há como acelerar o tratamento ortodôntico se você não cumprir o cronograma de consultas de manutenção. Elas são fundamentais para que o ortodontista ative o aparelho ou troque o alinhador, pois isso garante a movimentação constante da dentição.

Por que a gengiva cresce durante o tratamento ortodôntico? De acordo com a dentista Uila Ramos, o uso do aparelho ortodôntico tende a aumentar as chances de inflamação na gengiva. Afinal, durante o tratamento, a higiene bucal pode ficar prejudicada e haver um maior acúmulo de bactérias.

Assim como explica a dentista, a novidade do aparelho na boca traz um certo desconforto, principalmente aos lábios e bochechas. “É comum o aparecimento de aftas ou ulcerações logo no início do tratamento quando o aparelho é colado, mas depois estas lesões se tornam menos comum”, destaca Laura.

Uma delas é se o aparelho deixa o dente mole. Se você já ouviu falar ou está passando por essa situação, saiba que realmente pode acontecer, mas é normal. Algumas pessoas podem pensar que essa é só uma impressão. No entanto, o aparelho deixa o dente mole de verdade, e isso é necessário para que o tratamento corra bem.

Pode dormir com elástico ortodôntico? É fundamental utilizar o elástico ortodôntico para dormir, pois durante as horas de sono, entre 6 a 8 horas por dia, você acaba ganhando mais tempo de uso do mesmo.

Azul marinho, verde escuro, roxo e preto são as cores mais escolhidas entre os adultos. Por serem mais fáceis de combinar com roupas e acessórios, são consideradas clássicas. Pelo contraste, as cores escuras também dão a impressão de dentes mais brancos.

O elástico auxilia a movimentação, que gera algum desconforto, natural do movimento. Dor com variação de temperatura pode estar ligada a retração gengival, entre outros aspectos que devem ser melhor investigados.