Como curar uma esponja em um cavalo?

Perguntado por: atorres . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 18 votos

O tratamento deve incluir medicação local (que inclui associação de agente carreador, antibiótico, anti-inflamatório e larvicida) e sempre que a região do animal permitir aplicação de bandagens. Casos avançados deve-se proceder a cirurgia para a retirada de todo o tecido afetado.

Alguns ativos como moxidectina, ivermectina e abamectina são eficientes para realizar este controle. Os produtos Moxi Duo, Iver Gel Composto e Aba Gel Composto são eficazes no combate à Habronemose, como também às principais verminoses dos equinos, mantendo os animais sempre sob as melhores condições sanitárias.

O tratamento deve incluir medicação local (que inclui associação de agente carreador, antibiótico, anti-inflamatório e larvicida) e sempre que a região do animal permitir aplicação de bandagens. Casos avançados deve-se proceder a cirurgia para a retirada de todo o tecido afetado.

Como se trata de uma reacção alérgica, não há tratamento específico para esta condição nos cavalos. No caso de uma reacção grave, o seu veterinário pode prescrever anti-inflamatórios esteróides para acalmar a comichão. Também pode usar champôs e loções calmantes para acalmar a comichão.

A melhor forma de tratar uma ferida é mantê-la coberta com um penso que forneça condições húmidas em todos os momentos da cicatrização. Porque é que usar um penso é melhor do que deixar a pele cicatrizar ao ar? Irá acelerar a reparação da pele. Irá impedir a formação de crostas.

Alguns estudos em animais sugeriram que a babosa poderia ajudar na cicatrização de feridas. A babosa pode ser aplicada topicamente como um creme ou gel, ou pode ser embebida em um curativo para cobrir a ferida.

Calminex Pomada Anti-inflamatória.

Por isso, a dica é lavar a região do machucado com sabão neutro e passar uma solução de clorexidine, ou algum produto que contenha antibióticos. Enfaixe o local e repita o procedimento uma ou duas vezes ao dia.

A calêndula ou margarida é outra das plantas mais procuradas na medicina alternativa, especialmente para a cicatrização de feridas e todos os tipos de lesões da pele, devido à sua ação antisséptica, anti-inflamatória, antibacteriana, calmante, analgésica e cicatrizante.

O poder cicatrizante da Camomila, da Babosa e da Arruda
Possui propriedades antibacteriana, é relaxante e calmante; tanto o chá, quanto as próprias flores, aplicadas na pele (através de emplasto ou cataplasma) ajudam na cicatrização, pois suas propriedades aceleram o processo de fechamento do edema.

O que é a habronemose equina? A habronemose cutânea equina, popularmente conhecida como “ferida de verão”, é uma doença parasitária causada por uma reação de hipersensibilidade (alergia) às larvas de vermes dos gêneros Habronema muscae, Habronema majus e Draschia megastoma que parasitam o estômago de equinos.

Com isso, pode ocasionar quatro tipos de habronemose como: gástrica, cutânea, conjuntiva e pulmonar (SILVA, et al.,2003).

Macroscopicamente, há lesões na pele que variam de 5 a 15 cm de diâmetro, com superfície ulcerada; ao corte há um tecido esbranquiçado com áreas focais branco-amareladas e, ocasionalmente, focos mineralizados. A realização de biópsia permite a diferenciação entre pitiose e habronemose cutânea.

Entre os antibióticos para equinos mais fáceis de aplicar e eficientes no efeito está o antibiótico Gentatec® da Chemitec. Um dos destaques é que a medicação é solúvel em água e tem elevada estabilidade, facilitando o manuseio.

Sugestão de Tratamento
Dentre as opções de antibióticos, a Cefalexina, pertencente à primeira geração das Cefalosporinas, é o antibiótico de primeira escolha por apresentar elevada eficácia, principalmente devido ao excelente efeito antiestafilocócico, além de ser seguro resultando em baixos efeitos colaterais.

Um ponto importante para o tratamento de feridas inflamadas é a limpeza adequada do local. Então, tenha uma higienização adequada e procure lavar com água filtrada ou destilada. Em alguns casos, o recomendado é usar o soro fisiológico para manter o local limpo, como em feridas “crônicas”.

CHEGA DE COCEIRA
Apoquel está aqui para ajudar a aliviar a coceira associada às dermatites alérgicas e controle da dermatite atópica.

Antibióticos e antifúngicos são utilizados para o tratamento na forma de pomadas, shampoos, dentre outros medicamentos de uso externo, e ao mesmo tempo medicamentos via oral. Até a recuperação o animal deve ficar isolado, e recomenda-se desinfetar o local e os objetos com álcool, amônia quaternária ou álcool iodado.

Diagnóstico e tratamento da dermatite em cães
“Na maioria das vezes, os tratamentos costumam incluir banhos com um shampoo para dermatite canina prescrito pelo veterinário”, completa a doutora. No caso da dermatite por alergia alimentar, uma ração hipoalergênica pode ser indicada.