Como fazer arte com esponja?

Perguntado por: smonteiro8 . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 6 votos

Directamente: mergulhando a esponja na tinta, vamos receber muita tinta. Com pincel: atrasa um pouco mais o processo, mas em muitos casos é mais eficaz em termos de ser exactamente o que queremos. Para tal, pegamos numa carga de cor com o pincel e aplicamos-la à esponja, como se a estivéssemos a pintar.

A tinta látex é a mais fácil de pintar com esse instrumento, e você pode encontrá-la em lojas de ferramentas e de materiais de construção.

Use a esponjinha para passar sombra
Depois, é só escolher a cor para a parte de fora, cremosa ou em pó, e usar a ponta para esfumar, dando batidinhas. A pontinha vai aplicar e o resto da esponja vai espalhar, fazendo o efeito degradê perfeito e sem esforço.

Para aplicar a textura utilize desempenadeira e espátula de aço. Já para fazer os desenhos da textura utilize: desempenadeira de pvc; rolos de textura; pente de textura; espátulas dentadas e pincéis de textura.

Estêncil é uma palavra que vem da palavra inglesa stencil (modelo), embora em muitos casos seja utilizada sem um modelo. Neste caso a tinta é aplicada no suporte com pequenos toques da esponja, tente não arrastar, dê apenas pequenos toques como se fosse um pontilhismo muito espesso.

Para essa atividade separe uma esponja e amarre-a ao meio com um pedaço de barbante para que ela fique com formato de uma borboleta. Lembre-se de aproveitar a oportunidade para ensinar a criança a usar uma pequena quantidade de tinta para não encharcar a esponja.

Natural porque é construída e encontrada na natureza, como a areia, folhas e madeira. A artificial é produzida pelo ser humano, como as texturas em paredes. Textura visual ou gráfica – aquela que é sentida pelo olhar e observação. Textura tátil – aquela sentida pelo toque.

Depois da limpeza e antes de aplicar a textura ou o grafiato, você pode utilizar uma camada de selador ou um fundo preparador de paredes, ele ajuda a garantir uma maior durabilidade do revestimento e aumenta ainda mais a uniformidade da superfície e resistência a umidade.

Comece pelo básico
Por isso, comece pelos princípios básicos do desenho, treinando formas geométricas e técnicas de luz e sombra, hachuras, reparando em aspectos como perspectiva, proporção, cores etc. Dominar o básico é fundamental para quem quer aprender sozinho e aperfeiçoar suas habilidades de desenho.

Passo 1: Faça uma marcação com fita crepe delimitando o espaço de cada cor e pinte a parte de baixo com a tonalidade mais escura. Passo 2: Use um pincel ou esponja e esfume as divisões. Passo 3: Use a tonalidade intermediária para pintar o meio e uma mais clara para a parte de cima da parede. Repita o esfumado.

Preencha o interior das nuvens com o pincel.

  1. Use uma esponja, em vez do pincel, caso você queira deixar as nuvens bem mais fofas.
  2. Não esfregue o pincel na parede. Dê pinceladas em uma única direção de cada vez.

Pintura Bauer é na verdade o nome popular aqui no Brasil da técnica de pintura alemã Bauernmalerei, que significa “pintura campestre ou camponesa”. O estilo rústico da pintura Bauer data do século XVII.

O ponto chave para conseguirmos as pinceladas é prestar atenção na mistura certa da tinta. Ela tem que ser precisa na cor que você quer colocar, com isso é muito importante entender escolher bem as cores, assim podendo acertar a tonalidade a saturação e cor desejada.

carimbeira

Também conhecida como carimbeira, a almofada de carimbo tem a função de armazenar a tinta que será transmitida ao carimbo.

OBJETIVO: Exploramos com as crianças pequenas as possibilidades de pintura com diferentes materiais, observando movimentos, texturas e sensações com tais objetos.

Coloque a borboleta em um vidro de conserva com uma folha de papel-toalha molhada.

  1. O tempo de relaxamento depende do tamanho da borboleta: se ela tiver entre 2,5 e 7,5 cm, conte dois dias; se for maior, conte até uma semana.
  2. Se a borboleta não couber no vidro, troque-o por um pote de plástico grande e com tampa.

Podes adicionar umas gotas de corante alimentar se o desejares. Coloca cerca de 25 ml de uma solução de água com bicarbonato de sódio numa outra proveta ou noutro copo. Mistura as soluções numa proveta de 250 ml, ou no copo maior. Observa a formação de espuma.