Como descobrir o CTe de uma NF?

Perguntado por: ogomes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 18 votos

Como consultar uma NF-e ou CT-e no Portal Nacional da Sefaz?

  1. Acesse o Portal da Sefaz: NF-e: http://www.nfe.fazenda.gov.br. ...
  2. Clique na opção de Consulta Completa: ...
  3. Informe a Chave de Acesso da NF-e ou CT-e, o código que aparece na imagem e clique em Continuar:
  4. Serão exibido todos os Dados da NF-e ou CT-e:

A Chave de Acesso do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) deverá possuir uma sequência de 44 caracteres numéricos representados pelos seguintes campos: Código da UF do emitente, Ano e Mês de emissão, Modelo, Série, Número do CT-e, Forma de emissão, Código Numérico e Dígito Verificador.

O CTe é para transporte intermunicipal e interestadual. A NFSe é para o transporte dentro do município do contribuinte.

Uma sequência de 44 dígitos, onde cada um representa um dado a respeito dessa nota. Composta em onze blocos de quatro dígitos cada. Os grupos que compõem a chave de acesso são: cUF: código do estado onde está a empresa emitente da NF-e (2 dígitos);

Com consultar e baixar o XML do CT-e no Portal Nacional da SEFAZ? Acesse o site do Portal Nacional do CT-e. Na própria página inicial, localize o campo “Serviços mais acessados” e clique em “Consultar CT-e”. Insira a chave de acesso do CT-e e clique na opção “não sou um robô”.

Quem deve emitir CTe no redespacho? Nessa situação, cada transportadora é responsável por emitir seu CTe, o qual irá conter informações a respeito do serviço que foi contratada para fazer, mas existem algumas diferenças na informação do Conhecimento.

Como baixar o XML de um CTe? Existem duas formas para baixar XML de CTe: digitando a chave de acesso pelo Portal Nacional do CTe ou usando uma plataforma de captura de XML, como a ConexãoNF-e. Usando o Portal Nacional do CTe, é necessário digitar a chave de acesso contida no DACTE e resolver um captcha.

O novo documento para transporte de carga NÃO substitui a emissão de CTe e MDFe. Portanto, sim, ainda é necessário emitir esses registros. Isso porque o DT-e foi criado para fins logísticos e não para fins tributários.

Quem emite CTe precisa emitir Nota Fiscal? Conforme já foi falado, o CTe deve ser emitido sempre que houver uma prestação de serviço de transporte de cargas realizada entre municípios ou entre estados da federação.

Confira os principais tributos no transporte de cargas

  • IPI. Imposto referente ao transporte de mercadorias industrializadas nacionais e importadas e pode variar conforme o tipo de produto a ser fretado. ...
  • PIS. ...
  • Cofins. ...
  • IRPJ. ...
  • INSS. ...
  • ICMS. ...
  • CSLL.

A Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) é usada para as prestações de serviços de transporte de carga dentro do município e é tributada pelo ISS (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza).

DANFE

A chave de acesso da nota é uma numeração (como de código de barras) de 44 dígitos. Ela pode ser encontrada no DANFE.

Quando o assunto é Nota Fiscal eletrônica (NFe) modelo 55, o documento fiscal não existe fisicamente. O DANFe (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica) que acompanha a mercadoria não substitui o XML.

Como fazer a consulta de nota fiscal em XML?

  1. Passo 1: acesse o Portal Nacional da NF-e;
  2. Passo 2: escolha o serviço “Consultar NF-e”;
  3. Passo 3: digite a chave de acesso;
  4. Passo 4: resolva o captcha;
  5. Passo 5: insira o certificado digital A1 ou A3;
  6. Passo 6: baixe o arquivo XML da NFe.

Veja como fazer o download de XML pelo site da SEFAZ:

  1. Acesse o Portal Nacional da NFe;
  2. Selecione "Consultar NFe completa";
  3. Digite a chave de acesso da nota fiscal;
  4. Resolva o captcha e clique em "continuar";
  5. Após carregar as informações, insira o certificado digital e faça o download de XML;

Posso utilizar a mesma nota fiscal para emissão de dois CTes em períodos diferentes? Tecnicamente é possível fazer a emissão de mais de um CTe utilizando as mesmas notas fiscais vinculadas em um outro CTe, pois, a própria SEFAZ não bloqueia ou rejeita este tipo de operação.

O CTe, ou ainda, Conhecimento de Transporte Eletrônico é um documento digital, emitido e armazenado de forma 100% digital. Em síntese, este documento surgiu visando substituir o antigo CTRC, emitido em papel. Dessa forma, possui o objetivo de autorizar a prestação de serviços de transporte.