Como descobrir o instrumento certo pra mim?

Perguntado por: imorgado . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.3 / 5 20 votos

O primeiro passo para escolher o instrumento certo é considerar seus interesses musicais. Se você gosta de música clássica, pode querer aprender a tocar violino, piano ou flauta. Se você gosta de rock ou música pop, pode preferir guitarra ou bateria.

Se você tem pouco tempo para dedicar a esse aprendizado e pressa para começar a tocar músicas alguns são mais indicados A bateria, violão, guitarra e canto, por exemplo, são instrumentos que, já nas primeiras aulas você consegue ter um resultado significativo e começar a tocar algumas músicas.

Instrumentos mais difíceis para se aprender a tocar

  1. Violino. Uma série de fatores faz o violino ser um dos instrumentos mais complexos, exigindo muita dedicação e foco. ...
  2. Harpa. Esse instrumento tem um grande número de cordas, o que por si só já dificulta o aprendizado. ...
  3. Oboé ...
  4. Piano. ...
  5. Acordeão. ...
  6. Bateria.

O corpo pode ser considerado o primeiro instrumento musical. Você sente a presença do ritmo na batida do coração, na respiração ou ao caminhar. Através da voz, das palmas, dos movimentos com a língua, lábios e com outras partes do corpo, são reconhecidos inúmeros timbres e produzidos diversas melodias e ritmos.

Instrumentos mais fáceis para se aprender a tocar

  • Chocalho. De modo geral, podemos dizer que os instrumentos de percussão são mais simples de aprender. ...
  • Baixo. Quando pensamos em aprender um instrumento de cordas, logo nos vem à cabeça o violão. ...
  • Triângulo. ...
  • Bateria. ...
  • Gaita. ...
  • Bongô ...
  • Flauta doce.

O piano

O piano é freqüentemente considerado o instrumento musical mais completo do mundo, e não é coincidência que muitos cantores e músicos profissionais tenham uma boa base no piano.

O instrumento mais barato de todos é gratuito: a voz. Isso mesmo, a voz não deixa de ser um instrumento, já que a utilização correta das cordas vocais produz melodias. Fora esse, alguns dos instrumentos baratos são os básicos da percussão, como pandeiro, agogô e similares.

Confira: 1. Violão. O violão é um dos instrumentos musicais de corda que é mais tocado no mundo inteiro. O Ukulele é um instrumento havaiano que cada dia mais vem agradando o mundo.

Com o violão é importante trabalhar muito a coordenação motora, mas é mais complexa a questão das notas, acordes e visualizar isso no violão é mais difícil. Já no teclado, a visualização das notas e acordes é mais fácil, porém é necessário muito mais tempo de estudo para se chegar a um nível alto no piano ou teclado.

Apesar de haver diferenças significativas entre os dois instrumentos, costumamos dizer que quem toca piano consegue se adaptar ao teclado; já o contrário, fica mais difícil. A discussão é bem grande sobre isso.

Podemos perceber mais facilidade no estudante de guitarra quando ele inicia os estudos de violão. A semelhança entre os dois instrumentos são muitas e isso faz com que haja mais avanço de forma mais rápida.

Stylophone

Stylophone. (via) Inventado em 1967 por Brian Jarvis, o stylophone é um pequeno instrumento eletrônico constituído de um teclado de metal, que deve ser tocado usando uma caneta stylus.

O oboé entra nessa lista não só porque é difícil de ser tocado, mas também porque é um dos menos conhecidos que você vai ler hoje. Saiba quais são os 10 instrumentos musicais mais difíceis de aprender a tocar no mundo.

eufónio

O eufónio parece uma tuba, mas não é. Parece um trompete, mas também não é. É da família dos instrumentos de sopro e metais graves, mas, segundo Marco Martins, tem o som mais bonito.

Com o nariz, expirando, inspirando e fungando. Com a boca, estalando a língua, assobiando, assoprando, jogando beijo, tossindo, enchendo a boca de ar e soltando devagar ou apertando as mãos nas bochechas. Com os dedos, estalando ou batendo os dedos contra a palma da outra mão e batendo em várias partes do corpo.