Vai dar certo ou vai dar certo?

Perguntado por: ralves . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 19 votos

Vai dar certo ou vai dá certo? Como dito acima, essa expressão tem uma forma correta: “Vai dar certo”, com o verbo no infinitivo é a maneira certa de escrever essa locução, sendo que “vai” se torna um verbo auxiliar.

Dá é a forma conjugada do verbo dar na 3. ª pessoa do singular do presente do indicativo (ele dá) ou na 2. ª pessoa do singular do imperativo (dá tu). Dar é a forma do verbo no infinitivo.

O #VaiDarCerto, que nasceu de forma espontânea, é a esperança de dias melhores. Este bordão traduz o compromisso diário de toda a Unimed Fortaleza em meio a todas as adversidades, para garantir o cuidado e cumprindo uma grandiosa e importante missão: cuidar das pessoas.

dar

  1. Presente. eu. dou. tu. dás. ele/ ela/ você dá nós. damos. ...
  2. Pretérito Perfeito. eu. dei. tu. deste. ele/ ela/ você deu. nós. demos. ...
  3. Pretérito Imperfeito. eu. dava. tu. davas. ele/ ela/ você dava. nós. dávamos. ...
  4. Pretérito Mais-Que-Perfeito. eu. dera. tu. deras. ele/ ela/ você dera. nós. déramos. ...
  5. Futuro. eu. darei. tu. darás. ele/ ela/ você dará nós.

Dará vem do verbo dar. O mesmo que: oferecerá, trocará, transferirá, venderá, pagará, recompensará, gerará, promoverá, comunicará.

Significado de Dar
verbo bitransitivo Oferecer alguma coisa a alguém sem pedir nada em troca: deu comida ao mendigo. Ofertar como presente ou retribuição a: deu ao filho um computador. Trocar uma coisa por outra; transferir: deu dinheiro pelo carro. Ceder alguma coisa em troca de dinheiro; vender: dê-me aquele relógio.

Resposta verificada por especialistas. A frase correta dentre as duas opções apresentadas é: "Ainda dá tempo de vir". A palavra "dar" é um verbo que significa entregar ou oferecer alguma coisa, ou seja, dar a posse de algo a alguém.

A diferença entre me e mim é que o “me” é um pronome oblíquo átono empregado como objeto direto ou indireto, ou seja, desempenha o papel de complemento verbal, não sendo acompanhado por preposição. Já o “mim” é um pronome oblíquo tônico e tem a função de objeto indireto, sendo sempre acompanhado de preposição.

Dá indica a 2. ª pessoa do singular: dá tu. Dê indica a 3. ª pessoa do singular: dê você.

O correto é NOSSA VIDA, e NOSSO CORAÇÃO. Trata-se de um caso de uso inadequado do plural. Quando nos referimos a grupos, pessoas diversas, ficam no singular os atributos e partes do corpo que são únicos em cada indivíduo.

Olá Tung, as duas palavras querem dizer a mesma coisa, não há diferença alguma. SERÁ e VAI SER são corretas, mas nós usamos SERÁ com mais frequência.

1 ter êxito, ter sucesso, funcionar, resultar, resolver-se, correr bem.

Invariavelmente: "Tudo, com certeza, vai dar certo"! Acredite nisso! Eu acredito em você!

É uma frase muito usada quando alguém te estressa ou faz brincadeiras de mal gosto!

Verbo dar - Verbo irregular da 1ª conjugação.

O verbo dar não flexiona no plural na expressão apresentada porque é utilizado como impessoal, com um valor semelhante a «não ser possível». Os verbos impessoais ou os verbos utilizados numa construção impessoal conjugam-se apenas na terceira pessoa do singular.

Bom, vejamos: a) “Vou à escola” passa a ideia de que o interlocutor (quem fala) irá voltar em questão de horas. Dessa forma, a noção que temos, como ouvintes, é de algo temporário, ou melhor, de curta duração. b) “Vou para a escola” já indica um período maior de tempo, praticamente definitivo.

Para é a forma mais correta de escrita da preposição, estando o seu uso sempre adequado. Deverá ser usada na linguagem escrita e na linguagem formal. Pra é a forma mais informal da preposição, devendo apenas ser utilizada na linguagem falada ou em textos informais e descontraídos.

A seguir, confira algumas classificações e regras básicas dos termos que te ajudarão:

  1. Ver: verbo no infinitivo.
  2. : verbo “ver” conjugado na terceira pessoa do singular no presente do indicativo.