Como descrever a função de telemarketing?

Perguntado por: ealbuquerque . Última atualização: 20 de maio de 2023
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O Operador de Telemarketing faz a comunicação com o cliente por meio de uma conversa telefônica. Ele faz esse atendimento com o objetivo de esclarecer dúvidas, registrar informações e ofertar produtos ou serviços.

O empregado que tem como principal instrumento de trabalho o uso de telefone para contatar clientes, fazendo grande quantidade de ligações ao longo dia, caracteriza-se como operador de teleatendimento ou de call center e, portanto, faz jus à jornada reduzida de 6h diárias ou 36h semanais.

Um operador de call center é o profissional responsável por fazer ou receber as ligações dos clientes.

Essa habilidade envolve uma série de questões, como os cuidados com a voz, saber se expressar bem na língua portuguesa, não falar gírias, evitar cometer vícios de linguagem e saber expor os argumentos de forma clara e convincente.

Uma opção é dizer, por exemplo: Busco minha primeira experiência profissional na área de telemarketing. Se a vaga oferecida for de um estágio, é possível escrever algo na linha: Busco uma oportunidade na área de Comunicação e Marketing para desenvolver os conhecimentos adquiridos em minha formação.

Geralmente, recomenda-se a seguinte ordem:

  • Cargo.
  • Nome da Empresa / Localização.
  • Período trabalhado.
  • Breve descrição ou lista de responsabilidades/conquistas.

O resumo profissional deve incluir os seguintes itens:

  • O seu título profissional;
  • Os seus anos de experiência;
  • A sua principal experiência profissional;
  • A sua principal formação acadêmica;
  • Uma conquista relevante;
  • Como pretende ajudar a empresa.

Os principais itens descritos neste campo são:

  1. nome da empresa onde trabalha ou já trabalhou;
  2. período que trabalhou na organização (ou ainda está trabalhando);
  3. descrição da empresa (breve);
  4. último cargo ou função que atuou;
  5. descrição das suas atividades na organização.

As principais aplicações do telemarketing são as seguintes:

  • Serviço de atendimento ao cliente;
  • Vendas / captação de encomendas;
  • Pesquisas ou estudos de mercado;
  • Cobranças;
  • Agendamento de visitas de vendedores;
  • Actualização de cadastro.

Enquanto o telemarketing tem o objetivo de vender produtos e serviços ou iniciar a prospecção de clientes, o teleatendimento foca no atendimento resolutivo, oferecendo suporte até mesmo após a venda.

O que faz um Operador de Telemarketing ? Operador de Telemarketing, ou Atendente de Telemarketing, é a pessoa responsável pelo atendimento de clientes via telefone.

O Atendente é o responsável pelo atendimento - pessoal ou telefônico - garantindo o suporte necessário ao cliente. E durante esse processo de atendimento, ele esclarece e dá apoio em dúvidas, faz registro de reclamações, fechamento de vendas e etc.

Atendimento ao Cliente

  1. Resolução de problemas profissionais, como queixas e reclamações.
  2. Experiências em ordem cronologia.
  3. Certificações.
  4. Idiomas e seus nível.
  5. Informática.
  6. Atividades extracurriculares.

Dicas para fazer um ótimo resumo de qualificações
A seguir fale da sua experiência, qual cargo ocupou e as principais áreas de atuação. Utilize adjetivos como sólida, excelente, profunda experiência para dar destaque as competências e principais vivências de sua carreira.

Quero desenvolver minhas habilidades e também contribuir para o sucesso da empresa. Em busca de uma oportunidade para desenvolver e melhorar meus conhecimentos, e também algo que possa me instruir de forma crescente e contínua, visando sempre o crescimento entre mim e a empresa.