Como fazer para não receber ligações de telemarketing?

Perguntado por: epimenta . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.9 / 5 4 votos

O Não Me Perturbe é uma lista nacional para quem não deseja receber ligações de telemarketing de empresas cadastradas dos setores de telecomunicações e instituições financeiras (operações de empréstimo consignado e cartão de crédito consignado bancário). Até agosto de 2022, haviam se cadastrado 5,7 milhões de usuários.

O que são essas ligações? Na maioria dos casos, ligações de números aleatórios vêm de serviços de robô contratados por empresas de telemarketing. Basicamente, são programas de computador que disparam milhares de chamadas para mapear números que atendem.

Mesmo com o número bloqueado, as empresas de telefonia e os bancos tem permissão de ligar para você em alguns casos: para fazer cobranças de dívidas ou fazer pesquisas de satisfação sobre os seus serviços - desde que não ofereçam outros produtos. A sua internet está travando muito?

As ligações de cobrança de dívidas são permitidas, mas não podem ser a qualquer hora ou inúmeras vezes ao dia. Portanto, ligações excessivas são proibidas, assim como as chamadas em horário de descanso (à noite ou nos fins de semana).

Ativar o recurso Não Perturbe

  1. Acesse Ajustes > Foco.
  2. Toque em Não Perturbe.
  3. Em Ativar Automaticamente, defina a opção de ativar automaticamente o recurso Não Perturbe em um determinado horário, local ou enquanto estiver usando um determinado app.

Muito provavelmente, o que acontece quando seu telefone toca, você atende e, então, desligam na cara, é que seu número está sendo usado por um sistema de telemarketing, feito para atingir a maior quantidade possível de consumidores.

Segundo o livro bíblico do Apocalipse, 666 é o número do demônio.

A mensagem varia de acordo com a operadora, mas tende a ser algo do tipo: "O número para o qual você ligou está indisponível." "O número para o qual você ligou não está aceitando ligações no momento." "O número para o qual você está ligando está temporariamente fora de serviço."

Tempo necessário: 5 minutos.

  • Acesse o aplicativo nativo “Telefone”; É o aplicativo pelo qual você faz ligações;
  • Na tela inicial do aplicativo, abra o menu de configuração; ...
  • Selecione a opção “Configurações”;
  • Ative a opção “Proteção ID de chamadas e spam”
  • Ative a opção “Bloquear chamadas de spam e scam;

Desde o início de 2022, as empresas que trabalham com serviços de telemarketing precisam utilizar uma linha telefônica fixa. Com isso, o cliente consegue reconhecer os números que fazem as chamadas e escolher se deseja receber ou rejeitar a ligação.

Opção alternativa

  1. Baixe o Truecaller. No Google Play Store ou App Store, pesquise por Whoscall e baixe no seu celular;
  2. Clique em “Começar” Na tela inicial do app, clique no botão verde “Começar”;
  3. Clique em “Aceitar e continuar” ...
  4. Coloque o app como padrão. ...
  5. Faça login. ...
  6. Defina todas as permissões do app. ...
  7. Insira o seu DDD.

As ligações de cobrança excessivas portanto é considerada uma prática abusiva. Tal prática deve ser coibida pelo judiciário por atacar a imagem e a honra da pessoa. Por tal razão há a possibilidade de pedir danos morais pela ligação de cobrança excessiva.

A cobrança de forma legítima é um direito de empresas e fornecedores, mas é preciso ter cuidado com os abusos. Ligações excessivas e outros constrangimentos são proibidos.

Se avisar a própria empresa sobre a cobrança indevida e não adiantar, o próximo passo é procurar entidades de defesa ao consumidor, como o Procon. Também é possível acionar a justiça por meio de ação judicial, se a situação for muito grave.

É possível silenciar o smartphone com o "Não perturbe". Esse modo pode desativar o som, impedir vibrações e bloquear perturbações visuais. Você pode escolher o que bloquear e o que permitir.

Ativar ou desativar o modo Não perturbe

  1. Verifique se o dispositivo móvel ou tablet está vinculado à mesma conta do alto-falante ou tela.
  2. Abra o app Google Home .
  3. Toque e mantenha pressionado o bloco do dispositivo.
  4. Toque em Configurações Notificações e Bem-estar digital. ...
  5. Ative ou desative o recurso Não perturbe.

O bloqueio ocorrerá em até 30 dias corridos a partir da data de solicitação. Para consultar sua solicitação ou realizar o desbloqueio, basta acessar o site com o seu login e senha.