Como descrever o cargo de jovem aprendiz?

Perguntado por: aaraujo . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.7 / 5 19 votos

A tarefa do aprendiz, na maioria das vezes, é de caráter administrativo e tem como papel principal exercer o aprendizado, mostrar os desafios e encaixá-lo na rotina de trabalho. No Brasil, o aprendiz é amparado pela lei do Aprendiz, aprovada no ano 2000 e regulamentada em 2005.

Seja direto no objetivo
O segundo campo a ser preenchido no currículo é o do objetivo. Neste caso, os especialistas aconselham colocar algo como "Jovem Aprendiz" ou utilizar o nome descrito no anúncio da vaga, por exemplo. "Você também pode colocar qual seu objetivo de fato.

O perfil profissional é entendido como um breve resumo sobre as experiências de carreiras e as principais competências do candidato. Você deve colocá-lo no início do currículo, destacando brevemente seu histórico profissional e as habilidades que você adquiriu com essas experiências.

"Geralmente o ideal é colocar o cargo para o qual a pessoa está se candidatando", diz Flávia. Outra opção é não colocar o objetivo e destacar suas habilidades para a posição na carta de apresentação. Erros de português são inaceitáveis no currículo.

A resposta para essa pergunta pode variar dependendo da situação, mas de maneira geral, é importante expressar entusiasmo e interesse pelo cargo desejado. Quando perguntado diretamente sobre o cargo, o ideal é destacar como suas habilidades e experiências se encaixam no perfil da vaga.

Principais atividades e responsabilidades
Conferir e organizar a correspondência; Organizar, arquivar e digitalizar documentos; Conferir os materiais de escritório e solicitar à área de facilities, caso esteja em falta; Atender ligações, quando necessário.

Ao escrever o primeiro currículo, o campo “Experiência Profissional” pode ser substituído pelas suas qualificações, as características e conhecimentos que você acumulou ao longo dos anos e que o ajudarão na vaga pretendida. Assim, você precisa fazer um exercício de autoconhecimento.

Uma boa forma de responder é mencionando as habilidades e conhecimentos que você quer desenvolver no período de cinco anos, assim como projetos e capacitações que quer concluir. Você pode até mencionar as aspirações de permanecer na empresa, assumir outras responsabilidades e até subir de cargo.

O objetivo profissional deve refletir o seu plano de carreira e suas expectativas com o futuro emprego. Não seja genérico, raso ou prolixo. Fuja também de frases muito longas e cheias de detalhes que não levam a lugar algum. Saiba que as empresas valorizam os profissionais que têm foco e sabem aonde querem chegar.

Uma boa apresentação pessoal deverá explicar quem é você e quais são as suas habilidades e qualificações. Cuidado para não exagerar, mas compartilhe seus pontos fortes. Não é necessário e nem há tempo para ser muito específico. Contudo, é importante mostrar que você sabe o que busca, quais são os seus objetivos.

Você pode utilizar tópicos como:

  1. formação acadêmica;
  2. principais experiências na sua área de atuação;
  3. conquistas, promoções e reconhecimentos obtidos ao longo da carreira;
  4. competências mais relevantes para a realização do seu trabalho;
  5. objetivos pessoais e profissionais.

Não minta e não seja muita abrangente: explique com detalhes simples as atividades, mas não invente tarefas e/ou projetos. Evite copiar ou ter algo bem parecido: não se esqueça que os recrutadores recebem milhares de currículos, por isso, busque fugir dos clichês e ser original ao descrever o seu perfil profissional.

A área de interesse é uma seção em seu currículo que fala sobre seus interesses e hobbies, como jogar futebol, montar computadores, ler livros sobre a história do Brasil, escrever, viajar, fotografar, ou qualquer coisa que seja relevante para o perfil do trabalho que você está se candidatando.

Você pode iniciar sua resposta demonstrando sua compatibilidade com a empresa, demonstrando valores e objetivos em comum, justificando o quanto fazer parte desta empresa impactaria em sua carreira e que tipo de contribuição você poderia dar em contrapartida.

A descrição de cargo para auxiliar administrativo se resume em: garantir suporte administrativo e operacional às demais áreas da empresa, com o atendimento telefônico, organização de arquivos, envio de documentos, gestão de planilhas etc.

Ajuda nas rotinas do departamento de operações, fazendo atendimento telefônico, acompanhamento de relatórios operacionais, elaboração de planilhas e controle de arquivos.

Coloque a sua formação acadêmica em primeiro plano. Mencione também as suas principais características pessoais e objetivos profissionais. Inclua também os seus interesses pessoais caso eles demonstrem compatibilidade com a empresa.

Tocar projetos pessoais, ajudar voluntariamente organizações relacionadas ao tema e investir em cursos e eventos, por exemplo, são ótimas maneiras de entrar em contato com um novo universo. A melhor parte? Angariar experiência não é difícil e há muitas portas abertas por aí. Basta saber onde elas estão.

Objetivo de currículo para profissional inexperiente
Caso tenha, não deixe de lado os projetos e estágios realizados na faculdade. Demonstre que você tem uma pequena atuação em sua área. Também busque valorizar a vontade de conseguir uma vaga e indique habilidades que podem compensar a falta de experiência.

As principais informações que devem constar no currículo sobre sua experiência profissional são:

  1. nome da empresa;
  2. tempo em que ficou lá e cargo;
  3. principais atividades/responsabilidades;
  4. conquistas.

Para inserir sua experiência profissional no currículo, você deve:

  1. Traçar uma linha do tempo, da mais nova para a mais antiga;
  2. Inserir o cargo, nome da empresa e período trabalhado (mês/ano);
  3. Colocar em tópicos suas atividades de forma resumida.