Como descrever uma colisão lateral?

Perguntado por: ibotelho . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 12 votos

As colisões laterais são aquelas que um veículo atinge as portas do outro. Esses sinistros de trânsito também podem causar consequências graves para os condutores e passageiros do veículo.

Em suma, é um choque entre dois veículos (independentemente do tipo, como um carro contra outro, ou carro e moto e assim por diante). Em uma interpretação mais ampla, abalroamento pode ser, também, a colisão de um veículo contra outra coisa, como um poste e objetos fixos.

Colisão Lateral

  • Entorse contra lateral do pescoço.
  • Fratura de coluna cervical.
  • Tórax instável lateral.
  • Ruptura traumática da aorta.
  • Ruptura do Diafragma.
  • Lesões de Baço, fígado e rim.
  • Fratura de pelve (quadril)

Como registrar

  1. dados pessoais do envolvido no acidente.
  2. números da placa e do Renavam do veículo que conduzia.
  3. endereço.
  4. data e hora.
  5. dados do outro condutor envolvido.
  6. características do outro veículo.
  7. testemunha (se tiver)
  8. breve relato do fato.

Colisão é a interação, num curto intervalo de tempo, entre dois ou mais corpos que inicialmente encontram-se livres, produzindo uma configuração final, também envolvendo corpos livres. É importante enfatizar que por interação entendemos como a ação de forças internas que formam pares de forças do tipo ação – reação.

As colisões podem ser classificadas em três tipos: a colisão elástica, a colisão parcialmente elástica e a colisão inelástica.

  • Colisão elástica ou perfeitamente elástica.
  • Colisão Parcialmente Elástica.
  • Colisão Inelástica.

As colisões inelásticas são aquelas que os corpos seguem com a mesma velocidade final após o choque. Já as colisões elásticas são aquelas que os corpos seguem com velocidades finais diferentes após o choque.

O abalroamento é uma batida, ou seja, trata-se de uma colisão que ocorre entre um veículo em movimento e um objeto, como um poste ou ainda um muro, por exemplo.

Significado de Abalroamento
substantivo masculino Choque; colisão violenta de uma coisa com outra. Colisão; ação de abalroar, de colidir, de chocar. [Figurado] Investida contra: abalroamento de investigações.

Vimos que na definição decolisão” ambos os veículos estariam em movimento, e caso um deles esteja inerte, ou não sendo um veículo, seja um objeto fixo ou móvel sem movimento, dizemos que ocorreu um “choque”.

Presume-se a culpa do motorista que colide na parte traseira do veículo que está imediatamente a sua frente. A referida presunção de culpa é juris tantum, podendo ser elidida pela demonstração de que o acidente foi ocasionado pelo condutor do veículo abalroado.

É um documento que deve trazer as principais informações sobre a ocorrência. Ele precisa ser o mais claro e objetivo possível e trazer provas concretas, como imagens.

Registrar Ocorrência Policial Online

  1. Acessar o Portal. Nessa etapa o cidadão deve acessar o Portal da Delegacia Virtual do Ministério da Justiça e Segurança Pública. ...
  2. Selecionar o Estado onde o fato ocorreu. ...
  3. Selecionar a natureza correspondente ao fato que deseja comunicar. ...
  4. Preencher o formulário de comunicação.

Existem duas fases durante uma colisão: a deformação e a restituição. Quando dois corpos que colidem entram em contato, inicia-se a fase da deformação, que se encerra quando os dois corpos ficam em repouso entre si. Imediatamente depois, inicia-se a fase da restituição que irá terminar com a separação dos corpos.

Ao estudar as colisões, consideramos o choque unidimensional (ou frontal) entre dois corpos que não sofrem ação de forças dissipativas – ou seja, livre de resistência do ar e/ou atrito.

Teoria da colisão
São os choques eficazes ou efetivos que resultarão na quebra das ligações dos reagentes e na formação de novas ligações para gerar os produtos. Quando ocorre o choque em uma posição favorável, é formada uma estrutura intermediária entre os reagentes e os produtos conhecida como complexo ativado.

Segundo o órgão, as ocorrências mais frequentes são:

  • colisão no mesmo sentido ou transversal;
  • saída de pista;
  • batida em objeto fixo;
  • capotagem;
  • colisão frontal;
  • atropelamento.

Colisão frontal
Esse é um dos tipos de acidentes mais graves, visto que o somatório de forças mecânicas envolvido nessa ocorrência é bastante grande, gerando um alto dano. Por isso, lembre-se de que ultrapassar um veículo exige paciência e prudência, além de atenção redobrada.

A colisão é chamada de parcialmente elástica, quando após a colisão os corpos se separam mas há perda de energia cinética. A colisão é chamada de inelástica quando, após a colisão, os corpos ficam unidos. Neste caso pode-se demonstrar que sempre existe perda de energia cinética.

Resposta. Colisão é a interação de curta duração entre dois corpos ou mais do que dois corpos, causando simultaneamente a mudança de movimento dos corpos envolvidos devido às forças internas agindo entre eles durante este. Todas as colisões conservam o momento linear.

Este teste simula um impacto frontal de um automóvel com outro carro de massa similar. O veículo é submetido a uma velocidade final de aproximadamente 64km/h e se choca contra barreiras imóveis sem acionar qualquer mecanismo de frenagem.