Como evitar a colisão com o veículo de trás?

Perguntado por: ecunha7 . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
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Fique ligado: atitudes simples podem evitar ocorrências de colisão traseira!

  1. 1 – MANTENHA A REVISÃO DO SEU VEÍCULO EM DIA. ...
  2. 2 – MANTENHA DISTÂNCIA SEGURA DO VEÍCULO A SUA FRENTE. ...
  3. 3 – RESPEITE O LIMITE DE VELOCIDADE. ...
  4. 4 – NÃO UTILIZE O CELULAR AO DIRIGIR. ...
  5. 5 – SINALIZE SUAS AÇÕES DURANTE O PERCUSO.

8 dicas para evitar colisões e acidentes no trânsito

  1. Obedeça à distância segura. ...
  2. Utilize setas e pisca alerta. ...
  3. Respeite as faixas horizontais. ...
  4. Fique atento às sinalizações. ...
  5. Controle a sua velocidade. ...
  6. Descanse sempre que precisar. ...
  7. Faça revisão no carro periodicamente. ...
  8. Conheça procedimentos de segurança.

Na colisão traseira o veículo da frente recebe todo impacto daquele que está atrás. Com isso, toda a energia é convertida em aceleração e desaceleração, simultaneamente, o que é popularmente conhecido como “efeito chicote”.

Porém, é importante saber que pisar na embreagem antes é um procedimento incorreto, pois compromete a eficiência da frenagem e vai contra a direção defensiva. Ao pisar primeiro na embreagem, você corta o trabalho do freio motor, deixando a frenagem do veículo inteiramente sob a responsabilidade do sistema de freios.

Os automóveis com tração traseira possibilitam a realização de manobras esportivas. Eles têm mais equilíbrio e os pneus desgastam por igual. Também tem uma melhor divisão do peso. Outra vantagem é que tem uma potência maior e são mais fáceis de serem rebocados.

Fazer o boletim de ocorrência.

Veja agora algumas sugestões para evitar a colisão com o veículo da frente. Nunca desvie a atenção do que está acontecendo em volta e observe os sinais do condutor da frente, tais como: luz de freio, seta, pisca-pisca, sinalização com os braços, etc., pois indicam o que ele pretende fazer.

Redobre a atenção nas curvas para evitar acidentes nas estradas. Redobrar os cuidados, reduzir a velocidade antes de iniciar a curva e acelerar apenas quando já estiver no meio da curva também é uma boa forma de cuidado. Se a curva for acentuada ou se a visibilidade e aderência na estrada estiverem ruins, reduza.

Existe uma regra simples – a regra dos dois segundos – que pode ajudar você a manter a distância segura do veículo à frente: 1. Escolha um ponto fixo à margem da via; 2. Quando o veículo que vai à sua frente passar pelo ponto fixo, comece a contar; 3. Conte dois segundos pausadamente.

05 dicas para evitar colisões no trânsito

  1. Mantenha a distância segura do veículo da frente. ...
  2. Use corretamente as setas e o pisca-alerta. ...
  3. Controle a velocidade e respeite o limite de cada via. ...
  4. Na hora de dirigir, mantenha sua atenção no trânsito. ...
  5. Faça uma Proteção Veicular.

De acordo com Eliane Pietsak, pedagoga e especialista em trânsito, distância de frenagem é aquele espaço percorrido pelo veículo, desde que se pisa no freio até a parada total do veículo. “A partir do acionamento dos freios, o veículo começa a desacelerar, percorrendo a distância de frenagem”, explica.

Além das lesões de choque, outras lesões comuns incluem:

  • Lesão na cabeça.
  • Lesões cerebrais.
  • Danos aos dentes e mandíbula.
  • Ossos quebrados.
  • Fraturas faciais e desfiguração.
  • Paralisia total ou parcial.
  • Amputações.
  • Danos nos Órgãos.

O art. 29, II, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) determina que existe uma presunção de culpa quanto aos condutores que batem na traseira dos outros.

As colisões podem ser classificadas em três tipos: a colisão elástica, a colisão parcialmente elástica e a colisão inelástica.

  • Colisão elástica ou perfeitamente elástica.
  • Colisão Parcialmente Elástica.
  • Colisão Inelástica.

Cuidados com a embreagem
Evite movimentos bruscos para acionar ou soltar a embreagem; Não segure a embreagem parado no semáforo, isso causa o desgaste precoce dos discos. Espere o sinal abrir; Não “queime” a embreagem, isto é, não acelere e fique com a embreagem acionada por muito tempo.

A pressa ao tirar o pé da embreagem e já pisar fundo no acelerador também pode prejudicar esse componente do carro. A situação faz com que os coxins do motor sejam forçados e danificados com o tempo. As engrenagens da caixa de câmbio também podem ser prejudicadas, além do disco da própria embreagem. Preste atenção!

Fazer o controle de embreagem consiste em manter o veículo parado em uma subida ou descida, sem que os freios sejam utilizados. Para isso, é necessário acionar os pedais da embreagem e do acelerador ao mesmo tempo.

A arquitetura desses carros permite a adoção da tração integral, mas a força do motor geralmente só é enviada ao eixo traseiro em situações de baixa aderência. O motivo disso é que, do ponto de vista de eficiência energética, quando for possível é melhor usar somente a tração dianteira.

É importante engatar a marcha reduzida antes de tentar superar o obstáculo, e sempre com o veículo parado. Cada marca e modelo possui suas próprias características. A tração 4×4 deve ser usada para superar obstáculos e precisa ser desativada assim que não for mais necessária – isso é uma dica geral.

Presume-se a culpa do motorista que colide na parte traseira do veículo que está imediatamente a sua frente. A referida presunção de culpa é juris tantum, podendo ser elidida pela demonstração de que o acidente foi ocasionado pelo condutor do veículo abalroado.