Como desenvolver um extrativismo de forma sustentável?

Perguntado por: amartins . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 17 votos

O extrativismo realizado de modo sustentável pode ser desenvolvido através da exploração não predatória da natureza com a utilização de técnicas que proporcionam baixo impacto ambiental.

Resposta verificada por especialistas
O extrativismo como o conhecemos explora ativamente o meio ambiente e causa alguns problemas ambientais, mas se o extrativismo começar a respeitar o meio ambiente, assim como um processo sustentável de plantação de mudas, esse equilíbrio é possível.

A proposta principal é estimular atividades que contribuam com o equilíbrio dos ecossistemas, principalmente a coleta sustentável de sementes oleaginosas, que reduz a pressão sobre os recursos naturais.

O Governo Federal emite o Certificado de Extrativismo Sustentável para pessoas e empresas que contem com áreas florestais florestas nativas primárias e/ou secundárias e que desejam realizar a extração/coleta de produtos não-madeiráveis, como frutas, folhas, sementes, cascas, bulbos e óleos essenciais.

O extrativismo é uma atividade caracterizada pela extração de bens da natureza. Essa exploração de recursos naturais ocorre com bens de origem vegetal, animal ou mineral. O extrativismo é uma atividade econômica importante, principalmente para o fornecimento de matérias-primas diversas.

O extrativismo sustentável é uma alternativa encontrada para minimizar os impactos no meio ambiente causados pela atividade. Utiliza-se o manejo sustentável da biodiversidade para auxiliar a conservação dos biomas. Além disso, busca-se educar as comunidades inseridas nas regiões mais afetadas pelo extrativismo.

Para reduzir os impactos negativos do extrativismo, é importante que haja uma gestão sustentável dos recursos naturais, garantindo a preservação do meio ambiente e o respeito aos direitos das comunidades locais.

Extrativismo é a prática de extração de recursos da natureza. Constitui uma importante atividade econômica e de subsistência. Existem três tipos de extrativismo: animal, vegetal e mineral. O extrativismo animal compreende as atividades de caça e de pesca.

Práticas importantes para o alcance da mineração sustentável também envolvem: uso de equipamentos de proteção – EPIs dos funcionários e colaboradores; capacitações para o uso de máquinas e equipamentos; realização periódica de vistorias nas áreas operacionais; políticas de gestão ambiental que visem a diminuição dos ...

Diante disso, a mineração sustentável está no foco das atenções. Ela consiste na busca pelo equilíbrio entre a exploração de recursos com a preservação ambiental, desenvolvimento econômico e comprometimento com a saúde e qualidade de vida das pessoas.

O extrativismo gera inúmeros impactos ambientais, como a poluição do solo, a perda da biodiversidade e a remoção da vegetação.

Para conciliar exploração, conservação e sustentabilidade é preciso estabelecer um limite entre o que é necessário extrair da natureza e o que se pode produzir de outra maneira, sem que o meio seja impactado.

Os 3 pilares da sustentabilidade: econômico, social e ambiental.

Tipos de sustentabilidade

  • Sustentabilidade ambiental e ecológica.
  • Sustentabilidade empresarial.
  • Sustentabilidade social.
  • Sustentabilidade econômica.

O conceito de extrativismo refere-se à toda atividade em que ocorre a retirada de recursos do meio ambiente. Dentro do manejo sustentável, a prática do extrativismo é uma forma de exploração que utiliza técnicas que causam o mínimo impacto ambiental, fomentando a renda da população.

É o sistema de exploração de produtos naturais baseado na coleta e extração, de modo sustentável, ou seja, que permita a renovação dos recursos naturais.

O Extrativismo consiste na atividade de extrair os recursos naturais que a Terra oferece por meio da coleta manual ou de máquinas. Trata-se da atividade econômica mais antiga do ser humano, quando este era nômade, sendo praticada até a atualidade.