Como Deus age no sofrimento?

Perguntado por: emartins6 . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.5 / 5 6 votos

Por que o silêncio de Deus diante do sofrimento? A resposta, buscada na teologia de Bruno Forte, se dá a partir da cruz. Por isso, temos como conclusão que a cruz é a certeza de que Deus está no sofrimento. Ele não é sofrimento, mas está no sofrimento por que Cristo esteve na cruz.

Esperar em Deus é aprender que há um tempo determinado por Deus para todas as coisas (Ec 3.1-10), um momento certo e planejado por Ele para cumprir designíos e propósitos em sua vida, incluindo sua vida sentimental. Esse tempo também inclui iniciar suas experiências sexuais somente no casamento.

Em tudo Deus, não promete um mundo sem dor, pelo contrário diz, neste mundo tereis aflições, mas promete que não dará uma dor maior do que se pode suportar. (isso neste mundo). Porém para a eternidade sim esta escrito; Ap21; 4 não haverá mais morte nem dor, nem lágrimas e nem ranger de dentes.

Onde estava Deus, enquanto eu sofria? Tem uma passagem do livro de Jó, que sua mulher pede para ele blasfemar contra Deus, Jó diz: Se aceitamos a felicidade das mãos de Deus, por que não aceitaríamos a infelicidade? Boa pergunta, mas não nos satisfaz no momento da dor.

Mesmo que não desejado, o sofrimento pode trazer grandes ensinamentos, despertando nas pessoas a perseverança, a experiência em lidar com determinadas situações, a capacidade de superar conflitos e dores, e a resiliência (habilidade de se adaptar aos problemas que surgem na vida).

A Bíblia diz que Deus nos ajuda em nosso sofrimento. Isso não significa que Deus irá acabar com o sofrimento, mas que nos criou dotados de força e recursos para enfrentá-lo. A capacidade de perseverar é um desses dons divinos que contribuem para nos tornarmos pessoas melhores, e não nos deixarmos destruir pela dor.

A dor da alma tem como causas situações conhecidas ou desconhecidas do sujeito, que se concretizam em sentimentos e emoções penosas e, muitas vezes, sem descrição possível. O medo, a angústia, a tristeza, a insegurança e a desesperança são paralisantes e tornam-se companhia constante da pessoa.

A dor nos ensina o que a felicidade não pode ensinar. Ensina que pra ser feliz precisamos sofrer, que pra aprender precisamos errar, que pra ter certeza, precisamos insistir, e ensina também, que mesmo depois de passar por tudo, ainda não sabemos nada.

Deus nos dá paz e vitória no meio da angústia.
As muitas dificuldades podem nos angustiar. Mas quando pedimos ajuda a Deus, ele muda a situação. Na angústia aprendemos a depender totalmente de Deus, reconhecendo que sem ele nada podemos fazer. Deus nos ama e não nos abandona na angústia.

Quando amamos a Deus sobre todas as coisas, Ele se torna o desejo de nosso coração. E quem quer mais de Deus terá mais de Deus. Precisamos centrar nossa vida em Deus. Quando nós pomos Deus em primeiro lugar, nossos desejos se submetem a Deus e se alinham com os desejos de Deus.

Perdoa-me pelos meus pecados e que dia após dias possa parecer mais contigo. Mais uma vez peço que guie minha vida sentimental. Meu Deus, teu é o poder, a glória e a honra para sempre. É no nome de Jesus que eu oro, agradeço e peço que as minhas palavras cheguem como um perfume suave ao Senhor!

Ele é onipotente, com todo poder para controlar nossa vida, livrar-nos de dores, evitar todos os acidentes, conduzir em segurança todos os aviões e carros, alimentar-nos, proteger-nos, poupar-nos de trabalho penoso, esforços, doenças e mesmo a morte, se Ele assim desejar.

Dicas Para Vencer a Dor na Alma e Voltar a Se Sentir Feliz

  1. 1 – Fale Sobre o Que Está Sentindo.
  2. 2 – Responsabilize-se Sem Se Culpar.
  3. 3 – Conheça as Suas Emoções.
  4. 4 – Cuide da Sua Autoestima e Se Ame.
  5. 5 – Mude o Que Precisa Ser Mudado.
  6. 6 – Encontre um Significado Para a Sua Vida.
  7. 7 – Tire Lições do Que Está Vivendo.

Salmo 116 - Contra a Aflição. Amo ao Senhor, porque ele ouve a minha voz e a minha súplica. Porque inclina para mim o seu ouvido, invocá-lo-ei enquanto viver. Os laços da morte me cercaram; as angústias do Seol se apoderaram de mim; sofri tribulação e tristeza.

Seja trazido por alguma enfermidade, por acidente ou por qualquer outro incômodo, o sofrimento vem avisar-nos, em geral, que algo fora de ordem necessita ser revisto e transformado em nossa vida.