O que o sofrimento nos ensina?

Perguntado por: aaraujo . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.3 / 5 20 votos

Mesmo que não desejado, o sofrimento pode trazer grandes ensinamentos, despertando nas pessoas a perseverança, a experiência em lidar com determinadas situações, a capacidade de superar conflitos e dores, e a resiliência (habilidade de se adaptar aos problemas que surgem na vida).

Se em vez de negar, lutar contra ou fugir da situação que nos causa dor a gente olhar para essa situação e procurar entender o sinal – e aí tomar uma atitude –, então nós poderemos aprender com ela. E não precisaremos repetir a lição.

Dor e sofrimento fazem parte da natureza que habita em nós. São elas as formas pelas quais nos incomodamos e reagimos, e assim damos novos passos. E, mesmo sem perceber, modificamos o que fomos há pouco ou muito. É uma tentativa vã fugir das mudanças.

Queda de cabelo além do normal, manchas na pele, sudorese, dor de estômago, mal estar. Esses são apenas alguns sintomas de pessoas que convivem com o estresse, que representa um sinal do organismo de que algo não vai bem.

O sofrimento, presente ou potencial, é o que motiva as pessoas a buscarem psicoterapia. Skinner (1974/1993) já afirmava que a Análise do Comportamento era capaz de contribuir com a intervenção científica frente ao sofrimento humano.

Dor com propósito é sacrifício que vale a pena, pois traz consolo ao coração e, em vez de traumas, traz marcas de vitória. Gálatas 5.17: “Quanto ao mais, ninguém me moleste; porque eu trago no corpo as marcas de Jesus.”

Em tudo Deus, não promete um mundo sem dor, pelo contrário diz, neste mundo tereis aflições, mas promete que não dará uma dor maior do que se pode suportar. (isso neste mundo). Porém para a eternidade sim esta escrito; Ap21; 4 não haverá mais morte nem dor, nem lágrimas e nem ranger de dentes.

Segundo a Associação Internacional para o Estudo da Dor (IASP), dor é uma experiência sensitiva e emocional desagradável associada a uma lesão real ou potencial dos tecidos corporais. É um sinal de alerta de que algo no organismo não está do jeito que deveria.

4 Passos para Lidar com o Sofrimento

  1. #1 – Não compare o seu sofrimento. ...
  2. #2 – Viva a sua dor. ...
  3. #3 – Peça ajuda. ...
  4. #4 – Encontre um sentido para o seu sofrimento.

Por não apresentar uma causa específica, especialistas atribuem esta dor à fadiga muscular, causada pelo excesso de atividade física e brincadeiras ou, ainda, pela má postura da criança ao longo do dia.

O sofrimento surge sempre associado a eventos, sobretudo externos (outras pessoas, doença, desemprego, perda de ente querido etc.). É importante realçar, no entanto, que o estado de aflição severa é sentido interiormente; daí ser usual a hipótese de haver algum dano em órgão interno, como no coração, no fígado etc.

A falta de instabilidade nas relações pessoais é uma das situações mais corriqueiras que podem lhe causar sofrimento.

Segundo os ensinamentos, os seres humanos experimentam três categorias de sofrimento. São eles: o sofrimento que se sobrepõe ao sofrimento, o da mudança e o que tudo permeia [do condicionamento].

O sentido pode ser encontrado também na dor e no sofrimento, e é de responsabilidade única de quem sofre. Ter este sentido em mente faz com que a pessoa, mesmo no sofrimento, se refugie em sua missão única, na qual ele e somente ele é o protagonista. Um truque, como assinala Frankl, para se escapar da dor da morte.

A Bíblia diz que Deus nos ajuda em nosso sofrimento. Isso não significa que Deus irá acabar com o sofrimento, mas que nos criou dotados de força e recursos para enfrentá-lo. A capacidade de perseverar é um desses dons divinos que contribuem para nos tornarmos pessoas melhores, e não nos deixarmos destruir pela dor.

Felicidade é tudo que vem depois da dor.

Muitos acreditam que essa frase faça parte de algum versículo bíblico, na verdade, "quem não vem pelo amor vem pela dor" não está na Bíblia e não tem fundamento bíblico. O motivo é claro: Deus é amor e as pessoas são atraídas ao Pai por meio do Filho, Jesus Cristo.