Como deve ser a água que usamos para beber?

Perguntado por: imoura . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

Água potável é o nome dado àquela água que não tem cheiro (inodora); não tem cor (incolor) e não tem gosto (insípida). Para o consumo, ela deve possuir essas qualidades, e se apresentar preferencialmente fresca, ou com temperatura agradável.

Quando a água é potável, isso quer dizer que ela está apta ao consumo humano, sem que haja o risco de contaminação ou de contrair doenças, nem está contaminada por elementos químicos. Assim, uma água potável, é aquela que pode ser consumida tanto por humanos, quanto por animais, sem haver riscos à saúde.

Quais são os riscos de beber água da torneira? Não há nenhum risco em beber a água da torneira, caso seja feito o monitoramento adequado do sistema de tratamento e da rede de distribuição pela equipe de qualidade da companhia de saneamento da sua cidade.

Dizemos que a água está contaminada, ou imprópria para o consumo, quando apresenta sujeira e micro-organismos que causam doenças ao homem e aos animais.

Para ser bebida por nós, a água deve ser incolor, insípida (sem sabor) e inodora (sem cheiro). Ela deve estar livre de materiais tóxicos e microorganismos, como bactérias, protozoários etc., que são prejudiciais, mas deve conter sais minerais em quantidade necessária à nossa saúde.

A cor verdadeira é causada por material dissolvido e colóides. A coloração aparente, resulta da adição da turbidez na cor verdadeira, consequentemente, a luz sofrendo reflexão e dispersão pelas partículas em suspensão, altera a coloração original da água.

Fervura. Ferver a água é também um método bastante seguro para tornar a água potável, em áreas que não têm filtros ou purificadores, no entanto, para garantir que os micro-organismos foram eliminados, é recomendado passar a água por um pano limpo e, depois, ferver a água por, pelo menos, 5 minutos.

Á água destilada é a água obtida através do processo de destilação. Ela é quase pura, livre de sais. O homem não deve beber esta água por justamente conter pouca quantidade de sal dissolvida nela, podendo até diluir os sais do organismo. Por isso ela é prejudicial e não deve ser ingerida.

Ferver a água é uma das maneiras mais simples de filtrar a água da torneira. O processo de fervura é capaz de matar bactérias e outros micro-organismos, eliminando contaminação e deixando o líquido próprio para o consumo. Para fazer essa filtragem, basta passar a água por um pano limpo e depois levar ao fogo.

Não existe um risco direto do consumo de garrafas PET para a saúde quando utilizada de forma moderada. A questão que as autoridades sanitárias ressaltam, no entanto, diz respeito a quantidade de água engarrafada que é consumida ao longo de um ano todo.

Como saber se a água está contaminada

  1. Parece suja, turva ou com lama;
  2. Possui algum cheiro;
  3. Nota-se pequenas partículas de sujeira em suspensão na água;
  4. Não está devidamente transparente, tendo uma coloração amarelada, alaranjada ou amarronzada.

É capaz de dissolver mais substâncias do que qualquer outro líquido, sendo considerada solvente universal. 71% da superfície do nosso planeta está coberta por água, por isso é conhecido como o planeta azul. De toda a água existente na Terra, em torno de 97% é salgada e apenas 3% são de água doce.

A eficiência do uso da água (EUA) é um dos parâmetros utilizados para quantificar a relação entre a produtividade obtida por uma cultura sob determi- nado volume de água aplicado (LOOMIS, 1983). Segundo Melo et al. (2010), a EUA aumenta quando ocorre uma redução da lâmina aplicada sem diminui- ção da produção.

A água é insípida porque não tem sabor; A água é incolor porque não tem cor; A água é inodora porque não tem cheiro.

O IQA é calculado com base nos seguintes parâmetros: temperatura da água, pH, oxigênio dissolvido, resíduo total, demanda bioquímica de oxigênio, coliformes termotolerantes, nitrogênio total, fósforo total e turbidez.

Evitar desperdícios, reduzir o consumo sempre que possível, fazer a captação da água da chuva e reaproveitar a água cinza gerada pelo chuveiro e pela máquina de lavar roupas são algumas atitudes que podem ser tomadas para ter um consumo consciente da água.

Uma das principais formas de como saber se a água é limpa é identificando se ela se encontra incolor, insípida (sem sabor) e inodora (sem cheiro). A água, também, deve estar livre de materiais tóxicos e microorganismos, como bactérias, protozoários etc..

A água potável deve ser preferencialmente incolor, inodora e possuir sabor agradável ao paladar. Partículas de origem orgânica, tais como ácidos húmicos e fúlvicos, e de origem mineral tais como resíduos industriais, compostos de ferro e manganês são algumas das responsáveis pela coloração de águas naturais.

A água deve ser límpida e cristalina, ou seja, não ter uma aparência turva, além de livre de odores e sabores. Também é necessário que a água não apresente metais pesados e outras substâncias em concentrações que possam acarretar problemas de saúde.