Pode beber café depois de beber?

Perguntado por: esales9 . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

O risco da combinação de cafeína com álcool aumenta quando, ao combinar essas duas substâncias, seu cérebro cria uma falsa sensação de segurança e aptidão, deixando você achar que está mais desperto e menos bêbado, o que, de fato, não acontece. E aí é que mora o maior perigo.

O álcool é metabolizado pelo fígado a uma taxa de cerca de 0,15 g/100mL/hora, ou seja, quase um quarto de cerveja por hora, dependendo da quantidade ingerida, pode levar de 30 minutos a 3 horas para ser completamente eliminado do organismo.

Para cortar o efeito mais rápido você deve levar a pessoa a tomar um banho gelado, ingerir alguma bebida doce com refrigerante ou água com açúcar e se possível fazer com que ela se deite e descanse.

Na verdade, como a cafeína é um estimulante, teoricamente ela pode diminuir a sensação de sonolência e dor de cabeça ocasionadas pela intoxicação alcoólica (ressaca), principalmente se a bebida for adoçada, pois o açúcar é fonte de energia.

Quanto menos o corpo estiver hidratado, maior a concentração do álcool no sangue. E, como vimos, há um retardamento na atuação do fígado. Por isso, pioram os efeitos da ressaca. Além disso, o fígado sofre com mais um ponto ao envelhecermos.

Seja em sua composição ou, até mesmo, na harmonização, café e vinho são duas bebidas que combinam muito.

A receita de café com cachaça é simples. No entanto, para a bebida ficar pronta, é necessário dois dias de descanso até que a pinga pegue o sabor do café e possa ser servida.
...
Você vai precisar de:

  1. 1 litro de cachaça;
  2. 1 colher (sopa) de café;
  3. 1 colher (chá) de canela.

A hipoglicemia ocorre porque, se ingerido em jejum, o álcool inibe a liberação hepática da glicose (gliconeogênese), por bloquear a captação de precursores (piruvato, oxaloacetato e glicerol-fosfato) pelo hepatócito e a oxidação de lactato e glutamato pelo fígado.

“O ideal é seguir uma alimentação mais natural possível, fracionada em seis refeições, com pequenas porções leves (cozido, assado ou grelhados) e evitar consumir mais gordura. Além disso, se hidratar muito e consumir legumes, verduras e frutas”, explica.

Beba água.
Se você estiver muito embriagado e precisar ficar sóbrio rapidamente, apenas pare de beber ou usar drogas imediatamente e tente hidratar-se. A água ajudará a remover as substâncias tóxicas de seu organismo. Jogue um pouco de água fria no rosto, principalmente se você tiver usado algo além de álcool.

“Como o álcool aumenta a diurese, é importante sempre se hidratar muito bem. Água, água de coco, sucos em geral. Além de frutas que têm bastante líquido, como melão e melancia — além de repousar”, disse Débora Poli, gastroenterologista do Hospital Sírio-Libanês.

Mas, em média, exames de sangue podem detectar o álcool na corrente sanguínea por até 6 horas. Em bafômetros e testes de saliva, a detecção pode durar entre 12 e 24 horas. Na urina, esse período aumenta entre 12 e 72 horas. Já em folículos capilares, o teste pode detectar até 90 dias após o consumo do álcool.

Os pesquisadores já comprovaram a eficácia do iomazenil com alguns testes. Mas ainda há mais por vir. Voluntários, entre 21 e 35 anos, irão tomar o medicamento antes de começar a bebedeira e, depois de algumas doses, participarão de testes em um simulador de direção.

1. Sprite. Pesquisadores chineses analisaram como 57 tipos diferentes de bebida agiriam sobre os efeitos da ressaca, e o resultado surpreendeu: segundo eles, a Sprite é o refrigerante que tem o melhor potencial de curar o porre da noite anterior.

Não está demonstrado que beber álcool a cura, mas existem mecanismos que explicam, por que isso pode, de alguma forma, aliviá-la. O mais simples é o efeito de euforia e de anestesia inicial do álcool, que provoca uma sensação que leva a sentir que a ressaca está menos intensa.

A ressaca na manhã seguinte é um sinal forte de desidratação. Para curar isso, a água de coco é bem mais eficaz que a água. Isso porque possui os 5 eletrólitos presentes no sangue (bebidas como Gatorade possuem apenas 2 e a água mineral, nenhum), o que faz com que o corpo se reidrate mais rápido.

Náuseas e vômito: o vômito é uma reação do nosso corpo para livrar o organismo do volume excessivo de álcool e das toxinas presentes na bebida. Ele pode ocorrer logo após a ingestão exagerada de bebidas alcoólicas, ou no dia seguinte, durante a ressaca.

A queda na glicose causa tremores e a acidez do sangue é responsável pelo enjoo e a falta de apetite. Não raro, pode ocorrer também a ressaca moral, um misto de arrependimento com confusão mental e perda de memória. Para amenizar os efeitos da ressaca é necessário, antes de tudo, dar tempo ao tempo. Por isso, descanse.

Uma pint de cerveja (665 ml) e uma taça média de vinho (175 ml) possuem praticamente o mesmo teor alcoólico. No entanto, a embriaguez ocorre quando esse álcool passa para a corrente sanguínea. E a velocidade com que isso acontece varia com cada bebida.

“O motivo de se colocar limão na cerveja é mascarar defeitos e entregar algum sabor”, explica o sommellier.

Vodka é boa para a saúde
É importante lembrar para ter moderação quando se trata de beber. Tomar uma bebida diariamente para as mulheres, e 2 bebidas para os homens tem sido associado à baixa na mortalidade, aumento da saúde cardiovascular, e um risco diminuído de derrame cerebral, segundo Dr.