Como deve ser cobrado o tiro de meta no handebol?

Perguntado por: opilar . Última atualização: 18 de maio de 2023
4 / 5 3 votos

Um tiro de meta é ordenado quando a bola ultrapassar a linha de gol por fora da baliza. É executado pelo goleiro, sem o apito do árbitro, dentro de sua área do gol.

– Quando a bola cruzar a linha lateral, é cobrado o tiro lateral: o atleta pisa com um pé na linha e, com a bola em mãos, recoloca-a em jogo. Nesse caso, os oponentes devem se localizar a, no mínimo, três metros de distância; – Ao ocorrer qualquer lance irregular, a cobrança é feita no local onde ocorreu a infração.

O tiro de meta se configura como o momento em que o goleiro ou outro jogador repõe a bola em jogo a partir da pequena área. Por conta do local onde esse lance ocorre, entre outras coisas, em algumas equipes o mesmo é negligenciado do ponto de vista organizacional e estratégico.

Regras: Tiro Livre
É ordenado tiro livre nos seguintes casos: • entrada ou saída irregular de um jogador, • lance de saída irregular, • manejo irregular da bola, • comportamento incorreto com o adversário, • execução ou conduta irregular no lance livre e no lance de sete metros; conduta antidesportiva.

O tiro de meta é quando a bola sai do campo pela linha de fundo e foi chutada pelo time adversário. A linha de fundo fica atrás da área do goleiro, então quem cobra é ele.

Regra 16: Tiro de meta
Quando o goleiro posiciona a bola para dar o pontapé de baliza, o adversário não pode roubar-lhe a bola, somente depois que o goleiro tocar nela.

2 - A execução do arremesso de meta dar-se-á exclusivamente pelo goleiro, com o uso das mãos, de qualquer ponto da área penal, podendo ultrapassar a linha demarcatória do meio da quadra diretamente. 3 - A bola somente estará em jogo quando ultrapassar inteiramente a linha demarcatória da área penal.

a) gol, se a bola entrar na baliza; b) tiro livre, se a bola ficar dentro da área de gol ou se o goleiro tocar a bola e ela não entrar na baliza (13:1a-b); c) tiro lateral, se a bola sair pela linha de fundo (11:1); d) o jogo continua, se a bola passar através da área de gol e voltar para a área de jogo, sem ser tocada ...

Quais são os tipos de faltas que ocorrem no handebol?

  • Segurar outro jogador. A equipe que obtém a posse da bola escolhe o jogador que dará o primeiro toque. ...
  • Empurrar. ...
  • Socar a bola para desviar do concorrente. ...
  • Invadir a área do goleiro.

Um tiro de meta é ordenado quando a bola ultrapassar a linha de gol por fora da baliza. É executado pelo goleiro, sem o apito do árbitro, dentro de sua área do gol.

- O gol será válido se a bola toca a outro jogador antes de entrar na meta. - Se um tiro livre indireto entrar diretamente na meta contrária será concedido um tiro de meta. - Se um tiro livre indireto entrar na própria meta será concedido um tiro de canto à equipe contrária.

O objetivo do handebol é fazer pontos no gol adversário, através de arremessos realizados com as mãos, para atingir esse objetivo é necessário trocar passes entre os companheiros do time e ao mesmo tempo impedir que o mesmo aconteça no time adversário.

Porém, arrancar a bola ou agredir o adversário é contra as regras; - O time marca ponto quando a bola ultrapassar totalmente a linha do gol; - Quando a bola cruzar a linha lateral, é cobrado o tiro lateral: o atleta pisa com um pé na linha e, com a bola em mãos, recoloca-a em jogo.

Não é permitido roubar a bola da mão das pessoas, nem driblar a bola. É permitido, apenas, realizar três passes com a bola nas mãos antes de passar para um/a colega de equipe.

Nela, Daniel Jeandupeux gerava o embrião da regra que, em 2022, completou 30 anos: desde 1992, um goleiro não pode mais pegar com as mãos uma bola passada com os pés por um companheiro de time.

Informação: A página de placares ao vivo Meta em Flashscore.com.br oferece placares ao vivo, resultados, classificação de campeonatos e resumos de jogo com artilheiros, cartões amarelos e cartões vermelhos, comparação de odds (cotações de apostas) e estatísticas de confrontos para Meta.

O tiro de 7 metros deve ser executado como um arremesso ao gol, dentro de três segundos após o apito de autorização do árbitro. Após a cobrança, a bola só poderá ser tocada novamente pelo jogador e/ou time cobrador depois de ter sido tocada por um jogador adversário ou de ter tocado a baliza.

Um detalhe importante é que o goleiro não pode receber com as mãos a bola de um tiro de meta! E se o jogador quiser defender o gol do seu time e der um chute que ultrapasse a linha de fundo? Aí é cobrado o escanteio!

Dentre elas, a mudança com relação a cobrança do tiro de meta. Antes, era necessário a bola sair da grande área para estar em jogo, a partir da mudança, a bola está em jogo assim que se executa o primeiro toque. Assim sendo, os jogadores do time com a posse podem receber o passe dentro da área.

Ou seja, se for com a cabeça, peito, ombro, coxa, etc. é permitido; mas a regra ainda prevê que um truque deliberado não pode ser usado para recuar essa bola, por exemplo, o jogador levantar a bola com o seu pé e ele mesmo passar com outra parte do seu corpo para o goleiro.