Como disse Fernando Pessoa?

Perguntado por: orocha . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 15 votos

Navegadores antigos tinham uma frase gloriosa: "Navegar é preciso; viver não é preciso". Quero para mim o espírito [d]esta frase, transformada a forma para a casar como eu sou: Viver não é necessário; o que é necessário é criar. Não conto gozar a minha vida; nem em gozá-la penso.

O poema mais famoso de Fernando Pessoa é, sem sombra de dúvidas, TABACARIA.

Disposto em 7 secções temáticas, precedidas por 7 frases preparatórias e sucedidas por uma conclusão em 7 frases, é este um extraordinário conjunto de reflexões e conselhos úteis para lidarmos com o misterioso e nem sempre cómodo facto de existirmos.

"Como dizia o poeta: amar é querer estar preso por vontade, porém, às vezes o amor nos prende contra a nossa própria vontade." "Eu sou mais transpiração, do que inspiração".

"Navegar é preciso, viver não é preciso" [?]
No século I a.c., o general romano Pompeu, encorajava marinheiros receosos, inaugurando a frase “Navigare necesse, vivere non est necesse.” Corria o século XIV e o poeta italiano Petrarca transformava a expressão para “Navegar é preciso, viver não é preciso.”

Fernando Pessoa – A morte chega cedo
De uma coisa perdida. Não sabe o que alcançou. Que Deus deixou aberto.

Pessoa era adepto de ideias futuristas e modernistas e às defendeu em ensaios publicados em revistas como “A Águia” e “Orpheu”. Esta última teve vida curta, devido aos escândalos causados por poemas que chocavam a sociedade da época. Em 1924 lançou a revista Athena, onde apareciam os dramas de seus heterônimos.

O Amor É uma Companhia
E ver menos, e ao mesmo tempo gostar bem de ir vendo tudo. Mesmo a ausência dela é uma coisa que está comigo. E eu gosto tanto dela que não sei como a desejar. Se a não vejo, imagino-a e sou forte como as árvores altas.

Feliz quem não exige da vida mais do que ela espontaneamente lhe dá, guiando-se pelo instinto dos gatos, que buscam o sol quando há sol. Afinal não são verdade. Mas, se nos fazem felizes, Isso é a felicidade.

Eu só quero viver em paz e usufruir do que Deus nos deixou no mundo, não preciso de riquezas materiais para ser feliz. Apenas quero sentir o que Deus nos fala em nossos ouvidos em um simples soprar do vento. O melhor modo de viver em paz é nutrir o amor-próprio dos outros com pedaços do nosso.

Quem pulou do barco vai querer voltar quando tudo tiver fluindo. Essa é a bala, vou conquistar tudo oque disseram que eu não seria capaz. É sempre assim!

O sentido da frase “navegar é preciso, viver não é preciso” pode ser interpretado como uma hipérbole para reverenciar as conquistas dos portugueses, apesar dos inúmeros percalços e fatalidades do caminho.

Aos familiares que a perda castigou, como no poema de Fernando Pessoa, devemos dizer que navegar é preciso, extraindo forças da necessidade de seguir, enquanto vida houver. Trabalhar, melhorar e servir a quem de nós necessita. Realizar algo bom faz a vida valer a pena.

“Mesmo que algo pareça difícil, nunca desista antes de tentar”. “Você é o único que entende as suas dificuldades, por isso motive se a prosseguir”. “Não é uma vida ruim, é apenas um dia ruim, lembre-se disso”. “A maior prova de que você pode fazer o impossível, é superar circunstâncias difíceis”.

Freud: frases
Veja a seguir algumas delas: “Antes de diagnosticar a si mesmo com depressão ou baixa autoestima, primeiro tenha certeza de que você não está, de fato, cercado por idiotas.” “Somos feitos de carne, mas temos de viver como se fôssemos de ferro.” “O pensamento é o ensaio da ação.”

Em meio a essa pesquisa sobre o universo emocional, Cury deixou de ser ateu, após questionar a existência de Deus e se aprofundar na biografia de Jesus Cristo, personalidade que, segundo ele, veio para elevar a inteligência humana.

O Poeta Fernando Pessoa (1888-1935), um dos mais controvertidos artistas do século XX, declarava-se um cristão gnóstico. Apesar disso, não se alinhou a nenhuma instituição religiosa e/ou doutrina estabelecida. Teve na dimensão religiosa a temática preferida.

Jesus é o Rei da glória. Ele é o Senhor forte e valente nas guerras (v. 8) que venceu o Diabo e todos os demônios. Esta vitória é relatada em Colossenses 2.15: E, tendo despojado os poderes e as autoridades, fez deles um espetáculo público, triunfando sobre eles na cruz.

Ó príncipes, meus irmãos, Arre, estou farto de semideuses! Onde é que há gente no mundo? Então sou só eu que é vil e errôneo nesta terra?

Fernando Pessoa é um dos mais importantes escritores portugueses do modernismo e poetas de língua portuguesa. Destacou-se na poesia, com a criação de seus heterônimos sendo considerado uma figura multifacetada. Trabalhou como crítico literário, crítico político, editor, jornalista, publicitário, empresário e astrólogo.