Como dormir depois de extrair o siso?

Perguntado por: . Última atualização: 14 de maio de 2023
/ 5 votos

Depois de extrair o siso, o local ficará bastante sensível, então é importante evitar a pressão sobre ele também na hora de dormir. Sendo assim, prefira deitar-se com o abdômen para cima ou do lado que não foi operado.

O tempo de repouso depois da cirurgia de siso é bem rápido!
“Na maioria dos casos, de um a dois dias de repouso são o suficiente”, indica a especialista. Além disso, também se recomenda evitar a exposição ao sol e atividades físicas por, no mínimo, 5 dias.

Use um anti-séptico bucal que contenha álcool para desinfetar e entorpecer os dentes. Use uma bolsa de gelo antes de dormir. Enrole uma bolsa de gelo em um pano e descanse o lado dolorido do rosto sobre ela. Isso pode ajudar a aliviar a dor para que você possa descansar.

Após a extração, é necessário de repouso absoluto nas primeiras 24 horas, sem sair de casa. Após esse período, deve ficar em repouso parcial nas 48 horas posteriores.

Nas primeiras 24 horas depois da cirurgia, evite conversar e repouse a maior parte do tempo, mantendo a cabeça mais elevada que o corpo, em uma posição quase sentada. Continue nesse repouso por mais 2 dias. Evite também se expor ao sol, fazer atividades físicas e tomar banhos muito quentes por 5 dias.

A limpeza dessa área pode ser feita com um cotonete umedecido com enxágue bucal sem álcool. Enxágue a boca com água e deixe cair, sem fazer movimentos bruscos com a boca. Além de vários outros problemas, o cigarro e o álcool também podem comprometer uma extração porque prejudicam a cicatrização da área operada.

Evite esforços físicos e exposição ao sol; Se alimentação apenas com alimentos pastosos e líquidos em temperatura morna nos primeiros dias após a extração do dente siso; Promova uma boa higiene bucal para evitar infecção no local da extração do dente siso.

A anestesia usada pelo cirurgião dura em média 5 horas, porém pode ocorrer uma paralisia transitória. O fenômeno raro ocorre quando o anestésico atinge um nervo responsável pela sensibilidade da boca, daí é comum há uma sensação de formigamento local por dias.

Tirar o siso não muda ou afina o rosto.
Ou seja, você não perceberá qualquer alteração no rosto.

É normal que o inchaço ocorra em torno da boca e das bochechas, até mesmo sob os olhos, e em volta das maçãs do rosto. Geralmente, aparece entre 5 e 12 horas após a cirurgia e pode durar até 3 ou 4 dias. Então seja paciente! O inchaço pode ser tratado para minimizar a dor e o desconforto.

2 a 3 dias : O inchaço da boca e bochechas deve melhorar; 7 dias : O dentista pode remover todos os pontos que restarem; 7 a 10 dias : a rigidez e a dor na mandíbula devem desaparecer; 2 semanas : Qualquer ferimento leve no rosto deve desaparecer.

A principal razão pela qual a dor de dente é mais intensa à noite é devido à posição de dormir. Isso porque ao deitarmos ocorre mais fluxo de sangue para nossas cabeças. Então, há uma pressão extra em áreas sensíveis como a boca.

Outros mantimentos que devem ser evitados são as frutas cítricas e os condimentos picantes, eles podem irritar a gengiva que está cobrindo o siso. A temperatura também deve ser observada. Pratos quentes podem ser grandes vilões para dores de dente, opte por pratos frios ou mornos.

Baixas temperaturas e diminuição do inchaço
Isso diminui o inchaço da região operada, reduzindo também a chance de sangramento. É por causa disso que o sorvete é tão indicado nas primeiras 24 horas pós-cirurgia de retirada das amídalas ou de extração de dentes, por exemplo.

No entanto, a recomendação geral é que o paciente deve esperar até que a boca não fique mais dormente da anestesia para evitar morder-se acidentalmente. Imediatamente após a operação, e durante 24 horas depois, há uma série de alimentos que podem ser comidos e outros que são melhor evitados.

Qual o dente mais perigoso de extrair? Não existe um dente específico que seja perigoso para extrair, porém existem dentes que estão mal posicionados e que podem acabar dando um risco de fratura mandibular. Nesse caso, o dentista irá precisar fazer a extração em um centro cirúrgico.

Sopa é o prato mais recomendado pelos dentistas nos primeiros dias após a extração do siso por ser fácil de ingerir. Segundo o dentista Cláudio de Sá Rego Fortes, só é preciso tomar cuidado com a temperatura, "Qualquer coisa muito quente pode causar dor, sangramento e complicar na cicatrização".

Em alguns casos muito raros, uma infecção bacteriana após a cirurgia de extração do siso pode se manifestar. Quando isso acontece, o paciente pode sofrer com dores de dente, febre, inchaço, gostou ruim ou salgado na boca, com ou sem o aparecimento de secreções.