Quando posso comer depois de extrair um dente?

Perguntado por: nbrito9 . Última atualização: 6 de janeiro de 2023
4.9 / 5 19 votos

Assim, a primeira alimentação só costuma ser liberada cerca de 2 horas após a extração dentária. A dieta deve ser antiinflamatória e ricos em vitaminas e minerais que ajudam o organismo a combater infecções.

Logo após a extração dentária, pelo menos nos dois primeiros dias, é importante manter uma alimentação líquida e pastosa de morna para fria. Não há problema algum em você comer um miojo, desde que o mesmo não esteja quente, pois isso resultaria em sangramento, dor e dificuldade na cicatrização do local.

Para garantir a boa recuperação da cirurgia de extração do siso, evite bochechos ou cuspir nas 24 horas após a extração do dente, evitando o rompimento dos pontos e o deslocamento do coágulo que é necessário para a boa cicatrização da região.

A limpeza dessa área pode ser feita com um cotonete umedecido com enxágue bucal sem álcool. Enxágue a boca com água e deixe cair, sem fazer movimentos bruscos com a boca. Além de vários outros problemas, o cigarro e o álcool também podem comprometer uma extração porque prejudicam a cicatrização da área operada.

Além disso, é importante colocar um travesseiro mais alto na cama, já que o profissional recomenda dormir com a cabeça um pouco mais elevada nos primeiros dois dias depois da extração, evitar ficar cuspindo toda hora e manter a região resfriada, posicionando compressas de gelo na bochecha e consumindo alimentos frios e ...

Itens alimentícios crocantes, tais como biscoitos, pães, pizzas etc. contém partículas que danificam a região da gengiva e atrapalham bastante a recuperação. É exatamente por isso que esses alimentos devem ser evitados.

Se você já está se alimentando normalmente, pode tomar café sim, sempre com cuidado para não queimar a boca e continue evitando movimentos de "bochechar", "cuspir" ou "gargarejar".

Se o aparelho não estiver incomodando a área operada, pode usar, sim, mas recomendo conversar ao seu dentista. Um abraço!

Pode sim. A cirurgia não restringe este tipo de atividade normal do cotidiano. O ideal é seguir a orientação do profissional que realizou a cirurgia.

O ideal é que nos primeiros 2 dias após cirurgia para extração dos terceiros molares (sisos) evite bebidas muito quentes (chá, café, chimarrão etc), e a alimentação seja mais leve e morna. Orientamos desta maneira, para que o coágulo de sangue não seja removido e possa haver sangramento ou atraso na cicatrização.

Remova qualquer gaze que esteja na sua boca.
Caso não faça isso antes de dormir, pode acabar se engasgando. Não se esqueça de tirar com cuidado toda a gaze que o dentista deixou na sua boca antes de se deitar na cama. Pode remover a gaze sem problemas, desde que já tenha passado meia hora desde a extração dos sisos.

Qual o dente mais perigoso de extrair? Não existe um dente específico que seja perigoso para extrair, porém existem dentes que estão mal posicionados e que podem acabar dando um risco de fratura mandibular. Nesse caso, o dentista irá precisar fazer a extração em um centro cirúrgico.

É normal a região da extração ficar dolorida por um período de até 1 mês pós cirurgia, porém se a dor dor forte e intensa você pode estar com uma complicação pós operatória. Retorne ao seu dentista para que ele possa reavaliar a situação.

Em relação ao tempo que demora para cicatrizar, após a extração de um dente, este varia, habitualmente, entre 7 a 10 dias, se falarmos apenas da cicatrização ao nível dos tecidos moles( gengiva). Uma cicatrização completa(formação de osso)poderá demorar cerca de dois meses ou mais.