Como é a abelha rainha da Jataí?

Perguntado por: rpinho . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.5 / 5 4 votos

Por fim, a abelha rainha é a maior dentre os indivíduos da colmeia, chegando a 10 milímetros de comprimento. Por ser bastante arisca, sai da colônia somente na época do voo nupcial, quando ocorre o acasalamento pelos zangões.

A abelha rainha vive até dois anos, enquanto as operárias não duram mais que um mês e meio.

Se uma rainha morre de repente, as operárias irão tentar criar uma "rainha de emergência" selecionando algumas células das quais a larva tenha acabado de sair e preenchem com geléia real. As operárias então, constroem uma célula especial (feita exclusivamente para abrigar a rainha) improvisada.

a primavera, melhor.

O processo se dá por meio da retirada de material (como favos de cria, abelhas operárias jovens e alimentos) de um dos ninhos de um meliponário (o local aonde se criam as colônias). Foram formadas várias minicolônias e em cada uma introduziu-se uma rainha produzida em laboratório para ser fecundada por um macho.

As operárias geralmente elegem simultaneamente mais de uma larva para suceder o trono. Quando elas nascerem, haverá uma competição mortal para elas. Elas irão lutar entre si e a vencedora será eleita para reinar a colônia. A principal arma utilizada na disputa pelo trono entre as rainhas é um jato de fezes.

Se não for usado o fumigador, torna-se difícil achar a rainha, pois ela fica em locais escuros. Assim que for encontrada, a abelha rainha velha deve ser descartada.

Com a idade avançada da rainha, ou ainda a sua morte, as operárias escolhem ovos recentemente depositados, ou larvas de até 3 dias de idade, que se desenvolvem em células especiais, chamadas realeiras, para a produção de novas rainhas.

A maioria ocorre na natureza, outras podem ser plantadas e florescem rapidamente, como o beijo, a maria-sem-vergonha e a coroa-de-cristo. Esta última não pode faltar, pois as jataís encontram nela néctar, pólen e própole.

Trata-se das abelhas-limão.

Depois de fecundada, ela sai em busca de um novo lar, junto com as abelhas serviçais, que carregam um pouco de cera.

Um deles é “morder” com tanta persistência um alvo intruso ao ponto de não se desprender e morrer durante o ataque, sacrificando-se para proteger a colônia do saque de seu alimento por outras abelhas “ladras” e da predação por outros animais.

Entre as jataís, algumas guardas ficam sobrevoando a entrada do ninho, de plantão para o caso de um ataque. As guardas podem rapidamente se engajar em um ataque coletivo, recrutando todo um exército através de sinais químicos liberados no ar, afastando até mesmo grandes vertebrados.

A cópula da rainha não é somente uma vez. A rainha continuará a copular com quantos zangões forem necessários para diminuir a consangüinidade entre zangões do mesmo enxame. Quando não consegue obter espermatozóide suficiente, a rainha repete a revoada nupcial.

da angustia" participam de diferentes atividades com base na idade. O tempo médio de vida das abelhas operárias é de cerca de 21 dias, mas muitos vivem até cerca de 60 dias.

Por exemplo, na literatura há informações de que espécies do gênero Melipona podem voar em média 2 km, ao passo que espécies menores, como a jataí (Tetragonisca angustula) e mirim (Plebeia spp.), podem voar até 500 metros de suas colônias.

Cada espécie, segundo o meliponicultor, possui um tempo de vida diferente. A jataí, da qual extrai o mel, vive em média 40 a 50 dias na época de produção.

Uma abelha pequena, com cerca de 4 a 5 milímetros de comprimento, a Jataí produz um mel diferenciado. Com sabor peculiar e produção limitada, ele é o mel mais caro produzido no Estado. Um litro equivale a 1,4 quilos e pode custar até R$ 500.

Caixas AF Inteligente
Assim a caixa consiste em uma estrutura vertical onde internamente é dividida por gavetas que dividem o ninho, sobreninho e melgueiras. Esta caixa foi desenvolvida especialmente para criação de abelhas jataí pois elas se desenvolvem muito bem neste tipo de caixa.

Para receber as abelhas que estão voando, basta colocar a metade dos favos da criação em uma caixa vazia e instalá-la no lugar onde está a caixa-mãe. Enquanto a rainha que está botando permanece na colônia-mãe, uma nova nascerá na colônia-filha. Acompanhe e alimente ambas a cada semana até que se fortaleçam novamente.

Mesmo os sortudos que conseguem reproduzir têm um fim trágico: os machos morrem depois da cópula, pois parte do seu órgão genital é rompido e fica preso no abdômen na fêmea. É relativamente comum que um zangão seja confundido com uma rainha, já que são maiores do que as operárias.