Como e a dor de gases na gravidez?

Perguntado por: . Última atualização: 14 de maio de 2023
/ 5 votos

A intensidade da dor abdominal causada por gases varia de corpo para corpo, afinal, nenhuma gravidez é igual a outra, mas, no geral, se assemelha a uma cólica forte.

Sob orientação e liberação do seu obstetra, fazer caminhadas e exercícios leves pode ajudar a eliminar os gases intestinais com mais facilidade na gravidez. Mas atenção: as atividades físicas devem ser evitadas após as refeições, porque causam alteração na circulação do sangue e prejudicam a digestão.

Um dos sintomas causados pelo acúmulo de gases intestinais é a dor que atinge a região abdominal, segundo a Sociedade Brasileira de Motilidade Digestiva e Neurogastroenterologia (SBMDN). “A dor que surge ocorre devido à distensão das alças intestinais ocasionada pelos gases.

Deitar com os membros inferiores elevados ajuda na eliminação dos flatos. Outra possibilidade é caminhar dentro de casa no momento das cólicas causadas pelos gases. Adotar essas posições ajuda o aumento do trânsito intestinal e a eliminação mais rápida dos flatos”, informa a gastroenterologista Amanda Buchmann.

Já no fim da gestação é comum ouvir uma mãe reclamar que sente pontadas na barriga lado direito ou dor na costela na gravidez. Estas dores, por sua vez, são causadas pela compressão das vísceras quando o útero cresce. Muitas vezes o útero pode crescer tanto a ponto de causar falta de ar!

Logo no início da gestação, a mulher pode sentir cólicas muito semelhantes às da TPM e da menstruação. Porém, elas ocorrem mais abaixo do estômago ou próximas da lombar. No caso da gravidez, essas dores podem ser mais frequentes e persistirem por várias semanas, até mesmo depois do atraso menstrual.

Quais são os sintomas de gases?

  1. Distensão abdominal, barriga inchada ou estufada;
  2. Mal estar geral;
  3. Dor abdominal em forma de pontadas;
  4. Flatulência;

Doresnormais” no primeiro trimestre
Excesso de gases, sensação de barriga inchada e prisão de ventre são alguns dos problemas que podem fazer com que a grávida queixe-se de desconforto abdominal já a partir do primeiro trimestre (leia: 25 primeiros sintomas de gravidez).

Beba água. Tomar água de forma lenta pode ajudar a liberar o excesso de gases de duas maneiras: Ajuda a digerir qualquer alimento que possa intensificar o problema de gases. Torna o intestino mais forte para realizar as contrações que ajudam na liberação.

Deite com a barriga para cima sobre um colchonete, com as pernas esticadas. Em seguida, dobre uma de suas pernas em direção ao abdome, abraçando-a. Conte até 15 e repita o movimento com a outra perna. Esse exercício também pode ser realizado pelas mães em bebês que estejam com gases.

O excesso de gases no intestino e estômago pode gerar sintomas além da dor, tais como arrotos frequentes, azia, falta de ar, prisão de ventre, cólica intestinal, barriga dura, perda de apetite e até uma fisgada no peito.

Uma prática comum nesses momentos é tomar chá de funcho com erva-cidreira e caminhar durante alguns minutos. Desse modo, é possível estimular o funcionamento do intestino, eliminando os gases de forma natural. Outra opção é realizar massagens abdominais.

A dor no pé da barriga é bastante comum e pode ter uma série de causas diferentes. Dentre as causas menos graves, podemos citar a prisão de ventre, o acúmulo de gases, má digestão, cólicas menstruais, intolerância à lactose e infecção urinária.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Se você estiver grávida ou amamentando, você deve informar seu médico antes de usar este medicamento.