Como é a dor de má circulação nas pernas?

Perguntado por: efurtado . Última atualização: 5 de janeiro de 2023
4.5 / 5 10 votos

Dor, sensação de peso e cansaço, formigamento e outras sensações desconfortáveis nas pernas são tidos como manifestação de má circulação ou problema de circulação. Alguns destes podem ser indicativos de problemas sérios de saúde que necessitam atenção médica.

A dor nas pernas pode acontecer devido à má circulação, dor ciática, excesso de esforço físico ou neuropatia e, por isso, para identificar a sua causa deve-se observar o local exato e as características da dor, assim como se as duas pernas são afetadas ou somente uma e se a dor piora ou melhora com o repouso.

Os principais sintomas da má circulação são: Pele fria e seca, coceira, câimbra e manchas vermelhas nas pernas, varizes, inchaços nos pés e tornozelos, ausência de pelos nos membros inferiores, rachaduras nos calcanhares, sensação de formigamento ou dormência e cor pálida ou azulada em locais de má circulação.

As manifestações mais comuns:

  1. surgimento de varizes;
  2. inchaço nas pernas;
  3. sensação de cansaço constante;
  4. sensação de formigamento nas pernas;
  5. manchas marrons na pele das pernas;
  6. pés e tornozelos com inchaços;
  7. sensação de peso nas pernas.

Confira as três melhores atividades que proporcionam esse benefício:

  1. Caminhada. Caminhe, no mínimo, 20 minutos cinco vezes por semana. ...
  2. Minitrampolim. Fazer aulas com o minitrampolim ou as famosas aulas de jump na academia é ótima opção para melhorar o retorno venoso, além de ter baixo impacto nas articulações. ...
  3. Agachamento.

Quando dores intensas ocorrem em apenas uma das pernas, vermelhidão, inchaço ou endurecimento da musculatura na região, podem ser sinais de trombose. Diante desses sintomas, a primeira coisa a se fazer é procurar um médico.

Dor nos pés e pernas podem ser sinais de infarto
Então, dores localizadas podem sim ser um sinal de alerta. “Quando essa dor acontece, ela pode ser derivada de uma isquemia do miocárdio. A isquemia consiste na a falta de sangue em qualquer local do corpo”, afirma a médica cardiologista Dra.

Quais sintomas de trombose na perna?

  1. Dor;
  2. Edema (inchaço);
  3. Vermelhidão na pele;
  4. Cianose quando há um edema mais acentuado (coloração azul arroxeada);
  5. Dilatação do sistema venoso superficial;
  6. Rigidez da musculatura da panturrilha e dor ao apalpar;
  7. Aumento da temperatura local.

Trombose Venosa Profunda
Entre os principais sintomas da TVP estão a dor na perna e a rigidez da panturrilha, que na maior parte das vezes aparecem subitamente e levam à dificuldade de andar. Esta dor na batata da perna associada à edema do membro também de início súbito levantam a suspeita de trombose venosa profunda.

O que é bom para queimação na perna? Algumas medidas simples também podem ajudar no controle dos sintomas das varizes, em conjunto com o uso de medicamentos venotônicos. Exemplos: repouso com os membros elevados, banho com água fria ou a imersão dos membros inferiores em água gelada.

Desse modo, a má circulação sanguínea pode prejudicar a saúde do indivíduo, causando diversos tipos de doenças. Os sintomas mais recorrentes de má circulação são pele fria e seca, coceira, aparecimento de manchas vermelhas, inchaço, câimbras e sensação de dormência.

Por isso, a má circulação sanguínea nas pernas não pode ser ignorada, pois pode desencadear problemas sérios de saúde. É um quadro que pode ter várias causas — como obesidade, sedentarismo, fumo, colesterol alto, diabetes, hereditariedade, uso de anticoncepcionais, entre outras — e que deve ter o acompanhamento médico.

Porque sinto dor nas pernas quando vou dormir? Na maioria dos casos, as pessoas com mais idade sentem dor nas pernas à noite. Isso acontece principalmente por ficar sentado por muito tempo, em uma postura incorreta ou por excesso de esforço muscular.

A dor na perna de causa vascular pode ter basicamente duas razões: circulação arterial deficiente ou um problema no retorno do sangue venoso. Já a dor na perna por causa neurológica é principalmente por neuropatia e acometimento das fibras nervosas finas.