Como é a fruta Olho-de-dragão?

Perguntado por: ovargas . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4 / 5 6 votos

De origem indiana e muito cultivada na China, a longan ainda não é uma fruta muito popular no Brasil. Também é conhecida pelo nome popular de “olho de dragão”, devido a sua semente única, arredondada e brilhante, formando um conjunto com a fruta, que se assemelha a íris de um olho.

longan

Por isso, a longan é também denominada “olho de dragão”. A fruta é originária da Índia e pertence à mesma família da lichia (textura idêntica), só que é um pouco menos doce, mas igualmente suculenta e agradável.

A longan (Dimocarpus longan Lour), também conhecida como longana e "olho–do– dragão", é originária do Sul da Ásia, mais especificamente da China, pertencente à família Sapindaceae, mesma da Lichia (Litchi chinenses Sonn).

O consumo de longan (olho de dragão) ajuda no fortalecimento do sistema imunológico. Em função de suas propriedades nutritivas, que agem no fortalecimento do sistema imunológico, na produção de glóbulos vermelhos, na cicatrização de lesões, o “olho de dragão” também é muito utilizado pela fitoterapia chinesa.

Conhecida como fruta dragão por causa da aparência, a pitaya vem ganhando espaço no paladar do consumidor. Ainda pouco explorada no país, um dos atrativos para o agricultor é o preço: em alguns mercados, o quilo do produto chega a R$ 50.

CARACTERISTICAS: Arvore de médio porte, crescendo de 6 a 10 m de altura. A copa é globosa e densa, o tronco é cilíndrico e ereto com casca fina e levemente áspera com coloração esverdeada quando mais jovem para acinzentada quando mais velha.

Nativa do Brasil, a pitomba é mais consumida no nordeste. Tirando a casca, a polpa das duas frutas são bem parecidas. Você sabia que a lichia tem uma "prima"?

De sabor característico, tem boa suculência com um leve toque de azedo, geralmente sendo doce. Sua casca é dura, contudo, bem fácil de quebrar. Dentro dela fica a polpa – uma parte esbranquiçada – e o caroço. A pitomba é consumida na forma in natura e como licor.

pitaya

a pitaya. uma das frutas mais caras do brasil.

Conheça cinco das frutas mais caras do planeta

  • Abacaxi do Lost Gardens of Heligan. Esses abacaxis são conhecidos em todo mundo por serem os mais comuns nas festas reais da Inglaterra. ...
  • Uva Rubi Romana. As Uvas Rubi Romana são as uvas mais caras do mundo. ...
  • Maçã Sekai Ichi. ...
  • Melão Yubari. ...
  • Melancia Densuke.

A jabuticaba-branca é uma espécie rara, endêmica da região da Mata Atlântica e que, infelizmente, está ameaçada de extinção.

Pitaia: conheça a fruta exótica, típica do verão, que tem conquistado o mercado brasileiro. Ela pode parecer estranha por fora, ganhou o nome de “fruta do dragão” em alguns países, mas o sabor suavemente adocicado da pitaia tem atraído muita gente.

Apesar da alcunha de “fruta de dragão” fazer referência à Ásia, a fruta é originária da América Central. Contudo, hoje em dia, já é possível encontrá-la por toda América Tropical.
...
A pitaya no Brasil

  • Ceará;
  • Mato Grosso do Sul;
  • Minas Gerais;
  • Paraná;
  • Pernambuco;
  • Rio Grande do Norte;
  • Santa Catarina.

Qual é o sabor da Pitaya? O sabor da pitaya é de um adocicado muito suave. As espécies amarelas, brancas e vermelhas têm diferença na intensidade de doçura, sendo a última a favorita em sobremesas!