Quem tem olho verde pode ter filho com olho azul?

Perguntado por: eaguiar6 . Última atualização: 10 de janeiro de 2023
4.9 / 5 4 votos

Porém, se o seu parceiro e você têm olhos verdes, a chance é de 75% verdes, 24% azuis e 1% castanhos. Bem acirrado! Quando os dois têm olhos azuis, existe 99% de possibilidade do bebê nascer com o olho azul e apenas 1% de um olho verde. Caso um tenha olho verde e o outro azul, a probabilidade segue em 50% para cada.

Se o pai e mãe com olhos escuros são heterozigotos, eles podem ter um bebê de olhos azuis. Por essas regras, se os pais apresentarem olhos azuis, eles não podem ter um bebê com olhos escuros. Entretanto, a herança genética para a cor dos olhos é poligênica, e outros genes podem interferir.

Já os olhos verdes são o resultado de um meio termo entre os genes, um castanho com uma quantidade bastante menor de melanina. Tons diferentes: a cor que vemos nos olhos verdes é o resultado da disseminação da luz que reflete a parte do estroma de cor amarela.

Raridade dos olhos verdes
Estudo recente apontou que apenas 2% da população mundial tem olhos dessa cor, sendo que ela é mais frequente em regiões como o Norte e o Centro da Europa. Os húngaros, irlandeses, ingleses e escoceses têm de 10% a 20% da população com olhos verdes, por exemplo.

A cor dos olhos é uma característica cuja herança genética é poligênica, o que significa que é um tipo de variação em que vários genes atuam na definição da característica. Isso acontece através da produção de proteínas que delimitam a melanina que será depositada na íris. A melanina determina a cor dos olhos.

Se um dos pais tem olhos castanhos e o outro azuis, há maior probabilidade de o bebê ter olhos claros, dependendo da cor dos olhos dos avós. Se um dos pais tiver olhos azuis e o outro castanhos ou cor de avelã, o bebê pode ter olhos verdes.

Após o nascimento, enquanto o bebê tem mais contato com a luz, a cor dos olhos vai mudando conforme as células vão produzindo melanina. Por isso, é bastante comum a criança nascer com os olhos azulados, esverdeados ou acinzentados e depois eles se tornarem castanhos.

Entre 8% e 10% da população tem olhos azuis, contudo. Acredita-se que a mutação genética que originou essa característica ocorreu entre 6.000 e 10.000 anos atrás. Essa mutação resultou num “interruptor” que desligou o mecanismo genético dos olhos castanhos.

Pessoas com olhos claros, azuis ou verdes, podem perceber a mudança de cor de acordo com a incidência da luz do sol, flash ou claridade em excesso, mas isso não passa de uma ilusão de ótica. O fato se dá devido à luz, que ao tocar na íris, cria essa ilusão em olhos claros.

Apenas 2% da população mundial possui olhos verdes. Eles são mais comuns entre pessoas de origem celta, germânica e eslava. O país em que essa característica é mais comum é a Hungria.

Maquiagem para olhos verdes:

  • Sombras tons preto e cinza: Elas são ideais para realçar os olhos verdes e deixam eles saltitantes. ...
  • Sombras nude ou neutras: Sabe aquele tom marrom ou até mesmo acinzentado? ...
  • Sombras douradas e cobre: ...
  • Sombras lilás, roxa ou púrpura: ...
  • Sombra verde: ...
  • Lápis de olhos em tons marrons ou café:

1. Olhos amendoados. São os mais famosos, com uma base levemente inclinada para cima e o canto externo um pouco mais alto que o interno, conferindo um efeito gatinho natural ao olhar. Além disso, como o próprio nome diz, lembra o formato de uma amêndoa.

Olhos cor de avelã são formados pela mistura de três cores:castanho, âmbar e verde escuro, e raramente azul na parte mais externa da íris. Constituem apenas 1-2% da população mundial.

A quantidade de melanina na íris é determinada geneticamente, sendo o castanho a cor mais comum, presente em quase 80% da população mundial. Outras cores possíveis para os olhos são cinza, verde, azul, âmbar e avelã.

Olhos pretos
O fato é que um tom tão escuro, só existe em 1% da população. Oposto aos olhos vermelhos, âmbar, azuis ou verdes, os pretos resultam do excesso de melanina.

Contudo, o que verdadeiramente define a cor dos olhos do bebê é o DNA. A genética é a responsável por controlar a quantidade de pigmento que uma pessoa vai acumular no corpo. Assim, o DNA herdado dos pais pelo bebê é o que definirá a cor dos seus olhos.

Ainda não existe um método que possa prever a coloração dos olhos, já que ela é o resultado da combinação genética dos pais. Mas, as diferentes cores existem por um motivo: a quantidade de melanina – um tipo de pigmento que dá cor aos olhos, pele e cabelo – presente na íris, região colorida do globo ocular.

A única maneira de ter olhos azuis é herdando duas cópias do gene dos olhos azuis. No entanto, pais de olhos castanhos podem transmitir um gene recessivo de olhos azuis. Portanto, dois parceiros de olhos castanhos podem dar à luz um bebê de olhos azuis.