Como é a Gira de Preto Velho?

Perguntado por: obarros . Última atualização: 14 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 7 votos

A gira de Pretos Velhos remete às narrativas que sustentam o entendimento sobre o que foi a vida destes no cativeiro e, como médiuns, a partir da incorporação, atualizam os significados por meio de rituais religiosos.

A “gira”, nome que se dá ao culto da umbanda, acontece nas casas de umbanda e é constituída por orações, cânticos e pela invocação de entidades, que “descem” nos médiuns (também chamados de “cavalos”). As entidades incorporadas dão passes, discursam e orientam os participantes do ritual.

Trabalham sentados em troncos e apoiam-se em suas bengalas feitas de galhos de árvores ou plantas que se utilizam das folhas. Arruda, guiné, manjericão, folhas para suas mirongas poderosíssimas. Um cachimbo, um chapéu de palha, uma roupa branca, um terço de rosário, dois pés no chão, 1.000 anos de experiência.

Sarava! A saudação dos Pretos Velhos, quer dizer: salve sua força. Um equivalente ao Namastê – o deus que está em mim saúda o deus que vive em você.

Guia Umbanda | Preto-Velho | Porcelana e Cristal
Seguindo a tradição da Umbanda, a guia é composta por seções de 7 contas brancas e 7 pretas intercaladas e carrega pingentes de cruz e cachimbo dourados.

Acenda a vela branca e ofereça para os Pretos Velhos. Dentro do copo com água, coloque as ervas e, junto, ofereça a xícara de café.

Orixá Exu tem sua imagem desmistificada como ser do mal e assustador. Considerado por muitos como um ser “assustador”, o orixá Exu, cultuado nas religiões de matrizes africanas, está fortemente ligado ao negro brasileiro e a sua história.

Dica 3 – Postura dentro do Terreiro
Este local não acomoda conversas paralelas, vícios, comércio, futilidades, brincadeiras, fofocas e qualquer que seja o rumo que desvirtue do objetivo da Gira: o encontro com o divino e sua manifestação na Umbanda por meio da incorporação mediúnica de Guias e Orixás.

Na verdade, o enjoo e o vômito não acontecem por causa do giro em si, mas por causa de um mal-estar temporário chamado de cinetose. A cinetose acontece porque, ao girarmos, o cérebro recebe informações conflitantes dos olhos, responsáveis pela visão, e do ouvido interno, responsável pelo equilíbrio.

Não praticar sexo 24 horas antes da gira.

O movimento de rotação possui uma duração de 23 horas, 56 minutos, 4 segundos e 9 centésimos, sendo essa duração de um dia na Terra. Assim, para ficar mais fácil, arrendondamos esse tempo para 24 horas.

Acenda a vela branca e ofereça para os Pretos Velhos em um local sagrado de sua casa. Dentro do copo com água, coloque as ervas e, junto, ofereça a xícara de café.
...
Simpatia e Oração para Preto Velho

  1. 1 vela palito branca;
  2. Um galinho de arruda, guiné e alecrim;
  3. Um copo de água mineral;
  4. E uma xícara de café.

Frequentemente essas entidades já foram seres encarnados e mantiveram contato conosco quando vivos. Foram nossos parentes, amigos, filhos, entre outros; foram pessoas de nossa afinidade que nos amaram e nós a eles também e que, agora juntos, escolheram esse tipo de parceria para crescimento espiritual mútuo.

segunda-feira

Os pretos-velhos são representados pelas cores preto e o branco, e o dia sagrado da semana é a segunda-feira.

O consulente não deve ter intimidade com a entidade, ser respeitoso e expor os problemas na medida que for convidado para fazer isso. Jamais deve o consulente perguntar o que a entidade tem a dizer. Isso é condenável por parecer que a entidade está sendo testada.

Universo Simbólico dos Pretos-Velhos
Segundo o pesquisador, a influência católica é tão presente sobre os pretos-velhos, que eles, muitas vezes, se revelam como uma espécie de metáfora afro-brasileira do próprio Jesus Cristo, bastião do catolicismo.

Uma guia tem um propósito: proteger o corpo de energias negativas é o mais comum. Há uma superstição de você não deve beber ou transar com uma guia, mas discordo. Ela atua passivamente quando não há a ativação de uma entidade.

Para incorporar é preciso passar primeiro por um processo de aprendizagem, onde os(as) médiuns aprendem a sentir a energia dos guias e se conectar a eles durante as chamadas “giras de desenvolvimento”, que são restritas às pessoas que trabalham no terreiro.

Omolú

Como entidades, os Pretos velhos trabalham sob égide de Omolú o Orixá guardião das almas. Chamados carinhosamente de meu pai, vovôs e vovós, os Pretos velhos transmitem humildade, têm muita força espiritual e são grandes orientadores.

A vela “chora” (a chama derrete a parafina, que fica em estado líquido ao redor do pavio): Dificuldade de realização do pedido. A chama não queima todo o pavio e sobra parafina: necessidade de se voltar mais à espiritualidade e a se concentrar na oração.