Porque o preto é preto?

Perguntado por: tevangelista . Última atualização: 16 de janeiro de 2023
4.1 / 5 2 votos

A cor existe graças à luz, e uma substância é preta porque absorve todos os comprimentos de onda do espectro solar.

O preto é um dos mais antigos pigmentos existentes. Inicialmente extraído do carvão ou ossos queimados, era amplamente utilizado pelos povos paleolíticos em pinturas nas cavernas [foto acima].

O branco e o preto (convencionalmente designados por cores) são apenas resultado da presença ou da ausência de luz. A cor branca é a luz pura, quando há uma reflexão total das sete cores. Já a cor preta nada mais é do que a ausência total de luz, porque nesse caso as cores não se refletem, elas são absorvidas.

Uma curiosidade bem legal sobre a cor preta e que muitas pessoas não sabem, mas existem sim variações de preto e hoje em dia já são considerados mais de 50 tons de preto, além disso, muitas pessoas dizem que o preto vem da ausência de cor já outras falam que ele surgiu na ausência de luz.

Tecnicamente, o verdadeiro preto não é uma cor. Ele é considerado a ausência de cor e é desprovido de coloração. Isto porque, quando a luz atinge um objeto preto, o objeto absorve todos os comprimentos de onda da luz.

A cor preta pode ser obtida através da mistura das três cores primárias: vermelho (magenta), amarelo e azul (ciano). Para algumas pessoas, a cor preta é classificada como ausência de cor, enquanto para outras é ausência de luz.

Criado pela empresa britânica Surrey NanoSystems, o Vantablack é considerado o material com a cor mais escura do mundo. Tão escura que não pode ser vista pelos olhos humanos. Isso mesmo, nosso cérebro não consegue interpretar a cor preta que vê. Estranho, não?

A tinta Vantablack absorve 99,96% da luz visível, tornando-a efetivamente a tinta mais preta já vista.

Qual é a cor que não anda direito? Resposta: A cor-cunda.

Embora as quantidades pareçam enormes, as contas não são complicadas e o número total de cores que uma pessoa vê é cerca de: 1000 x 100 x 100 = 10 000 000 (10 milhões).

Portanto, apenas a combinação de feixes de luz nessas sete cores, não a combinação de cores de tinta, resulta na cor branca. Isso significa que, se você tentar misturar tintas com pigmentos nas cores vermelha, amarela e azul, só vai conseguir uma cor cinza-escuro ou uma outra bem próxima do preto.

Amarelo - Utilizada para passar a sensação de luz e calor, o amarelo estimula o raciocínio e a criatividade. Também pode ser usada para representar alegria, otimismo e jovialidade.

As cores neutras são formadas basicamente pelo preto, branco e cinza. São caracterizadas por apresentar pouco reflexo, energia e baixa intensidade. Diferente das cores quentes e cores frias, elas não transmitem nenhum tipo de sensação.

Se fôssemos completamente daltônicos, você estaria enxergando tudo em diferentes variações de cinza. Se isso acontecesse do dia para a noite, como aconteceu em 1970 com Jonathan I., um pintor de 65 anos que bateu seu carro contra um caminhão e sofreu um derrame de conseqüências raras, a vida se tornaria difícil.

O azul é a cor mais rara na natureza. Agora, uma equipa de cientistas descobriu que a razão por trás disso se prende com a química e a física. Tendo em conta o imenso céu azul ou o interminável oceano azul, pode-se pensar que a cor azul é comum na natureza. Mas é a mais escassa.

A cor mais bonita do mundo, caro leitor, já foi escolhida em 2019, durante seis meses, por trinta mil pessoas de diferentes países do mundo e se trata do MARRS GREEN, uma mistura de verde, azul e cinza.