Como é a mente de uma pessoa insegura?

Perguntado por: qcalixto2 . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.7 / 5 8 votos

Uma pessoa emocionalmente insegura é pessimista, antissocial, ou sofre de fobia social, dismorfia corporal, egocentrismo, entre outros estados emocionais. A maioria das pessoas inseguras sofre de algum grau de isolamento. Quanto maior for a insegurança, mais a pessoa sentirá a necessidade de isolar-se.

A insegurança relaciona-se com a sensação de incapacidade justamente pelo fato de que existe uma sensação forte de que nunca a pessoa será bom o suficiente, que nada do que faz traz resultados esperados ou que é inferior aos outros e não dará conta das situações sozinho.

Quando a preocupação com a saúde vira doença. Certamente, você conhece alguém que tem um medo constante e irracional de ter, ou de vir a ter, uma doença grave. Qualquer alteração fisiológica incomoda esse indivíduo, pois tudo o que ele sente, remete a alguma doença em seu imaginário.

O que gera insegurança
O que está por trás da insegurança pode ser um medo, por exemplo medo de ser rejeitado, medo de que as coisas não deem certo, medo de ficar só, medo de ficar pobre, de ficar desempregado. Muitas vezes aparece o medo de não saber reagir caso outra pessoa seja agressiva.

Como enfrentar e tratar a insegurança emocional?

  1. Identifique as suas inseguranças. ...
  2. Descubra quais são suas crenças limitantes. ...
  3. Lembre-se das adversidades que você já superou. ...
  4. Seja gentil consigo mesmo. ...
  5. Desenvolva competências e adquira novos conhecimentos. ...
  6. Busque a ajuda de pessoas próximas. ...
  7. Procure auxílio profissional.

A insegurança impede que você tenha um olhar neutro, puxando as suas intepretações para o lado negativo. Experiências ruins do passado também podem voltar à tona e destruir a sua autoconfiança. Para combater esse sentimento, pergunte a si mesmo como as pessoas reagem ao seu trabalho.

Confira agora como lidar com a insegurança nos relacionamentos

  1. 1) Como vencer a insegurança nos relacionamentos. É preciso paciência e bastante amor para lidar com medos e insegurança nos relacionamentos. ...
  2. 2) Desenvolva a autoestima e autoconfiança. ...
  3. 3) Evite comparações. ...
  4. 4) Conheça-se a si mesmo. ...
  5. 5) Busque ajuda profissional.

Mas, um nível maior de insegurança é a insegurança existencial. É um estado emocional de inferioridade, que faz a pessoa sentir que não é boa o suficiente para realizar determinada tarefa ou para ser amado, aceito ou reconhecido.

Pessoas que sofrem com insegurança podem precisar de reafirmação e apoio constantes, coisas que você nem sempre poderá oferecer. Converse com ela sobre os limites necessários, para que você não se sinta frustrado ou sobrecarregado com o comportamento da pessoa.

Deuteronômio 31:6
Não tenham medo nem fiquem apavorados por causa delas, pois o Senhor, o seu Deus, vai com vocês; nunca os deixará, nunca os abandonará (Dt 31:6).

O medo é uma emoção comum na vida das pessoas, e a insegurança é o estado emocional causado pelo medo.

O que é insegurança no relacionamento? Insegurança no relacionamento é estar sempre em dúvidas sobre o espaço que se ocupa na vida do outro. É o medo frequente de ser substituído, de não ser bom o suficiente e a ideia de que o parceiro vai embora se encontrar alguém melhor.

A desconfiança nas relações amorosas tem muitas causas.
As mais comuns envolvem o surgimento da mesma depois de algum episódio de infidelidade. Mas essa não é a única razão para que a confiança se quebre. Toda ação que engana o outro pode plantar a semente dessa tão problemática situação na vida do casal.

Como Fazer Meu Namorado Sentir Medo de Me Perder

  1. Entenda as necessidades dele. O primeiro passo para fazer seu namorado sentir medo é entender suas necessidades. ...
  2. Seja confiante. ...
  3. Mostre que você tem vida própria. ...
  4. Seja interessante. ...
  5. Dê espaço a ele. ...
  6. Seja carinhosa e atenciosa.

Por isso, precisamos orar mais em favor da nossa tranqüilidade, dirigindo-nos diretamente a Deus, principalmente para vencer a insegurança e o medo. Orar é um ato de fé e de confiança na bondade do Pai Celestial, que nos criou para sermos felizes.

Não tenhamos medo, pois o Senhor está do nosso lado aconteça o que acontecer, venha o que vier! Que venham ventos e tempestades da esquerda ou da direita, mas precisamos nos manter firmes, ancorados, alicerçados no Senhor, porque é Ele quem cuida de nós!