Como é a produção de aveia?

Perguntado por: ohilario7 . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.6 / 5 16 votos

A aveia é cultivada ao longo do outono e inverno aqui no Brasil por se tratar de uma planta de clima temperado. Apesar de ser extremamente tolerante quanto ao solo (pH 4,5 a 6 e menor exigência de nutrientes que trigo), o plantio de aveia é bem mais exigente quanto às condições climáticas.

O ciclo da cultura é muito variável, de 120 a mais de 200 dias, dependendo da espécie cultivada e da época de semeadura (Floss, 1988). A aveia, embora seja uma planta de clima temperado, pode ser cultivada em regiões de clima subtropical ou mesmo tropical.

Os maiores produtores mundiais de aveia são o bloco econômico da União Europeia (27), Rússia, Canadá, Austrália, Bielorrússia e Estados Unidos (Tabela 4).

Os cereais, como aveia e centeio, são geralmente considerados uma cultura secundária, isto é, derivado de uma erva daninha dos cereais primários tais como trigo e cevada domesticados.

Quais são as diferenças entre o farelo de aveia e a farinha de aveia? A farinha de aveia é proveniente da moagem interna dos grãos, descartando as fibras e mantendo os minerais, proteínas e carboidratos. Já o farelo de aveia, é produzido a partir da casca dos grãos de aveia, onde há a maior concentração de fibras.

Atualmente, a aveia pode ser encontrada em quatro tipos de apresentação: grãos inteiros, flocos (que podem ser grossos ou finos), farelo e farinha. À primeira vista, pode parecer que todos eles têm as mesmas propriedades, mas não é bem assim.

De acordo com Renan Carvalhal, da área de Melhoramento e Propagação Vegetal do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná-Iapar-Emater), a aveia é uma planta rústica, de crescimento vigoroso, resistente à acidez dos solos e é plantada entre março e julho no Estado.

R$ 1.800

O custo total da produção é de R$ 1.800 por hectare, já incluindo os investimentos na plantação da aveia.

Há potencial para cultivo de aveia das duas espécies nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Caterina, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais e no Distrito Federal, onde a cultura sofre influência do clima e exige práticas de manejo específicas conforme as disponibilidades de recurso de cada ambiente.

Os adubos orgânicos cama de frango e esterco de peru podem ser empregados em substituição ao adubo químico sem prejudicarem a produtividade da aveia preta.

Albrecht explica detalhadamente as diferenças entre as duas plantas. Segundo Leandro, a aveia possui apenas lígulas, enquanto o trigo possui a lígula e aurícula. As lígulas e aurículas encontram-se logo acima da bainha das folhas das gramíneas que as possuem (figura1).

A aveia ajuda na perda de peso
Isso porque é rica em fibras, que proporciona uma maior saciedade por um período prolongado de tempo. Assim, a fome é menor e consequentemente cumprir a dieta e comer menos se torna mais fácil.

A aveia é um cereal rico em proteínas, ferro, magnésio, fósforo, zinco, manganês, vitamina B1 e vitamina B5, além de ser excelente fonte de fibras solúveis. Estudos mostram que esses nutrientes contribuem para o controle das taxas de colesterol e de açúcar no sangue, ajudando a prevenir doenças cardiovasculares.

O Brasil é o maior produtor mundial de cana-de-açúcar e, na safra 2020/21, foi responsável pela produção de 654,5 milhões de toneladas destinados à produção de 41,2 milhões de toneladas de açúcar e 29,7 bilhões de litros de etanol1.

A aveia cultivada apareceu acerca de 1.000 a.C, na Europa Central. Entretanto foi, no norte e oeste da Europa, que este cereal evoluiu como cultura secundária e sofreu alterações genéticas importantes, como a perda da debulha natural do grão e da dormência, vantagens que foram seletivas para o seu cultivo.

Como a aveia é um cereal de grão integral, mantém intactas suas 3 partes, preservando sua composição nutricional original2: Endosperma: principal fonte de energia, pois contém carboidratos e proteínas.

Então, sabemos que ambos os flocos têm o mesmo valor nutricional, que os flocos finos cozem mais rapidamente que os flocos grossos, e que os flocos grossos resultam em preparados mais texturados que os flocos finos.

A aveia é uma planta anual, sendo que algumas cultivares podem apresentar rebrota (duplo propósito) e têm um crescimento ereto, variando entre 0,7 e 2 metros de altura. Além disso, ela tem raízes profundas e fasciculadas, ou seja, não apresenta uma raiz pivotante ou principal.

No entanto, nada impede de a aveia em flocos ser utilizada também por quem deseja reduzir o colesterol ou a glicemia. Em contrapartida, a farinha de aveia, tem uma menor quantidade de fibras em sua composição e se destaca mais pelo teor maior de carboidratos (amido) a cada 100g.