O que é melhor farinha de aveia ou aveia em flocos?

Perguntado por: emonteiro2 . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.8 / 5 7 votos

Mas na hora de comprar vem a dúvida qual a melhor entre flocos, farelo ou farinha? Podemos considerar que o farelo é o tipo de aveia com mais vantagens nutricionais, chega a ter o dobro de betaglucanas em comparação a outras versões da aveia.

Pode ser tanto a aveia em flocos finos como a aveia em flocos grossos. Qualquer uma delas funciona! Você também pode usar aveia em grãos, mas saiba que o processo acaba ficando mais demorado, já que ela é mais difícil de quebrar.

Depois dos flocos, o farelo de aveia é a opção mais nutritiva. O farelo é parte mais externa do grão, onde temos menos carboidratos e muitas proteínas e fibras solúveis que retardam a absorção da glicose e diminuem o colesterol além de promover saciedade.

O farelo de aveia é rico em fibras alimentares, fato que ajuda a apoiar a função intestinal saudável. De fato, apenas 1 xícara (94 gramas) de farelo de aveia contém impressionantes 14,5 gramas de fibra. Isso é aproximadamente 1,5 vezes mais fibra que a aveia flocos ou farinha de aveia.

A aveia possui uma grande quantidade de fibras em sua composição e por isso é considerada um dos alimentos com maior poder de saciedade. Muitos nutricionistas indicam consumir duas colheres de farinha de aveia ao acordar, pois elas contribuem para a redução da fome e ajudam a controlar o apetite ao longo do dia.

É possível consumir a aveia em várias receitas muito simples de preparar. Crua ou cozida, com água ou com leite, e em qualquer hora do dia. Alguns benefícios do consumo de aveia podem ser potencializados se ela for cozida, mas ambas as formas de preparar são vantajosas.

Como vimos acima, ingerir aveia todos os dias não só é seguro, como também pode trazer diversos benefícios para a saúde. Apesar de ser ligada ao café da manhã, o cereal nutritivo pode ser consumido em diversos momentos ao longo do dia, e de diferentes maneiras, como farelo, flocos ou farinha.

Flocos de aveia
É o tipo que contém maior quantidade de carboidratos de rápida absorção por porção, contendo, também, boa quantidade de fibras. Além de tudo, é riquíssimo em nutrientes. Essa opção se torna mais indicada para quem almeja ganho de peso, assim como pessoas desnutridas ou atletas.

A aveia contém antioxidantes que ajudam a diminuir a pressão arterial, por isso, contribui na prevenção de casos de infarto e outros problemas cardíacos. O cereal também auxilia na saúde digestiva e atua na redução dos índices de colesterol ruim, graças à presença de uma fibra chamada beta-glucana.

O tipo de aveia que possui maior quantidade de ß-glucana é o farelo de aveia, seguido dos flocos e da farinha. De duas a três colheres de sopa de aveia por dia garantem mais energia e vitalidade, sendo uma excelente dica para ter mais disposição antes dos treinos.

A versão é mais calórica (2 colheres contêm 120 cal contra as 90 cal da aveia em flocos prensada), no entanto tem mais proteínas (4 g contra 3,7 g da aveia flocada). Mas, no geral, flocos e flocos finos não diferem muito entre si.

Aveia. A aveia e o farelo de aveia ou aveia, bem como alguns alimentos integrais, podem causar gases porque são ricos em fibras, rafinose e amido, que favorecem a formação de gases no intestino.

Como fazer a limpeza do intestino?

  1. Beba água salgada. Antes de comer pela manhã, misture 2 colheres de chá de sal com um corpo de água morna. ...
  2. Aposte nos probióticos e prebióticos. ...
  3. Aumente a ingestão de fibras. ...
  4. Consuma amidos resistentes. ...
  5. Experimente chás de ervas. ...
  6. Beba sucos e vitaminas. ...
  7. Hidrate seu corpo.

Banana com aveia é uma combinação clássica e muito nutritiva da culinária! A fruta e o cereal são ricos em nutrientes, como fibras e minerais, que auxiliam no bom funcionamento do corpo e do intestino, além de fornecerem sensação de saciedade e promoverem uma alimentação mais saudável e balanceada.

Nutritiva e versátil, a aveia combina com praticamente qualquer alimento, seja doce ou salgado. Porém, uma das melhores e mais tradicionais combinações continua sendo aveia com leite. Esses dois ingredientes formam um prato que não falta na mesa do café da manhã de muitas pessoas ao redor do mundo: o mingau de aveia.

Quantas colheres de aveia é indicado consumir diariamente? A porção recomendada é de 30 gramas por dia. Ou seja, três colheres de sopa de aveia já garantem os benefícios do cereal.

O melhor desses grãos estará nas suas fibras! Se nós excluirmos as fibras, estaremos excluindo a maior parte benéfica do consumo! Dessa forma, quando for optar, opte sempre pela farinha de aveia integral e não pela farinha refinada.

O consumo de aveia é contraindicado para quem tem a doença celíaca, que é causada pela intolerância ao glúten, uma proteína encontrada na aveia (por contaminação do trigo) e em outros alimentos, que provoca dificuldade no organismo de absorver os nutrientes, vitaminas, sais minerais e água.

Nesse contexto, uma boa opção é um mingau de aveia antes de dormir. Aveia é rica em proteínas, minerais e vitaminas, e a fibra presente tem duas funções: estimular durante o dia e aliviar a ansiedade durante a noite.

Dicas para incluir a aveia nas refeições diárias:
Almoço: adicione duas colheres (sopa) sobre sua porção de salada cozida ou crua ou mesmo sobre alimentos como arroz, feijão, carnes.

Se temos que selecionar um momento do dia para consumir aveia, talvez o mais acertado seja a hora do pequeno-almoço, quando o organismo está ávido de receber nutrientes, especialmente energia, para afrontar a actividade diária e ter uma melhor saúde.