Como é chamado o Espírito Santo na Bíblia?

Perguntado por: nsalgueiro . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.7 / 5 5 votos

O Espírito Santo também é chamado de Espírito do Senhor. A Bíblia ensina que “o fruto do Espírito é caridade, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, [e] temperança”.

Gálatas 5:22–23: Quando temos o Espírito Santo, sentimos amor, alegria e paz. O Espírito Santo é muitas vezes chamado de Espírito do Senhor. Gálatas 5:22–23 ensina-nos que “o fruto do Espírito é caridade, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão [e] temperança”.

O Espírito Santo é um membro da Trindade, juntamente com o Pai Celestial e Jesus Cristo. É um ser de espírito (ver D&C 130:22). A missão do Espírito Santo é testificar do Pai e do Filho e da veracidade de todas as coisas (ver 3 Néfi 11:36; Morôni 10:5).

Vasco Coutinho desembarcou na capitania em dia 23 de maio de 1535, desembarcando na atual Prainha de Vila Velha, onde fundou o primeiro povoamento. Como era oitava de Pentecostes, o donatário batizou a terra de Espírito Santo, em homenagem à terceira pessoa da Santíssima Trindade.

Na verdade, Ele nos transmite uma sensação de paz. Depois daquele dia, dei-me conta de outras ocasiões em que senti o Espírito Santo. Quando meu pai deu uma bênção a minha mãe, fechei os olhos e tentei ficar bem reverente. Aí senti de novo aquela mesma sensação de calor.

O TERMO “ESPÍRITO SANTO” NO ANTIGO TESTAMENTO
Ele é normalmente chamado de “Espírito de Deus” ou “Espírito do Senhor”.

Quando o Espírito toca o coração, ele sofre uma mudança. Quando o indivíduo (…) sente o Espírito trabalhando nele, ou quando vê uma evidência do amor e da misericórdia do Senhor em sua vida, ele é edificado e fortalecido espiritualmente, e sua fé Nele aumenta.

Se você crê em Jesus, se você confia em sua palavra quando é dito que Deus se fez carne, que em nosso meio habitou e foi morto em uma cruz pelos nossos pecados, mas ressuscitou ao terceiro dia e que um dia vai voltar para habitar conosco em toda eternidade, então você é uma pessoa que tem o Espírito Santo fazendo ...

O Espírito Santo traz sentimentos de amor, paz e alegria (Gálatas 5:22-23) O Espírito Santo também é chamado de Espírito do Senhor. A Bíblia ensina que “o fruto do Espírito é caridade, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, [e] temperança”.

Se o Espírito Santo é uma pessoa, um ser relacional, o que fortaleceria a influência da pessoa do Espírito sobre a minha, seria justamente o meu relacionamento com Ele. Quanto mais nos relacionamos com Deus mais intensamente vivemos debaixo da sua influência.

Assim, Jesus, o Messias, cumpriu a promessa de batizar com Espírito Santo a todo aquele que crê Nele e se arrepende dos seus pecados. Todo cristão, pela fé, tem consigo a presença Dele e é guiado pelo Espírito de Deus (João 16:7-14).

O Espírito Santo aparece nas Escrituras sendo igualmente Deus, assim como o Pai e o Filho. Tanto a formula batismal como a bênção apostólica pronunciada pelo apóstolo Paulo, indicam claramente essa verdade (Mateus 28:19; 2 Coríntios 13:14; cf.

A passagem bíblica convida a uma reflexão muito importante: o corpo é o local onde habita o Espírito Santo.

O Catecismo da Igreja Católica nos diz que os sete dons do Espírito Santo são: sabedoria, inteligência, conselho, fortaleza, ciência, piedade e temor de Deus.

A economia do Espírito Santo é diversificada e movimenta negócios das seguintes cadeias produtivas: Petróleo e gás - segundo maior produtor brasileiro. Siderurgia e mineração - maior exportador do mundo de pelotas de minério de ferro e grande produtor de aço.

Mas, além de derramar os 7 dons, o Espírito Santo também concede ao cristão 12 frutos, que são a Caridade, a Alegria, a Paz, a Paciência, a Benignidade, a Bondade, a Longanimidade, a Mansidão, a Fé, a Modéstia, a Continência e a Castidade.

Aquele que se arrepende e chora diante do Senhor é motivado a olhar para o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Deus, no seu infinito amor, fala da alegria de chorar o choro do arrependimento, o choro pela sede de justiça, pelo desejo de ver estabelecida a paz no mundo e o amor entre os homens.

A nossa consciência é a voz do Espírito Santo, uma voz sutil, penetrante, regeneradora. Quando, na humildade e na oração, aprendemos a ouvir a voz do Espírito Santo dentro de nós, e não a voz das nossas emoções, das nossas empolgações, começaremos a acertar com o projeto de Deus.