Como Deus Jesus e Espírito Santo são um só?

Perguntado por: evieira . Última atualização: 11 de janeiro de 2023
4.4 / 5 3 votos

O Espírito Santo dá testemunho de Jesus Cristo (João 15:26) Um dos papéis mais importantes do Espírito Santo é testemunhar da verdade, especialmente sobre Jesus Cristo e Sua divindade. É somente através do Espírito Santo que podemos receber um testemunho de que Jesus Cristo é o Filho de Deus e o Redentor do Mundo.

(Mateus, 18:20). Jesus era o verbo e o verbo é Deus tornando-se onipresente igual ao pai. “ No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus” (João, 1:1).

A palavra Trindade não está contida na escritura, nem há uma doutrina expressamente formulada da Trindade. Pelo contrário, de acordo com a teologia cristã, as escrituras "testemunham" a atividade de um Deus que pode ser entendido apenas em termos trinitários.

Deus, o Pai, é o Ser Supremo no qual acreditamos e a quem adoramos. É o supremo Criador, Legislador e Preservador de todas as coisas. Ele é perfeito, Todo-Poderoso e conhece todas as coisas. Ele “tem um corpo de carne e ossos tão tangível como o do homem” (Doutrina e Convênios 130:22).

Quem une o Pai e o Filho é o amor do Espírito Santo. Portanto, hoje celebramos a festa de Deus, de um Deus que se manifesta em família; não é um Deus solitário, mas é pura relação. Desta forma, a Santíssima Trindade se torna modelo da verdadeira comunidade. Único Deus em três pessoas, mistério de amor e comunhão.

O Espírito Santo é o terceiro membro da Trindade. Ele é um personagem de espírito, sem um corpo de carne e ossos. Frequentemente nos referimos a Ele como o Espírito, o Santo Espírito, o Espírito de Deus, o Espírito do Senhor ou o Consolador.

A economia do Espírito Santo é diversificada e movimenta negócios das seguintes cadeias produtivas: Petróleo e gás - segundo maior produtor brasileiro. Siderurgia e mineração - maior exportador do mundo de pelotas de minério de ferro e grande produtor de aço.

A passagem bíblica convida a uma reflexão muito importante: o corpo é o local onde habita o Espírito Santo.

O Espírito Santo dá testemunho de Jesus Cristo (João 15:26) Um dos papéis mais importantes do Espírito Santo é testemunhar da verdade, especialmente sobre Jesus Cristo e Sua divindade. É somente através do Espírito Santo que podemos receber um testemunho de que Jesus Cristo é o Filho de Deus e o Redentor do Mundo.

Todo espírito humano ("ruach" em hebraico, e "pneuma" em grego) é santo, nem que ainda o seja apenas em potencial (em forma de semente), pois é criatura emanada diretamente de Deus e semelhante a Ele.

A doutrina da Igreja Católica Romana estabeleceu, através do concílio eclesiástico de Niceia, em 325 d.C., a afirmação de que um único Deus se revela em três pessoas divinas distintas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

O Pai é a vontade, o coração de Deus. Todos os planos vêm do Pai. O Filho é Jesus, Deus aparecendo como homem para nos salvar. O Espírito Santo é Deus entrando no coração de quem crê, transformando sua vida.

Se você crê em Jesus, se você confia em sua palavra quando é dito que Deus se fez carne, que em nosso meio habitou e foi morto em uma cruz pelos nossos pecados, mas ressuscitou ao terceiro dia e que um dia vai voltar para habitar conosco em toda eternidade, então você é uma pessoa que tem o Espírito Santo fazendo ...

O que existe de absolutamente novo na religião de Jesus é que ela nos faz olhar para Deus não mais somente como criador todo-poderoso, mas como Pai nosso. Deus é nosso Pai. Chamar a Deus de Pai é algo que só é possível brotar de corações adoradores.

Jesus Cristo é o Salvador do mundo e o Filho de Deus. Ele é nosso Redentor. Cada um desses títulos aponta para a verdade de que Jesus Cristo é o único caminho pelo qual poderemos voltar a viver com nosso Pai Celestial.

Jesus foi a única pessoa nascida de uma mãe mortal, Maria, e de um pai imortal, Deus, o Pai. É por isso que Jesus é chamado de Filho Unigênito de Deus. De Seu Pai, Ele herdou poderes divinos (ver João 10:17–18).

O Deus revelado em Jesus Cristo é um Deus-Comunhão. Esse Deus-Comunhão de Pai, Filho e Espírito Santo é a inspiração da comunhão que somos chamados a viver. É isso que significa ser “criado à imagem e semelhança de Deus”.

O Espírito está sempre à disposição para guiá-lo e orientá-lo. No entanto, Ele fala mansamente por intermédio de seus sentimentos e pensamentos. Um dos grandes desafios que você e as pessoas com quem você está trabalhando terão é o de reconhecer os delicados e sutis sussurros do Espírito Santo.