Como é chamado o profissional que trabalha com abelhas?

Perguntado por: lmedeiros . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
3.9 / 5 14 votos

O apicultor atua diretamente na criação de abelhas e no seu manejo para incentivar a produção de mel com qualidade para o consumo humano, de modo profissional ou como hobby.

Realiza o beneficiamento e processamento de mel, própolis, geleia real e produtos da atividade apícola. Realiza produção intensiva e artesanal, controle de qualidade, identificação e avaliação da produção de diferentes espécies. Comercializa produtos apícolas. Organiza eventos da atividade apícola.

apicultora | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

– O apicultor é o profissional que atua na área de criação e tratamento de abelhas. Dessa forma, e comum que este mesmo profissional trabalhe com extração e confecção de produtos provenientes desse inseto, tais como o mel, o própolis, a geleia real, dentre outros.

A função da rainha na colmeia é reprodutiva, ela passa a vida na colmeia colocando ovos que se transformarão nas futuras abelhas operárias, zangões ou novas rainhas.

O curso superior de Tecnologia em Apicultura e em Meliponicultura do Norte e Nordeste do País, implantado pelo Governo da Bahia, em parceria com a Universidade de Taubaté (Unitau) e a Cooperativa dos Apicultores de Tucano (Cooapit), formou a primeira turma, nesta quarta-feira (16).

O Curso superior de Tecnologia em Apicultura e Meliponicultura da EAD UNITAU objetiva formar profissionais com uma forte base conceitual, capacitados a atuar efetivamente no mercado de trabalho, em que conhecimentos em ações de gerenciamento, de manejo, de qualidade e de produtividade apícola são essenciais.

O curso, com carga horária de 20 horas, é composto por seis módulos, que apresentam informações detalhadas sobre as abelhas e sua criação no Brasil, orientações sobre os produtos das abelhas, materiais e equipamentos apícolas, instalação e povoamento do apiário e conclui com o manejo das colônias.

O apicultor possui um papel fundamental no processo de produção do mel e seus derivados, pois é capaz de entender o comportamento das abelhas e sua biologia, otimizando o processo desses produtos ricos em nutrientes e agentes indispensáveis para o fortalecimento do sistema imunológico.

Sede da APACAME. Rua Dona Germaine Burchard, 206 – Água Branca, SP. Curso de Apiterapia ministrado em módulos, totalizando carga horária de 100 horas.

Módulo 5 - Curso Produção de Rainhas e Multiplicação de Enxames R$ 598,00.

Os machos da colônia, denominados zangões, possuem a única função de fecundar a rainha durante o voo nupcial. Os machos da colônia, denominados zangões, possuem a única função de fecundar a rainha durante o voo nupcial.

O zangão, zângão ou abelhão é o macho das diversas espécies de abelhas sociais, especialmente da abelha-europeia. Caracteriza-se pelo porte superior às obreiras e pela ausência de ferrão.

A colmeia Langstroth ou colmeia americana é uma colmeia de abelhas que foi patenteada em outubro de 1852. É a colmeia padronizada usada em muitas partes do mundo para a apicultura. A vantagem desta colmeia é que as abelhas constroem o favo de mel em caixilhos (quadros), que podem ser movidos com facilidade.

A maioria das abelhas de uma colmeia é formada por fêmeas: 1 rainha e cerca de 5.000 a 100.000 operárias. Os machos - os zangões - são encontrados em um numero máximo de 400 indivíduos. As funções exercidas pela rainha são a postura de ovos e a manutenção da ordem social na colmeia.

O apicultor trabalha com a exploração comercial das abelhas para que elas possam produzir mel, pólen, geleia real e própolis. Porém para que isso aconteça ele precisa cuidar da colmeia, mantendo a saudável e produtiva com o fim de atender a demanda nacional.

O apicultor é o profissional que atua na criação e tratamento de abelhas. Dessa forma, é comum que este profissional atue com extração e confecção de produtos provenientes destes insetos, tais como o mel, a própolis, a geleia real, e dentre outros.

Apicultor de Pernambuco desenvolve técnicas que podem ajudar na criação de abelhas. Foto: reprodução. A técnica mais comum para a extração do mel das colmeias é usando um fumegador, que ajuda a diminuir a agressividade das abelhas. No entanto, a fumaça fica impregnada no mel, reduzindo bastante a qualidade.

Mesmo não se alimentando de insetos, podem caçá-las, sendo os curruiras, os bem-te-vis, as andorinhas e os pica-paus os mais perigosos. Esse inimigo prejudica o trabalho das abelhas operárias, pois se alojam no dorso das abelhas e retiram o néctar e a papa alimentar para as larvas.