Porque as abelhas não gostam da cor preta?

Perguntado por: resteves . Última atualização: 6 de janeiro de 2023
4.2 / 5 11 votos

, mostraram claramente que as indumentárias de cor escura atraem mais Abelhas Africanizadas (AHB) do que as de cores claras, portanto deixando-as mais defensivas.

O vermelho das rosas, que adquiriu uma conotação de sedução no mundo humano, passa despercebido para as abelhas, que não têm fotorreceptores para essa cor em seus olhos: elas enxergam o verde, o azul e o ultravioleta. Já uma flor facilmente identificada como cor-de–rosa, pelas pessoas, pode ser azul para esses insetos.

Sua visão ultravioleta permite que elas consigam chegar até seu destino de maneira eficaz. Seus olhos atingem um campo de 280 graus, captando assim, mais de três quartos do ambiente em que elas estão. Segundo estudo da Universidade de Bristol, a relação entre abelhas e flores é, literalmente, elétrica.

Para espantar as abelhas, você pode plantar, no jardim ou em vasos dentro de casa, algumas plantas cujo odor é desagradável para esses insetos:

  • Louro.
  • Hortelã-verde.
  • Menta.
  • Jasmim.
  • Citronela.

Eles confirmaram que as abelhas calamintha azuis, que se alimentam principalmente de plantas ameaçadas do gênero Clinopodium ashei, também comem plantas Conradina — espécie que também corre risco de extinção na natureza, mas é ainda mais rara.

Além da cera, existem algumas outras coisas que podem ser colocadas dentro da caixa isca, para atrair as abelhas desejadas, como extrato de própolis, ou o próprio mel puro. Colméias velhas anteriormente usadas por outros enxames são também bem atraentes para as abelhas em vias de enxameação.

Já a abelha rainha nova apresenta coloração dourada intensa e abdome protuberante, além de realizar frequente postura na colmeia, o que faz com que as operárias produzam mel de qualidade.

Como uma alternativa eficiente, natural e simples, uma das propostas da especialista é plantar espécies que possuam um odor desagradável para os insetos e, consequentemente, os afastam, são elas: louro, jasmim, hortelã, menta, citronela e o capim-limão.

A pintura das caixas é sempre de cores opacas, pois as cores vivas confundem a visão e atrapalham as abelhas no trabalho. As cores indicadas são: verde escolar, marrom cimento etc. Sempre acrílico. Se for tinta à óleo a caixa poderá ser usada um ano após a pintura, devido ao cheiro forte.

É possível impedir que elas se aproximem de um lugar usando fumaça, naftalina e óleo de amêndoas-amargas e evitar que formem uma colmeia ao tapar buracos e eliminar fontes de água. Com algumas precauções, é possível mantê-las longe de um acampamento, do seu quintal e da sua casa.

Por influência da temperatura superficial, os valores internos de temperatura foram mais elevados em caixas pintadas com cores escuras, devido ao fato dessas reterem mais o calor o que pode elevar a temperatura interna, diferentemente de cores claras, que refletem mais esse calor.

A principal hipótese dos cientistas é que essas abelhas desenvolveram o hábito noturno como fuga de competidores por recursos florais durante o dia e também como forma de evitar inimigos naturais mais comuns no período diurno, como os parasitas de seus ninhos.

No caso das abelhas noturnas, elas evoluíram para que esses olhos fossem muito maiores do que os de suas primas que trabalham durante o dia. Isso permite com que elas naveguem pela floresta durante a noite, amanhecer ou anoitecer — abrindo mais possibilidades para elas se adaptem ao mundo a sua volta.

As abelhas se sentem ameaçadas pelo fogo, pela fumaça e acabam fugindo de um lugar e para outro. Qualquer movimento brusco, barulho, vibração ou cheiro pode causar irritação nelas, que atacam a primeira vítima que tiver pela frente.

O que muitas pessoas não sabem, entretanto, é que as abelhas dormem de cinco a oito horas por dia. É por esse motivo que, quando a noite chega, os insetos que trabalharam a tarde toda simplesmente entram em um estado de sono.

2 - Como se defender em caso de ataque? Se proteger em locais fechados: "Se a pessoa estiver em uma mata e passar entre os galhos das árvores, ela evita o trânsito das abelhas, acaba melhorando a situação, mas se for em um campo limpo, a dica é sempre sair o mais rápido. Se tiver um carro, entrar no carro.

Abelha Mandaçaia
Ela é uma das aelhas nativas mais bonitas, com cabeça e tórax pretos, abdômen com faixas amarelas interrompidas e asas cor de ferrugem.

"As abelhas africanizadas respondem mais rapidamente à perturbação da colônia, e em maior número, com mais ferroadas", concluíram pesquisadores em 1982.

Conhecida como abelha azul, a espécie Osmia calaminthae é endêmica da Flórida, Estados Unidos. Muito rara, é considerada “criticamente em perigo” pela organização de conservação, sem fins lucrativos, NatureServe.

Se uma rainha morre de repente, as operárias irão tentar criar uma "rainha de emergência" selecionando algumas células das quais a larva tenha acabado de sair e preenchem com geléia real. As operárias então, constroem uma célula especial (feita exclusivamente para abrigar a rainha) improvisada.