Como é estudar à noite ensino médio?

Perguntado por: efigueiredo . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.3 / 5 20 votos

Estudar à noite pode ser uma excelente opção para quem trabalha durante o dia, não dispõe de tempo ou tem outros afazeres. Porém, para algumas pessoas, o período noturno pode não ser muito produtivo, em função do horário biológico de cada um — o seu relógio interno.

Alguns benefícios do estudo noturno
Alguns especialistas apontam que estudar antes de dormir pode contribuir para que o cérebro forme novas memórias. Isso não significa passar a noite estudando: para pessoas que iniciam as atividades diárias entre 6h e 7h da manhã, o ideal seria estudar até, no máximo, às 23h.

"O noturno tem de ser uma exceção para a pessoa que necessita trabalhar durante o dia. O estado tem de oferecer preferencialmente as vagas durante o período diurno, principalmente se os adolescentes ficam expostos à violência", diz.

Aumenta a concentração
Para muitos, a concentração é bem favorecida à noite, quando se permite ao cérebro se desligar do “estado de alerta”, como geralmente acontece durante o dia, quando a rotina exige atenção a muitos focos ao mesmo tempo, o que acaba comprometendo a concentração em um único foco.

EJA passa a receber matrícula de alunos a partir dos 15 anos para o ensino noturno. O Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul aprovou, para 2022, a matrícula de alunos a partir dos 15 anos no período noturno da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Na cidade vários outros jovens precisam estudar de manhã ou à tarde por causa de uma resolução do Governo Federal que determina que, para se matricular à noite, o adolescente precisa comprovar que trabalha formalmente durante o dia.

É necessário ter um cantinho para estudar à noite, com uma mesa e cadeira confortável, além de iluminação adequada para que você possa organizar os materiais e ficar condicionado a fazer as leituras e os exercícios nesse espaço.

Atualmente, os alunos da noite têm 4 aulas de 50 minutos e estudam das 19h às 22h40.

Entre 10 e 12 horas, o cérebro está no auge do estado de vigília e a memória de curto prazo está mais apurada. É o momento ideal para criar, discutir projetos, estudar e se inspirar.

A partir das 18h até as 23h acontecem as aulas do período noturno da faculdade. O horário de início pode variar –– por exemplo, às 19h e seguindo até as 22h. Essas variações também acontecem de acordo com o curso e a grade diária.

Os turnos escolares normalmente são divididos em matutino (período da manhã), vespertino (período da tarde) ou noturno (período da noite).

O período matutino é a parte da manhã, o vespertino a parte da tarde. Já a noite também é conhecida por período noturno. Além disso, as palavras designam acontecimentos da manhã, tarde ou noite.

O silêncio é um ótimo aliado no momento de fazer uma atividade que exige concentração e foco. Ao contrário da manhã, que é quente e energética, a noite é calma e silenciosa, o que, para alguns, a transforma em um ambiente propício para o aprendizado. Uma das desvantagens de estudar durante a manhã é a preguiça matinal.

Período que você tem mais concentração
Para os alunos que têm mais energia no início do dia, estudar de manhã pode funcionar melhor, quando o cérebro é mais capaz de se concentrar. Os alunos que vão para a faculdade durante o dia se beneficiam de uma mente revigorada após uma boa noite de sono.

Estudo durante a noite
Portanto, assim como os outros horários, é preciso se preparar para garantir que o seu momento de estudo seja produtivo. No entanto, algumas pesquisas apontam que estudar antes de dormir contribui para que o cérebro seja capaz de aprender melhor os conteúdos, formando, assim, novas memórias.

Estudar deitado pode acentuar ainda mais essa sensação. Isso acontece por um motivo simples: o cérebro está acostumado a algumas coisas, e, estando deitado, ele vai entender que é hora de dormir. “Não adianta ficar de pijama, estudando todo jogado porque o cérebro é assim: você vai bocejar e vai te dar sono.

7 dicas para estudar à noite e vencer o cansaço no fim do dia

  1. GARANTA A QUALIDADE DO SEU SONO. ...
  2. NÃO BEBA CAFÉ ANTES DE ESTUDAR À NOITE. ...
  3. FAÇA ALGUM ESPORTE ANTES DA AULA. ...
  4. CUIDE BEM DA SUA ALIMENTAÇÃO. ...
  5. FUJA DA “TURMA DO FUNDÃO” ...
  6. FAÇA PAUSAS PARA FICAR ACORDADO. ...
  7. FIQUE EM DIA COM O CONTEÚDO.

As aulas noturnas, que antes eram de pelo menos 5 horas, caem também para pelo menos uma hora/aula. – No caso da adição para a categoria “B”, o mínimo, que antes era de 20 horas/aula, das quais 4 no período noturno, caiu para 15 horas/aula, das quais pelo menos 1 no período noturno.

Desse modo, o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), por meio da resolução 789/2020, em seu artigo 13, incisos I, II, III, IV e V, estabelece o mínimo de 1 (uma) aula a ser realizada noturnamente.