Tem ensino médio à noite?

Perguntado por: oandrade5 . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.9 / 5 13 votos

O ensino médio noturno é um fenômeno mais concentrado nas regiões urbanas brasileiras. De acordo com o novo Censo Escolar, 83,3% dos alunos do ensino médio estudam no turno diurno e 16,7% no período noturno.

"O noturno tem de ser uma exceção para a pessoa que necessita trabalhar durante o dia. O estado tem de oferecer preferencialmente as vagas durante o período diurno, principalmente se os adolescentes ficam expostos à violência", diz.

Ampliação da carga horária
Se antes a antiga carga horária do Ensino Médio era de 2.400 horas, agora será de 3.000 horas, sendo que 1.800 horas serão destinadas para as aprendizagens comuns e obrigatórias previstas pela BNCC, e as 1.200 horas são voltadas para o itinerário formativo.

EJA passa a receber matrícula de alunos a partir dos 15 anos para o ensino noturno. O Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul aprovou, para 2022, a matrícula de alunos a partir dos 15 anos no período noturno da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Segundo o texto, somente alunos com mais de 18 anos serão admitidos para estudar à noite. Embora todos concordem que a aprendizagem dos estudantes do noturno seja de qualidade inferior, o fim do turno causa polêmica, pois teme-se que a medida possa levar à exclusão de uma parcela ainda maior de jovens.

Atualmente, os alunos da noite têm 4 aulas de 50 minutos e estudam das 19h às 22h40.

EJA Modular: oferecida nas escolas da Rede Municipal de Ensino, à noite, com um período obrigatório de aulas presenciais de 2 horas e 15 minutos por dia. Movimento de Alfabetização de São Paulo – MOVA/SP: oferecido em entidades conveniadas com a Secretaria Municipal de Educação – SME.

Como vimos, não há horário para estudar específico. Contudo, estudos revelam, com base em uma amostra da população, que os melhores horários são: das 10h às 14h e das 16h às 22h.

Os turnos escolares normalmente são divididos em matutino (período da manhã), vespertino (período da tarde) ou noturno (período da noite).

Aumenta a concentração
Para muitos, a concentração é bem favorecida à noite, quando se permite ao cérebro se desligar do “estado de alerta”, como geralmente acontece durante o dia, quando a rotina exige atenção a muitos focos ao mesmo tempo, o que acaba comprometendo a concentração em um único foco.

Estudar antes de dormir ajuda o cérebro a fixar as informações, porém, é importante não confundir isso com estudar como sono. Existem diversas vantagens e desvantagens de se fazer determinadas atividades em cada parte do dia. Estudar à noite não é diferente. Nada de poluição sonora do dia a dia.

Atualmente, os alunos de todas as escolas do ensino médio no período diurno têm 35 aulas semanais (7 por dia). Eles passarão a ter 40 aulas semanais (8 por dia); No noturno são 25 aulas semanais e passarão a ter 33 aulas semanais (aumentando em 8 aulas a carga geral).

Quais as mudanças na carga horária do Novo Ensino Médio? Em 2022, a carga horária deve ser de pelo menos 1.000 horas anuais, ou cinco horas diárias distribuídas em pelo menos 200 dias letivos em todas as escolas de ensino médio do país, totalizando 3.000 horas durante os três anos.

Entre as disciplinas do novo ensino médio estão: Matemáticas e suas Tecnologias; Linguagens e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Além disso, no mínimo, 1.200 horas são flexíveis, sendo reservadas para a Formação Técnica e Profissional.

O responsável ou o próprio estudante, no caso de maiores de 18 anos, deve entrar em contato com a Secretaria da Escola e verificar a possibilidade da troca de horário/período (Ex: do período da tarde para o período da manhã) na própria unidade de ensino.

Jovens com idade inferior a 15 anos não poderão se matricular no Ensino Fundamental na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Já os candidatos a uma matrícula no Ensino Médio da EJA só podem se matricular se tiverem 18 anos ou mais.