Como é o chiado da bronquiolite?

Perguntado por: emedeiros4 . Última atualização: 13 de maio de 2023
4.8 / 5 7 votos

Bronquiolite é uma inflamação nas vias respiratórias inferiores, popularmente percebidas como “chiado no peito” (broncoespasmo) pelo barulho agudo ao final da expiração, semelhante a “miados de gato”.

Os sintomas iniciais são bem parecidos com os do resfriado: tosse, obstrução nasal, coriza e às vezes chiado no peito. “Os sinais e sintomas da bronquiolite se assemelham a uma crise de asma ou bronquite e duram aproximadamente de 3 a 15 dias.

Sibilância (som de chiado) durante a respiração, que normalmente dura uma semana. Tosse grave (muito ruim) que pode durar mais de duas semanas.

"O diagnóstico da bronquiolite costuma ser feito com base no exame físico da criança, dos sinais referidos pelos pais. A radiografia de tórax, pode ajudar no diagnóstico ao evidenciar o excesso de ar nos pulmões, além de descartar outras doenças, como a pneumonia.

Diagnóstico da bronquiolite

  1. Avaliação clínica.
  2. Oximetria de pulso.
  3. Radiografia de tórax para casos mais graves.
  4. Testes para antígenos de vírus sincicial respiratório (VSR) em lavados nasais, aspirados nasais ou swabs nasais para crianças gravemente enfermas.

O chiado no peito é frequentemente associado a condições respiratórias, como asma, bronquite, DPOC e infecções respiratórias. Também pode ser um sintoma de outras condições médicas, como insuficiência cardíaca congestiva, refluxo ácido e reações alérgicas.

Na maioria dos casos, bebê passa a ser considerado chiador caso apresente 3 ou mais episódios de chiado no peito durante 2 meses, ou em caso de chiado contínuo por, no mínimo, 1 mês.

O principal sintoma do bebê chiador é o chiado no peito, cujo nome técnico é sibilo ou sibilância. O som é emitido no momento em que a criança expira, ou seja, solta o ar pelas narinas.

A manifestação da bronquiolite pode dividir-se em 3 fases: período de incubação; fase de coriza (“constipação”); e bronquiolite.

Apesar de ser predominante no outono, a bronquiolite pode ocorrer. Com sintomas parecidos com os de uma gripe, a doença se diferencia porque também deixa o paciente cansado, além de provocar tosse seca, coriza, falta de ar e febre.

O diagnóstico radiológico é eficaz para observar a inflamação dos pulmões, porém em muitos casos o médico consegue identificar a doença no consultório, ao escutar, com o auxílio de um estetoscópio, ruídos característicos da pneumonia, os estertores crepitantes, que parecem um barulho de velcro sendo aberto.

A inalação com soro fisiológico é fundamental no tratamento da bronquiolite, e deve ser usada para umidificar as vias aéreas e ajudar a eliminar as secreções. Quanto mais vezes fizer melhor, por isso mamãe não economize. Dá muito trabalho mas ajuda!

De modo geral, os sinais e sintomas de bronquite asmática são os seguintes:

  1. tosse por períodos prolongados, que pode ser seca ou com catarro;
  2. chiado no peito;
  3. falta de ar ou dificuldade respiratória;
  4. respiração curta e acelerada;
  5. sensação de peso ou opressão no peito.

"O que mais nos preocupa nos sintomas é quando ela fica muito ofegante, não consegue mamar e tem dificuldade de respirar. Esse é um dos motivos em que indicamos a internação. Outro motivo para internar é quando a criança precisa de uma oferta extra de oxigênio, quando a saturação fica abaixo de 94%", disse Bonente.

Sinais e sintomas
Depois de um dia ou dois, a tosse se torna mais pronunciada, e a criança começa a respirar mais rapidamente e com mais dificuldade. Se seu bebê mostra qualquer um dos seguintes sinais de dificuldade respiratória, ou se a febre durar mais de três dias, leve-o ao pediatra imediatamente.

O Ipratrópio (Atrovent®) é um anticolinérgico com efeito broncodilatador, também pode ser usado no tratamento da bronquiolite.

Em crianças menores de 2 anos, a infecção pode evoluir para sintomas mais comumente encontrados em bronquiolite. Inicialmente, a criança terá corrimento nasal, tosse leve e, em alguns casos, febre. Dentro de 1 a 2 dias, a tosse piora e, ao mesmo tempo, a respiração da criança torna-se mais rápida e difícil.

Em seu estágio inicial a bronquiolite é parecida com um resfriado comum. A criança pode ter febre, coriza e tosse. Normalmente no terceiro ou quarto dia após o início dos sintomas é quando ocorre uma piora na criança. A febre fica mais alta, a tosse fica mais intensa e o desconforto respiratório fica maior.

O chiado característico da asma pode ser ouvido tanto no movimento de inspiração quanto de expiração. Quando a crise é grave, o barulho costuma ficar mais agudo, o que é um indicativo útil para saber como proceder. Também é possível que o chiado diminua ou até mesmo desapareça, geralmente nos casos mais extremos.